DNOCS informa Roseana da instalação de superintendência no MA

Foto 1 Visita do Dnocs foto Antônio MartinsA governadora Roseana Sarney recebeu, na tarde desta terça-feira (15), no Palácio dos Leões, o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Emerson Fernandes Daniel Júnior, que estava acompanhado do diretor de Infraestrutura Hídrica do órgão, Berlan Cabral. No encontro, foi tratada a instalação de uma superintendência regional do DNOCS no Maranhão a partir de 2014.

O encontro foi intermediado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e teve a presença do secretário chefe da Casa Civil, João Abreu. Na ocasião, Emerson Fernandes Daniel Júnior frisou que, antes mesmo da instalação oficial do órgão, medidas já estão sendo tomadas para que um local seja definido como sede do órgão, que contribuirá para amenizar os efeitos da seca no estado, garantindo, ainda, novas oportunidades de renda para as populações das regiões mais afetadas.

 A governadora Roseana Sarney confirmou a parceria entre o Governo do Estado e o DNOCS. “Nós já nos prontificamos a disponibilizar as instalações para a sede do órgão aqui no Maranhão, embora, evidentemente, todo o processo dependa de uma decisão oficial do DNOCS, do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Planejamento”, afirmou a governadora.

Emerson Fernandes Daniel Júnior recordou que esteve no Maranhão ano passado e que, na ocasião, fez uma visita ao Tabuleiro São Bernardo e às barragens de Flores e Pericumã. “Nós procuramos fazer uma avaliação e análise do que existia aqui e o que precisávamos fazer para estar mais presente no estado. O primeiro ponto a ser observado perante as obras foi que havia necessidade de se instalar uma superintendência regional do DNOCS e começamos a trabalhar nesse sentido”, lembrou o diretor.

Ele disse ainda que o órgão conseguiu inserir uma minuta de Medida Provisória da proposta, posteriormente entregue ao Ministério do Planejamento pedindo a autorização da reestruturação do órgão e até de concurso público.

“Nós temos todo o apoio da governadora Roseana Sarney e do secretário Cláudio Azevedo para começar a nos instalar no estado antes mesmo da criação oficial da superintendência regional. Paralelamente a esse pleito, começamos a trabalhar na recuperação das barragens de Flores e de Pericumã, e já temos orçamento de ambas, além do tabuleiro São Bernardo. São várias frentes. Há que considerar, ainda, a correção do erro histórico, ou seja, o fato de não termos uma superintendência do órgão aqui no Maranhão”, disse Emerson Fernandes Daniel Júnior.

(As informações são do Governo do Estado)

2 pensou em “DNOCS informa Roseana da instalação de superintendência no MA

  1. É de suma importância a instalação da Superintendência Regional do DNOCS, no Maranhão, pois o nosso estado está sofrendo cm a seca, principalmente este ano de 2013, está comprovado com o grande número de municípios em estado de calamidade em virtude da estiagem.
    Precisa o estado do Maranhão desenvolver ações para minimizar os problemas de falta de água no interior dos municípios afetados pela seca e também inverti nas reformas das barragens existentes no estado evitando assim desastre ecológicos no futuro.
    Precisa-se dar atenção especial aos rios Mearim e Itapecuru, pois estão sofrendo com os desmatamentos realizados em suas margens e nascentes, causando assim a redução das águas nos mesmos. Cita-se por exemplo o rio Mearim, que em dez anos houve redução de 1 m em seu nível, tenho prova virtual por possuir a mais de dez anos propriedade a margem direita do rio Mearim. Os rios pedem socorro, vamos protege-los com projetos de revitalização dos mesmos, pois o rio Mearim e o Itapecuru são vitais para o Maranhão.

  2. Do jeito que a coisa se encontra, nos perímetros irrigados, o povo passando necessidade, atos de vandalismos, roubos, invasão de áreas de terra de preservação ambiental e vendas de lotes agrícolas e também alguns problemas na Barragem do Flores, o meu conselho, seria de imediato a reinstalação desse escritório, que anteriormente era na SAGRIMA, ou melhor, a uns dois anos e pouco meses atrás o que não impede o andamento da medida provisória, para criação da
    Superintência/DNOSC-MA.

Os comentários estão fechados.