Pode haver sido drástica a decisão tomada pelo ex-pré-candidato a governador Luis Fernando Silva (PMDB) de desistir da disputa deste ano. Mas foi acertada.
E a favor do peemedebista estão dados da história recente do grupo hoje comandado pela governadora Roseana Sarney (PMDB).
O que Luis Fernando percebeu foi que, se mantivesse a pré-candidatura, poderia acabar abandonado no meio da disputa. Como o foram o ex-vice-governador Washington Oliveira na campanha para prefeito de São Luís em 201 2, e o deputado federal Gastão Vieira (PMDB), também candidato a prefeito, mas em 2008 – num ano que os governistas lançaram, ainda, outros três candidatos.
Nesse dois casos, em 2012 e 2008, o PMDB deu o suporte partidário e a garantia de uma boa coligação. Isso é inegável. Mas foi só.
Não se via nessas campanhas empolgação dos principais líderes pelo sucesso das candidaturas. Era um apoio protocolar.
E, hoje, a euforia de caciques peemdebistas com a indicação do suplente de senador Lobão Filho (PMDB) como substituto para a eleição deste ano mostram que Luis Fernando, pelo menos com base na teoria e no histórico, agiu acertadamente.
Ele provavelmente não contaria com o apoio necessário para eleger-se governador.
A GOVERNADORA E SEU GRUPO NÃO ESTÃO NEM AI PARA ESSE ESTADO A PROVA DISTO É A ESCOLHA DO CANDIDATO QUE PARA ELES É QUANTO PIOR PARA O POVO MELHOR PARA ELES…
POR QUE SERÁ QUE A RO$EANA DECIDIU FICAR???
POR QUE SERÁ QUE O RICARDO DECIDIU ABRIR MÃO DE SER DEPUTADO PARA ACUMULAR AS DUAS SECRETARIAS QUE MAIS TEM RECURSOS NO ESTADO?????
Caro amigo Marco Derça,
A oposição não precisa desqualificar ou denegrir a imagem de Edinho Lobão, você sabe por quê? ELE por si só construiu essa imagem de arrogante, brigão, prepotente, que não escuta ninguém, inclusive o pai o Ministro, que fala mal da classe dos prefeitos e deputados os chamando de ” cachorros pidoes”, que é um homem bilionário de jatinho, dono do segundo maior , acionistas em Empresas, Mineradoras, e sua sede de ser Governador é de multiplicar sua riqueza e ter o prazer de depois não receber ninguém no Palácio pois ele foi eleito pela força do Ministério de Minas e e Energia e pelo Governo do MA .
SE FOSSE ROSEANA SARNEY até seria justificável a oposição querer meter o pau, pelo histórico e peso político dela e o que ela representa, agora Edinho Lobão é o “famoso playboy bilionário que menospreza a classe dos políticos”, não precisa ir longe para qualquer um atestar isso. PROCUREM SABER ALGUÉM DA CLASSE POLÍTICA QUE EDINHO LOBAO JA AJUDOU OU PEDIU ALGO EM PROL DESSA PESSOA OU QUE ELE RECEBEU EM SUA RESIDÊNCIA, PESQUISEM, SE ACHAREM, ESQUEÇAM MINHAS PALAVRAS.
Flavio Dino e Ze Reinaldo, vocês dois juntos, tragam aquele “FOGUETÃO” que está no blog do Marrapá que apoiava Luis Fernando todo p/ lado de vocês, alí só tem gente de peso e liderança e com articulação nos interiores.
Blog errado, não?
Agora é fácil fazer análise óbvia.
Voces estao completamente fora da realidade politica do estado….o desgosto da classe politica é tanta com a mudanca que se propoe inclusive o lancamento do dep arnaldo melo…..a blogosfera mitante que criar algo que nao existe, impor………
Só blá, blá, blá! Quero deixar um recado a Luís Fernando que é uma pessoa que admiro muito pela sua competência. No entanto Luís, lembre-se que a história nunca fará menção aos covardes, até mesmo os perdedores são lembrados, mas covardes estarão no esquecimento.
É por isso que quando se pergunta quantos apóstolos tinha Jesus, a maioria das pessoas responderão 12, mas olharmos o relato dos evangelhos veremos que foram 13. Judas – covarde – não é lembrado em nenhum momento pela a maioria das pessoas, e quando é lembrado é apenas para motivos de chacota. Pense nisso!
Infelizmente, começo a vislumbrar uma vitoria de Flávio Dino neste pleito. Até agora me questiono como a Governadora e o grupo deixa de apoiar o único candidato que tem qualidades e experiência (pelo que exerceu em São José de Ribamar) para lançar um playboy, bêbado e drogado que só é suplente de senador por causa do pai, pois ele não tem voto nem para ser sindico de um condomínio. Passa pela minha cabeça que o grupo Sarney não tem vontade de eleger o sucessor ao governo, por que é palhaçada lançar a esse momento a candidatura dessa criatura! Votaria em Luis Fernando por tudo que vi ele executar em São José de Ribamar e também como secretario de governo. Não acho que Flavio Dino seja o salvador como muitos pensam, apenas é mais um autoritário que quer enriquecer e ter poder. Agora me resta torcer para que Eliziane Gama se canditatar, ou então não irei votar nessa eleição!
FAÇO MINHAS PALAVRAS AS SUAS. REALMENTE DIANTE DESSE QUADRO DE CANDIDATOS NÃO QUALIDADES PARA ENGANAR A POPULAÇÃO EM NENHUM. SÃO TODOS INTERESSEIROS. VOU FICAR SEM VOTAR EM ALGUÉM POR UM BOM TEMPO. QUANDO VEJO UM PROFESSOR ABRAÇADO COM FLÁVIO DINO COM CERTEZA ESTÁ INTERESSADO EM CONSEGUIR ALGUMA COISA. É UMA PENA! SÃO TUDO UM BANDO DE INTERESSEIRO.
Luiz Fernando ficou com medo do que viriam a dizer sobre ele durante a campanha
Não concordo, quem bem sabe Roseana deixou ele só no barco, no começo ela acompanhava ele nas incursões ao interior, depois deixou seu rebento sozinho com apenas alguns deputados da base que em alguns municípios nem fede e nem cheira, são meros desconhecidos. A mesma trairagem que Washington foi posto pra escanteio, LF recebeu o mesmo coice e a indiferença do grupo…deu no que deu.
ESSE ANO EU AINDA VOTARIA EM LUIS FERNANDO ELE DESISTINDO, EU TAMBÉM DESISTO.
Lobinho vai ter só os votos dos caciques kkkkkkkkkkk
BOMBA, BOMBA e mais BOMBA!!! Nos bastidores já está rolando o próximo episódio desta novela que ainda está longe de acabar e o próximo capítulo ainda é mais impressionante do que o anterior. Luis Fernando vai ser VICE, mas não do grupo que ele está agora. Ele vai ser vice do Flavio Dino. Já estão combinando todos os detalhes. Nos próximos dias vai haver um racha definitivo e ele irá para o lado da oposição. Além disso, vai trazer o apoio do Madeira. O senado já está sendo articulado também. Quem viver verá!!!!
Ele foi obrigado a fazer isso e a Governadora que pense que está enganando o povo com essa balela. O povo está ciente que foi traído assim como Luis Fernando também foi. O maior absurdo é escolher Edinho 30 Play como candidato ao governo. Se ela colocasse uma pessoa desconhecida seria menos chocante. Sempre fui eleitor da família Sarney mas agora se for preciso pagar pra alguém votar contra eu pago e peço que votem em alguém do PSTU ou coisa parecida, porque Flávio Dino é da mesma laia
Caro gilberto, peguei o seu texto como exemplo e fiz uma comparação com a saída de Tadeu do governo.
Sugiro que leiam a análise que Gilberto Leda faz da decisão de Luis Fernando. Faço isso porque, fica mais fácil entenderem o que vou relatar aqui neste texto.
A minha memória recente me faz lembrar do padecimento que o ex prefeito de São Luís Tadeu Palácio passou, quando da sua ida para o grupo Sarney, e ser Secretário de Turismo do Estado. Encontrei o Tadeu algumas vezes, muito otimista, diante do desafio da pasta.
Outras vezes não.
Sentir logo de início, que ele era um estranho no ninho e disse a ele, “sai deste lugar que ele não te pertence”.
Quando começaram as articulações para a campanha de prefeito, disse-lhe que ele não seria o candidato do grupo.
E ele insistia que sim.
Vieram então,as primeiras reuniões do partido (PMDB) o qual ele estava filiado. E nada de chamá-lo prara as reuniões.
A governadora não o recebia e nem queria saber das pretenções dele.
Continuei a insistir, para ele saisse enquanto era tempo.
Demorou, mais saiu!
Ele viu então o que estava na cara, que ele não fazia parte dos planos deles, e que a permanencia do Tadeu no governo, era apenas um capricho.
Vejam a semelhança com o Dr. Luis Fernando.
Aconteceu a mesma coisa com ele, e ele então se mandou. Vejo alguns a dizer que ele se precipitou, o mesmo disseram prá Tadeu.
Estes casos relatados aqui por mim, são exemplos de que no grupo Sarney, TEM FILA! E se a pessoa não tiver a benção de Sarney Pai, Roseana Sarney, Jorge Murad, Fernando Sarney, Zequinha Sarney,Lobão, João Alberto, etc, etc, etc…não adianta insistir.
Gastão Vieira, Pedro Fernandes, e mais recente o Luis Washington, foram todos vítimas deles.
É só puxar pela memória!