DESTAQUES DA SEMANA
A homenagem aos 200 anos de existência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o lançamento da “Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose”. Esses foram alguns dos temas que estiveram em evidência no plenário da Câmara Municipal de São Luís, essa semana. A sucessão estadual de 2014, tragédia de Bacuri, e questões relacionadas à saúde também ganharam destaque.
O vereador Honorato Fernandes (PT) disse, em pronunciamento na última segunda-feira (28), que mesmo tendo defendido uma candidatura própria no PT, acatará decisão da maioria. “Por ser um homem de grupo, vou acompanhar a minha tendência, o meu partido. A aliança como PMDB está consolidada independente da vontade de a ou de b”, afirmou.
LIMITES DA RAZOABILIDADE
O vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição, disse na segunda-feira (28) que o ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) “passou dos limites da razoabilidade”. Ele criticou a aliança dos comunistas com os tucanos, em torno da candidatura de Dino, ao governo. “A aliança do PCdoB com o PSDB fragiliza o discurso de mudança pregado por Flávio Dino. Na eleição de 2012, por exemplo, o comunista dizia que o prefeito João Castelo, candidato do PSDB à reeleição, representava o que tinha de pior na política do Maranhão”, declarou Câmara, lembrando, ainda, que no governo do prefeito João Castelo, o PCdoB só faltou derrubar a tribuna. “Como ficará esse palanque formados por tucanos com líderes comunistas que só faltaram derrubar esta tribuna criticando justamente o governo de quem hoje eles são aliados?” questionou.
O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), André Campos recebeu oficio do presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, vereador Antonio Pereira Filho, informando da Moção de Congratulações e Aplausos pelo sucesso da campanha educativa “Carnaval é gostoso de viver, não dirija depois de beber”. “Cada campanha educativa que realizamos tem o objetivo maior de sensibilizar as pessoas para que possamos reduzir o número de acidentes e mortes. Fico imensamente gratificado de receber em nome do Detran-MA um reconhecimento da Câmara de Vereadores de São Luís, que representa a nossa sociedade. Aproveito para externar esse reconhecimento a todos os profissionais e educadores do Detran-MA que trabalharam e nos ajudaram a fazer essa campanha”, ressaltou André Campos.
AÇÕES DESTACADAS
O líder do governo na Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PSB), utilizou a tribuna na segunda-feira (28) para destacar os avanços da saúde no município. O socialista enalteceu o trabalho da secretária Helena Duailibe, que no último sábado (26) inaugurou um laboratório na Vila Maranhão e o primeiro centro de neurocirurgia especializada no Hospital da Mulher. “A medida foi muito importante para a melhoria considerável do atendimento a saúde pública em São Luís”, disse.
Por falar em Osmar Filho, ele disse durante a semana que não existe nenhuma pendência dele com o seu antigo partido, o PMDB. Segundo ele, ao deixar a legenda, o PMDB lhe deu anuência, por meio da direção municipal. Na sua avaliação, não há como o partido tentar reaver o mandato. Mas não é isso o que pensam o Ministério Público Eleitoral (MPE) a terceira suplente Kátia Lobão, que cobram o mandato do vereador na Justiça, por infidelidade partidária.
HOMENAGEM AO TJ-MA
Com 200 anos de existência, o Tribunal de Justiça do Maranhão, a terceira Corte mais antiga do país, foi homenageado na última terça-feira (29) pela Câmara de São Luís. A homenagem, “pelos relevantes serviços prestados”, foi de iniciativa do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT). Em cerimônia no plenário do Legislativo Municipal, a vice-presidente do TJ, desembargadora Anildes Cruz, recebeu a placa e o diploma que formalizam a homenagem.
NÃO QUER SER SOLDADO
O vereador Astro de Ogum (PMN) foi convidado para ser candidato a deputado estadual, mas declinou, preferindo ser presidente da Câmara a partir de janeiro. Astro sempre brincou com os amigos na Câmara que nunca quis ser candidato porque não pretende deixar de ser coronel para virar soldado.
PTC VOTA EM LOBÃO
Único vereador de São Luís filiado ao PTC, partido do prefeito Edivaldo Júnior, Edmilson Jansen já declarou voto em Lobão Filho. Para Jansen, o pré-candidato do PMDB é o que tem o melhor perfil para governar o Maranhão e manter o estado no rumo do desenvolvimento. O vereador já manifestou sua preferência até mesmo na tribuna e garante que o fez sem receio de desagradar a quem quer que seja.
PSL SEMPRE AO LADO
Já que tocamos no assunto… O presidente regional do PSL, vereador Francisco Carvalho, disse que o partido deve apoiar a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado. Segundo o parlamentar, a legenda sempre esteve do lado da governadora Roseana Sarney (PMDB) e continuará nestas eleições. Carvalho (como sempre!) só espera um “diálogo” com o pré-candidato para acertar as bases do apoio.
ENTUSIASMADO
O vereador Sebastião Albuquerque (DEM) está entusiasmado com a pré-candidatura do senador Lobão Filho. Avalia que a escolha “trouxe uma injeção de ânimo na corrida sucessória ao Palácio dos Leões”. Segundo ele, o grupo político ligado à governadora Roseana Sarney promete dar uma virada de mesa na disputa eleitoral deste ano.
COMBATE À TUBERCULOSE
A Prefeitura de São Luís e a Câmara Municipal de São Luís realizaram na quarta-feira (30) a solenidade de lançamento da “Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose”. A ação reforça a integração dos poderes Executivo e Legislativo municipais para aplicação de políticas públicas de qualidade na cidade, seguindo a diretriz de governo do prefeito Edivaldo Júnior de fortalecimento das parcerias institucionais.
HABITAÇÃO PARA SERVIDORES
O vereador José Joaquim (PSDB) está solicitando ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC), aos secretários municipais de Urbanismo, Diogo Diniz Lima, e de Administração, Mittyz Carneiro Rodrigues, estudos que viabilizem um Programa Municipal de Habitação para os servidores municipais. Esse programa sugerido pelo social democrata seria subsidiado pelos programas federais do tipo Minha Casa Minha Vida.
Depois de terem apresentado vários requerimentos e indicações pedindo a reforma completa do Papódromo do Anel Viário para utilização de realização de eventos, e agora com a recente canonização do Papa João Paulo II, os vereadores Sebastião Albuquerque (DEM) e José Joaquim (PSDB) estão propensos a solicitar audiências com a governadora Roseana Sarney (PMDB), o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC) e o arcebispo Dom José Belisário, com o objetivo de ajudarem na concretização de sua iniciativa.
Foi aí nesse local que o Edinho Lobão começou a ficar rico.
A câmera só aborda os defeitos e os problemas da prefeitura e quando tem um reconhecimento a fazer, tem q ser feito pelo representante do prefeito. Esses vereadores são tudo farinha do mesmo saco e um bando de hipócritas e covardes. O Prefeito Edivaldo Júnior e a secretária Helena Duailibe, merecem muito esse reconhecimento, pois diante de tanta desordem e falência q o ex-prefeito Castelo deixou, esse tipo de conquista só vem mostrar o real interesse na mudança.
Pq será tão difícil para esses bandos de vereadores reconhecerem as mudanças que estão acontecendo na saúde? Cara, se Edivaldo e Helena estão fazendo um bom trabalho, pq não elogiar? Tudo isso por conta de intrigas políticas? Será que esqueceram que, independente de pensamento político, esse povo está ali para tentar fazer o melhor para a população ludovicense? Fico indignado com isso!!!
Esse Edmilson Jansen é um pé no saco, todos em busca de interesses políticos, igual Fábio Camera não é atoa que ele sobrinho dos sarneys não vá buscar tudo que possa denegrir a imagem da prefeitura. Simples assim. tenho nojo de políticos corruptos.