Detentor da vaga que será posta em disputa no Senado Federal nas eleições de outubro, o senador Epitácio Cafeteira (PTB) deixou ontem a posição de equidistância em relação à disputa e se posicionou favoravelmente à candidatura do senador Edison Lobão Filho (PMDB). Ao lado do também senador João Alberto de Souza (PMDB), Cafeteira aproximou ontem de Lobão e manifestou o desejo de vê-lo na disputa, segundo contou o peemedebista.
Eleito em 2006, Cafeteira está no Senado há oito anos, mas não deverá disputar a reeleição. Um dos mais presentes parlamentares da Casa, ele conversa diariamente com os colegas maranhenses sobre a situação política no estado.
“É uma honra ter o apoio do atual detentor da vaga que vai entrar em disputa no próximo pleito”, comemorou Lobão Filho.
A vaga a ser aberta no Senado poderia ser naturalmente reivindicada pela governadora Roseana Sarney, legítima opção do PMDB para o pleito. Mas ela demonstra interesse em permanecer no governo até o final, razão pela qual Lobão Filho e o deputado federal Gastão Vieira (também do PMDB) se manifestaram interessados em representar o grupo no processo.
O primeiro a demonstrar interesse foi o próprio Lobão Filho, um dia depois de ser especulada na imprensa a dúvida de Roseana em relação à desincompatibilização. No exercício do mandato na condição de suplente, ele disse ter desempenhado um importante papel no Senado, o que legitima a reivindicar a vaga no grupo.
Um dia depois, ainda no Ministério do Turismo, Gastão Vieira também anunciou o desejo de concorrer ao Senado, caso a governadora não saia mesmo do governo. Uma semana depois, Gastão Vieira reuniu lideranças e prefeitos do interior para reforçar sua intenção.
A posição de Cafeteira em favor de Lobão Filho se deu no mesmo dia em que, na Assembleia Legislativa, o deputado Manoel Ribeiro reivindicava para o PTB a vaga de Cafeteira. Presidente do partido, e irmão de Ribeiro, o deputado federal licenciado, e atual secretário de Educação, Pedro Fernandes, também reforçou a tese, dizendo ser necessário esperar, primeiro, que Cafeteira manifestasse se pretendia ou não concorrer à reeleição.
Com a posição de Cafeteira exposta a Lobão Filho a discussão sobre o Senado volta ao núcleo central do grupo da governadora – e ao PMDB, que tem os dois principais interessados na vaga.
(As informações são de O Estado)
Caro Gilberto,
O PTB tem sim, o direito de revindicar a vaga para o Senado. Caso a Governadora não entre na disputa, podemos indicar um nome para análise do grupo. Se existe um grupo e, fazemos parte deste grupo, o PTB está no processo.
Júlio Gondim
Presidente do PTB de Raposa/MA
qlq um tem o direito, Júlio. Basta não coligar e lançar seu candidato ao senado. agora, quando o próprio senador do PTB declara apoio a um pré-candidato, fica difícil ainda reivindicar algo
Nenhuma dessas porcarias servem para representar o Estado do Maranhão.
Dizer que desempenhou um importante papel no senado. Ser o senador campeão em falta e desdenhar da ética e o outro que ficou mais de 2 anos no ministerio de turismo e nada fez nem pro estado do maranhão e nem para o Brasil, é muita infelicidade para o povo maranhense ter estas porcarias para votar.
Caro Gilberto!
Um grupo forte tem que ter unidade pois, se cada um sair por conta própria, não é grupo. Cafeteira é o Senador do PTB mas, o Partido tem membros filiados e não basta só ele dar apoio. O Partido é quem tem que apoiar. Estamos atentos as movimentações. Abraços!
Júlio Gondim
Presidente do PTB de Raposa/MA