O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Maranhão, publicou em O Estado, no fim de semana, comunicado denunciando que os Socorrões I e II, o Hospital da Mulher, o Hospital da Criança, Unidades Mistas e Socorrinhos da capital estão, todos, “funcionando em condições precárias”.
A denúncia é uma espécie de salvaguarda aos médicos que, segundo o CRM, não podem ser penalizados “ético-profissionalmente pelos erros e deficiências institucionais, ora existentes”.
Segundo a edição de ontem (15) de O Estado, além do comunicado oficial, o Conselho deve formalizar representação no Ministério Público do Maranhão para que sejam cobradas explicações sobre os problemas identificados nas unidades citadas. O CRM-MA deve encaminhar documentos também à Prefeitura de São Luís cobrando a resolução dos problemas que prejudicam o atendimento médico-hospitalar.
Até aí, tudo bem.
Normal que a entidade aja em prol da valorização do profissional e da melhoria da qualidade das unidades de saúde por todo o estado.
O que causa estranheza, no entanto, é ausência, na tal lista de hospitais precários da capital, da Santa Casa de Misericórdia.
A unidade é uma das mais imundas e sem condições de atendimento digno da cidade. Há relatos de mulheres grávidas que dizem preferir ter seus filhos nos corredores de qualquer maternidade da capital a serem transferidas para lá.
Faltam material e equipamentos e as condições sanitárias também não são das melhores.
Mesmo assim, a nota do CRM-MA não cita o hospital em uma linha sequer. Seria porque o presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, Abdon Murad, é o mesmo provedor da Santa Casa. Seria por isso?
A Santa Casa é o pior hospital de SLZ, nós médicos sabemos disto! Por que será que a família Murad mama naquelas tetas há mais de 50 anos? Se existisse MP no MA já estaria fechado há muito tempo, mas eles só se preocupam com advogadozinhos idiotas e xenofóbicos… Uma lástima, um hospital de quase 900 (!!!) leitos no centro da capital e semi-abandonado…
Caro Alan,você está enganado.a Santa Casa não tem 900 leitos,e sim menos da metade disso,no caso 430 leitos,e se está abandonada é pelos órgãos competentes que não repassam as verbas destinadas `à Santa Casa.
NÓS ESTAMOS PERDIDOS, INFELIZMENTE TEMOS UM PREFEITO QUE MENTIU O TEMPO TODO NA CAMPANHA PARA O CARGO EM QUE O POVO ESCOLHEU. FRUTO E CRIA DO CHEFÃO DO COMUNISTA. AGORA VAMOS ESPERAR 3 ANOS E 3 MESES PARA MUDARMOS ESSA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO.
CARO GILBERTO LEDA, FAVOR CORRIGIR ESSE GRAVE ERRO ,EM DIZER QUE A SANTA CASA EH DO DR. ABDON MURAD.
PENSANDO ASSIM ESTAMOS ESCAMOTEANDO A VERDADE,POIS A SANTA CASA EH UM PATRIMONIO DO POVO DO MARANHÃO,UMA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA,TENDO ENTRE SEUS SÓCIOS BENEMÉRITOS,DESEMBARGADORES,JUÍZES FEDERAIS,ESTADUAIS,EX GOVERADORES,EX PREFEITOS,POLÍTICOS DE VÁRIOS PARTIDOS E OUTRAS PERSONALDADES DE NOSSA TERRA.
ABDON NÃO PODE SER CONSIDERADO DONO DA SANTA CASA,VISTO QUE QUALQUER UM DOS BENEMÉRITOS PODEM VIR A OCUPAR A PROVEDORIA,INCLUSIVE NOSSO SECRETARIO DE SAÚDE,RICARDO MURAD E O PRÓPRIO SENADOR SARNEY QUE MUITO AJUDARAM ESSA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA , QUE MUITO CONTRIBUI PARA MELHORIA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO MARANHENSE,COMO O MAIOR HOSPITAL DO MARANHÃO.
Meu caro, é ele quem comanda o hospital agora, como provedor. Pq ele aparece visitando a unidade com o prefeito, mas não pode aparecer na hora de se cobrado como gestor? É Abdon Murad, sim, quem deve explicações à sociedade sobre o caos instalado na unidade gerida por ele. Essa defesa não colou.
Perfeito Gilberto, é isso mesmo.
O mais interessante é que o mané do Abdon Murad é visceralmente contra a vinda de médicos estrangeiros, e na Santa Casa o que mais falta, além de […] do provedor, é médico.
Abdon é mais um dos inúmeros párias que temos por aqui.
Esse Abdon deveria ser […], nunca este cidadão deveria ter sido eleito a nada, com certeza ele não está com as […] apuradas!
ABDON MURAD só pensa nos interesses pessoais!!!! a santa casa sim é que é o pior hospital do maranhão para trabalhar e para ser tratado!!! Quando que o Ministério Público vai invadir esse hospital e tirar esse diretor de lá???? Aliás, quem nomeou esse cara? Elle é contra o povo e contra os médicos!!!!! SÓ PENSA NELE!!! AUDITORIA NA SANTA CASA, JÁ, MP!!!!
Prezado Gilberto,
A santa casa é uma entidade secular fundada em 1622 porque você nao faz uma visita nos socorroes e depois passa na santa casa, tenho absoluta certeza que você pensara mil vezes antes de falar, e outra coisa a santa casa faz 600 cirurgias por mês somente pelo sus e 50 cirurgias cardiacas de alta complexidade pelo sus, fora 400 partos e cesarias, o município e nem o estado deram um centavo para mante-lá, pelo contrario a prefeitura trava tudo, inclusive os atendimentos mencionados que são auditados pelos auditores do denasus.
Meu caro Rodrigo, pq a entidade é secular deve atender por métodos seculares? Não estou questionando a quantidade de atendimentos, mas a qualidade deles. Quem conhece a Santa Casa sabe que, se a situação nos socorrões é ruim, lá é bem pior
A verdade é se está abandonada é pelos órgãos competentes que não repassam as verbas destinadas `à Santa Casa.Podemos ver no caso do nosso digníssimo Sr. Prefeito que não honrou com os compromissos firmados no incio da sua gestão,deixando a população desassistida a não fazer o repasse que pagaria os ortopedistas
Hum… agora a culpa é do prefeito… Pq o Abdon não diz isso publicamente, então?
Dr. Abdon tinha que está era prestando atenção a seus medicos que estão […] pacientes carentes. Vou descrever aqui um absurdo que presenciei nos 19 dias que estive acompanhando no mês de agosto o meu que encontrava-se internado no Socorrão I do Centro. Próximo ao leito do meu pai internou-se um jovem que havia feito uma cirurgia mas que necessitava de uma outra que era feita somente pelo cirurgião toracico. Vei atendê-lo um tal de Dr . […] não sei o sobrenome, só sei que ele é um cavalo batizado. Disse pra família que esse tipo de cirurgia não fazia no Socorrão e que ia demorar muito até conseguir vaga em outro hospital. Disse que ele fazia, teria que pagar. Deu o nome do fornecedor dos materiais e seu contato por escrito e deixou com a família. Eles eram muito tolos e queriam resolver o problema. Ligaram pro interior pedindo pra seus familiares vendessem bens e mandassem o dinheiro. Pelo desespero deles, por que o problema do filho era nos pulmões e ele cansava muito, queriam resolver de qualquer forma. Eu incomodada com a situação falei com eles e disse pra eles procurarem a enfermagem e o serviço social ou até mesmo a direção pra vê se eles podiam ajudar. Depois de muita insistência minha fomos ao serviço social, dissemos o que tava acontecendo. Ficaram meio preocupados e disseram que iam tentar ajudar. Só sei que depois de alguns dias nada fizeram, só disseram que a diretoria tava ciente e estavam tomando providências. Mas pasmem, o doente teve alta e nada foi resolvido. Fiquei sabendo que eles chegaram a comprar parte dos materiais não sei se tal médico não fez a cirurgia em outro local.
ISSO SIM ABDON QUE VOCÊ DEVERIA TÁ VENDO.
Prática comum entre ALGUNS médicos. Esquemas com fornecedores de medicamentos. Mas essa hst é longa e eu ainda a contarei inteirinha aqui
HAJA EM PROL DE O HAJA CONTIDO NO TEXTO E DO VERBO AGIR PORTANDO NAO TEM O H O CERTO E AJA
Vc tem toda a razão. Obg pela correção
Observação justa! Isso é jornalismo!