A Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ-MA), por meio do secretário Cláudio Trinchão, recebeu o prêmio Maranhense para excelência na Gestão Pública, como a melhor organização pública do ano de 2013. O Prêmio foi concedido pelo Núcleo de Excelência Pública (NEP)- Maranhão, vinculado à Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão após uma série de melhorias estruturais, tecnologias e do incentivo proporcionado pelo atual gestor aos profissionais do órgão.
Para Trinchão, a premiação à Sefaz é resultado do modelo de atendimento ao conjunto dos critérios estabelecidos pelo GESPÚBLICA para identificação de uma organização pública pautada pela excelência. No julgamento das organizações foram examinados critérios como, a clareza das necessidades dos usuários dos seus serviços, o desenvolvimento dos processos finalísticos e de apoio, qualidade dos serviços e insumos, tratamento a fornecedores e parcerias Institucionais.
Criterioso, Trinchão informa que a SEFAZ tem uma formulação estratégica complexa com perspectivas claras para atender a sociedade e ao governo, assistir aos seus clientes e usuários (produtos e serviços), melhoria dos processos internos e a perspectiva da aprendizagem, gestão do conhecimento e da inovação.
A premiação é uma iniciativa do NEP- Maranhão para dar maior visibilidade ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto Federal 5.378/2005, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e para o aumento da competitividade do País. A missão do NEP é apoiar as organizações públicas a se transformarem em organizações de “classe mundial”.
O Prêmio foi entregue em solenidade realizada pelo GESPÚBLICA – Ma na manhã desta quinta-feira na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 16ª Região, com a participação de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais.
(As informações são da Sefaz)