A eleição de Dilma e o mito da separação do Brasil

unnamed (2)Desde a divulgação do resultado da eleição presidencial – com a confirmação da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) -, eleitores de Aécio Neves (PSDB), de todas as partes do Brasil, têm tentado fazer uma divisão do país, como se o Norte e Nordeste houvessem sido os responsáveis pela vitória da petista e Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pela votação do tucano.

O argumento é, antes de tudo, xenofóbico. Mas não é disso que se tratará aqui.

O fato é que a tese de que Norte e Sul estão como que repartidos entre “eleitores de Dilma”e “eleitores de Aécio” não se sustenta.

Senão, vejamos.

Roraima e Acre, ambos no Norte, deram vitória ao candidato do PSDB.

No sudeste, Minas – terra de Aécio – e Rio de Janeiro “elegeram” Dilma.

Em São Paulo, estado administrado pelo PSDB há décadas e onde o tucano teve o melhor desempenho absoluto – com 15 milhões votos -, a presidente reeleita ainda conseguiu 8 milhões.

A diferença total que deu a vitória a Dilma foi de poucos mais 3,4 milhões de votos.

Além disso, há que se destacar casos como o do Rio Grande do Sul, onde a diferença pró-Aécio foi de apenas 7 pontos percentuais (53,53% x 46,47).

No Espírito Santo, números parecidos: 53,85% para Aécio; 46,15% para Dilma.

No Pará – um estado do “país que votou em Dilma” -, a coisa se inverte, mas segue apertada: a petista obteve 57,41% dos votos, contra 42,59% do tucano. Diferença de pouco mais de 500 mil votos.

No total, amigos, Dilma Roussef obteve 54,5 milhões de votos em todo o Brasil. Quase a metade deles, mais de 26 milhões, vieram de estados do Sul e Sudeste.

unnamed (1)Portanto, amigos, dizer que o Sul escolheu o Aécio e o Norte, a Dilma; e que, por isso, podemos dividir o Brasil, é uma mentira.

O Brasil está dividido, sim, é verdade: entre os que escolheram reeleger a presidente e os que queriam outro governante.

Simples.

Mas separá-los territorialmente é impossível – veja o gráfico acima, do Globo.com, com a identificação dos vencedores da eleição por município.

27 pensou em “A eleição de Dilma e o mito da separação do Brasil

  1. Leda a conta é bem fácil. Se somarmos todos os votos dados a Dilma no Sul e Sudeste eles superaram em mais de 1 milhão aqueles dados a ela no Norte e Nordeste. Portanto, a eleição dela se deve mais a esses estados que aos do Norte e Nordeste

    • Minas se vs conhecerem,vão saber que o norte do Estado é um agreste,mas no restante pensasse como o sudeste

  2. Podem passar o muro… Depois não venham passar férias aqui, muito menos tomar banho! Garanto que não vão fazer falta.

  3. Não considere tão impossível. Ideias separatistas se disseminam rápido, minorias são abatidas e partes são armadas. Do lado dos petistas há o apoio da Rússia e Argentina (manifestou apoio incondicional), porém o outro lado também não ficaria desprotegido, uma vez que já conta com o próprio exército do país e, provavelmente, contaria com o apoio dos EUA. Além disso, a mente das massas pode mudar bem rapidamente após alguns vuco-vucos nas ruas, é só aumentar a gasolina.

  4. Penso que quem tem qualquer beneficio do governo como bolsa…, não deve ter o direito de voto , pois sempre pensaram na continuidade da bolsa sem pensar no país .Alem de que isso configura compra de voto , um crime !!

    • Então quem não venham para o Sul arrumar emprego. “Cagão no próprio prato e depois quer comer no prato dos outros.”

    • dx de ser idiota animal, sou nordestino e defendo meu povo apesar de pouca idade sei muito bem que sem vcs ai do sul/sudeste nos estaríamos muito melhor, pois as leis não são nordestinas, mas sim BRASILEIRAS quem forma a lei seus os seus deputados os meus deputados, se vcs querem se separar de noiz blz nosso sonho seria realizado, vamo pra rua concertaza o pessoal o nordeste iria apoiar vcs ae, dou maior força pra vs se separarem de noiz, sim e outra coisa como vc flw ai do bolça familia o unico modo de acabar cm esses medos de acabar a bolça seria transformar isso em lei coisa q Dilminha q pelo q eu saiba e mineira não faz entao quem levou o BRASILpro BURACO foram VCS um bucado d bosta q se acham importante pq passam frio, FDC vcs espero q depois não se arrependam

  5. Você celebrou a reeleição de Dilma? Os mensaleiros da papuda tambem. O Brasil acordou de luto, ao menos o Brasil descente do povo trabalhador e honesto que rejeita a roubalheira e corrupção do atual governo. E repugnante ver um população de 70% de preguiçosos e acomodados subservientes adeptos do medriocre discurso do “rouba mas faz” se manchete nacional, Lula em sua suite de 300 metros quadrados no melhor hotel de São Paulo tomando seu vinho de R$ 8.0000,00 a garrafa e fumando seu charuto cubano esta as gargalhadas agradecendo a boa vida.Tenho vergonha nesse momento de ser maranhense e dou razão aos sulista, afinal eles que acordam cedo e trabalham gerando a riqueza deste País para manter um população de parasitas de programas assistencialistas que são mantidos em nos rincões e a cada quatro anos são tangidos como gado para urnas para manter uma estrutura onde se rouba bilhões nos altos escalões e distribui centavos a peble. Só o PIB de Belo Horizonte é maior que o PIB do Estado do Maranhão, quem trabalha para manter quem??? Eles tem razão

  6. Vamos todos para SP o paraíso metropolitano.
    Não esqueçam de levar a bacia para poder fazer a inscrição no “MEU BANHO, MINHA VIDA”

    • O Uruguai era um estado brasileiro e já fez isso. E está muito bem, obrigado. E mesmo que não estivesse muito bem, pelo menos escolhem o presidente que gostam. Não é que nem no Brasil em que o Sul tem que engolir o sapo que o norte escolheu.

      • “Não é que nem no Brasil em que o Sul tem que engolir o sapo que o norte escolheu.”

        Desculpa mas…, você leu o artigo do Gilberto?

  7. Eu apoiaria uma separaçao, o Sul e o Norte, foram diferente desde o inicio do brasil colonia, ja deviam ter sido separados a partir de algum tempo. Porq eu tenho q paga meu imposto pra ser investido pra um lugar lá dos quinto dos inferno(o msm de um nordestino pagar um imposto q sera investido no sul). Os votos no RJ/MG acontecem porq sao regioes com muita vinda de nordestinos(visto q regiao norte e sao paulo ja ficam mais distantes), que foram felicitados pelo bolsa familia, e eles nao tiveram eduçao adequada, qm sabe seus filhos tenham eduçao melhor, e votem direito, e investir na eduçao do nordesdeste? Bom um governo proprio investiria nessa eduçao, assim nao reclamaria como atualmente do governo só dar pra regies do su.

    O Norte tem empresas que estao investindo mto lá, terao a posse da Amazonia(que futuramente será tirada/tomada ja q o PT permitiu q tropas americanas trainassem lá), tem faculdades mto boas, é possível viver normalmente. E se o cara quisesse vir morar pro sul, só precisaria de um pequeno investimento no visto, o msm pra morar pro norte.

    O que eu kero dizer é com a sepacao de um Sul, o Sul investiria no proprio Sul e o Norte investiria votando no proprio Norte, criando-se 2 países entao, em caso de guerra contra algum outro país os Sul e o Norte se uniriam.

    Pode criticar, eu mas essa é minha opniao, agora eu tenho q aguentar o PT, por causa dos cara votarem no PT, sendo q por exemplo a regial sul, teve supremacia no PT, é só o que faltava né.

    O PT fudeu com a energia no país, futuramente vai ter apagoes por causa do diminuimento da conta de luz, a Dilma adimitiu saber do roubo da petrobras, tem imposto pra tudo, até pra estacionar na rua, inflaçao zuada, eduçao uma das piores de segundo mundo, segurança quase zero, Brasil se me lembro bem o decimo quinto pais mais violento do mundo, Hospitais nem se fala mta gente morrendo, o Mensalao do PT, LULA diz q as “minorias” vao contra ele, mas ele msm ganha bem mais q a maioria da minoria e outras coisas.

    Namoral, falam q o Aecio iria “ferrar” com o país, mas ferrar mais do que o PT em 12 anos ferrou é dificil viu, nao tem como ferrar um país de uma hora pra outra sem ser mto burro, mas de pouco em pouco como o pt fez e vai fazer é dificil.

    Por isso uma divisao entre Norte e Sul, o Norte investindo na sua propria eduçao, faria o melhor pra cada lado.

    • (visto q regiao sul e sao paulo ja ficam mais distantes) ***** Se puder tirar o norte ali e por sul fazendo favor, senao pelo menos deixe esse comentario x.x

  8. É fácil chamar os irmãos de vagabundos quando está de buxinho cheio, cometarios ridículos, cheio de e xenofobia, Deve ser também a favor do nazismo de uma raça puro sangue, se orienta, ACEITA QUE DÓI MENOS!

    • É. Eu tenho o bucho cheio, sim, com o MEU PRÓPRIO DINHEIRO. Não preciso ficar MENDIGANDO POR MIGALHAS conseguidas com o suor alheio.
      Aceitar? NUNCA, JAMAIS!!!
      Chame seus conterrâneos de volta.
      Se aí está tão bom, por que é que eles ainda infestam nosso Estado?

  9. XENOFÓBICO..? Como xenofóbico? O Problema é a FORÇA REPRESENTATIVA DO FEDERALISMO, é por isso que muitos não entendem como funciona as eleições nos Estados Unidos, cada Estado tem um peso e importância de voto, isso impede que Estados que recebem vantagens forcem um determinado partido ou governo…isso é FEDERALISMO. E sobre o movimento segue uma carta de esclarecimento sobre o movimento de INDEPENDÊNCIA.
    SEPARATISMO SEM DISCRIMINAÇÃO

    Maykel Alex Christmann*

    O resultado da eleição presidencial não foi o que muitos gostariam, o que fez com que boa parte dos descontentes buscassem refúgio em movimentos separatistas. Mas foi a escolha da maioria e ela precisa ser respeitada. Essa é a base de um regime democrático. Não devemos negar a legitimidade do processo, pois é por meio dessa mesma democracia que lutaremos pelos nossos objetivos. Logo, é fundamental garantir o direito de todos os povos de elegerem os seus representantes e decidirem o seu destino.

    Um povo pode ser entendido como um grupo de indivíduos de um mesmo território, com interesses comuns, que em algum momento histórico se unem para constituir uma nação. Mas povo não é sinônimo de nação. Não é sinônimo de um país. Existem países com muitos povos distintos, especialmente os gigantes, como é o caso do Brasil. Em geral, os povos precedem as nações. Em outros casos, as nações surgem primeiro, sendo anteriores à formação dos povos. É o caso do povo do Sul do Brasil, que se formou sobre a colônia portuguesa.

    E se agora, após séculos de colonização, ora de Portugal, ora de Brasília, o povo do Sul do Brasil optar, em sua maioria, de maneira pacífica, democrática e ordeira, por constituir uma nova nação, quem poderá impedir? Se a democracia é nada mais que a manifestação da vontade do povo, por que ela não deveria ser respeitada? “Uma nação, portanto, não tem nenhum direito de dizer a uma região ou distrito que “você pertence a mim, quero manter você!”. Um distrito é formado por seus habitantes. Se há alguém que tem o direito de ser ouvido nesta situação, este alguém são estes habitantes. Disputas relacionadas a fronteiras devem ser resolvidas por meio de plebiscitos.” (Ludwig von Mises, Omnipotent Government)

    Alguns consideram o movimento “O Sul é o Meu País” xenofóbico, na tentativa de desqualificá-lo, ou apenas como resultado de desinformação. Criam um pré-conceito sobre algo que desconhecem. Combatem supostos preconceituosos com outro preconceito, e assim desabam sobre a sua própria lógica. A xenofobia existe em algumas pessoas e é uma realidade, mas a opinião destas tem a mesma relevância daquelas que taxam o movimento de xenofóbico, ou seja, nenhuma. São pura e simplesmente duas manifestações de preconceito, o que é amplamente combatido pelo Movimento, segundo a sua própria Carta de Princípios.

    Vejo também estes mesmos críticos, a fim de sustentarem a sua preferência política e justificarem a sua vitória, argumentarem que a maioria decidiu pela continuidade do governo atual, e isso deve ser aceito, porque é assim que funciona a democracia. Concordo plenamente. Porém, ao negarem a legitimidade do movimento “O Sul é o Meu País”, ainda que possa ser verdade que a maioria do povo do Sul queira a independência, estão negando a própria democracia. Mais uma vez, são vítimas da sua própria lógica. Incoerentes, portanto.

    Se o povo do Sul quer independência, a ele deve ser garantido esse direito. Se o povo de São Paulo quer independência, a ele deve ser garantido esse direito. Se o povo do Nordeste quer independência, a ele deve ser garantido esse direito. E realmente existe um movimento oficial pela independência do Nordeste, mas não se ouve dizer que esse movimento é de caráter xenofóbico. Não é preciso estudar muito para entender que separatismo não é sinônimo de discriminação. Atualmente existem mais de 400 movimentos separatistas em curso no mundo. Separatismo é uma decisão política. E nenhuma pessoa ou grupo de pessoas deve ser mantido contra sua vontade em uma associação política da qual não queira participar.

    Segundo o liberalismo clássico de Mises, “o direito à autodeterminação, no que tange à questão da filiação a um estado, significa o seguinte: quando os habitantes de um determinado território (seja uma simples vila, todo um distrito, ou uma série de distritos adjacentes) fizerem saber, por meio de um plebiscito livremente conduzido, que não mais desejam permanecer ligados ao estado a que pertencem, mas desejam formar um estado independente ou tornar-se parte de algum outro estado, seus anseios devem ser respeitados e cumpridos. Este é o único meio possível e efetivo de evitar revoluções e guerras civis e internacionais.”

    E é isso que queremos. Apenas uma consulta, e que seja feita a vontade do povo, do nosso povo. Sem violência, sem xenofobia. Apenas democracia.

    *O autor é Engenheiro, Professor e Ativista do Movimento O Sul é o Meu País em Curitiba – PR.

  10. Tenho 17 anos e gostaria de expressar minha opinião acerca do tema

    Os programas assistencialistas de Dilma não foram os principais argumentos que a população levou em conta na hora do voto, até porque Aecio prometeu dar continuidade a eles, e seria inegável sua capacidade de nao saber lidar com essa situação do mesmo modo que o governo petista, pois não estariam no poder desde Tancredo Neves até FHC. A culpa é do povo que se permite ser alienado pelas mídias televisivas que são obviamente de direita. Esqueceram que elas apoiaram a ditadura? Todos dizem que só tem ladrão na política no governo dela, e alguém lembra de algum julgamento ou CPI’s no governo tucano. Absolutamente não, pois tudo era arquivado como sempre foi desde a República Velha e por dalar nela, o Café-com-Leite foi o estopim do enriquecimento do sudeste e do abandono nordestino e isso tem perdurado até hoje acreditando o povo que o Brasil e de SP pra baixo do mapa. A ascenção das classes B e C sempre representaram uma ameaça ao poder elitista e atualmente está bastante em voga.
    O que é certo é que preconceito é ideia de pessoas ignorantes e atrasadas e como disse Raquel Sherazade áos paulistas preconceituosos “dignos de pena”. É plausível que o Brasil seja unido a partir de políticas que integrem melhor qualidade de vida em todas as regiões dinamizando suas relações internas. É inegável que o país possa ter novos eixos economicps que garantam seu desenvolvimento pois assim como nos EUA que possiu grandes centros economicos de Norte a Sul do país e até fora dele o que garante obviamente seu sustento no meio interno e internacionamente também.

  11. Sou nordestino, moro aqui em São Paulo há muitos anos, porém, a minha esposa e meus filhos são paulistas. Estou torcendo para que haja realmente esta separação, pois não quero ser governado por essa Dilma corrupta e mensaleira! Estou cansado de ficar bancando BOLSA-MISÉRIA pra parasitas que enchem a casa de filhos, o dinheiro do contribuinte não é nenhum EXÉRCITO DA SALVAÇÃO e muito menos alguma espécie de agência humanitária da CRUZ VERMELHA ou da ANISTIA INTERNACIONAL ou ainda da ONU, pra que esse governo queira fazer caridade às nossas custas não e ainda tentando faze a pose de: “bom samaritano”! Chega dessa patifaria! O país está na UTI em todos os aspectos da sociedade (saúde, educação, segurança, transportes públicos urbanos, alta da inflação, aumento desenfreado nas taxas da Selic, desemprego, etc.) e o povão preocupado com BOLSA-MISÉRIA!? Se liga, acoooorda pra vida Brasil!!! Ou vocês acordam ou então se não houver outra alternativa, pois que venha a separação. O voto é seu, porém, as consequências é de todos nós, e eu não estou afim de ser penalizado por mais 4 anos de gestão petista e tudo por causa que você foi irresponsável por votar novamente na Dilma! Se você não tem vergonha na cara, eu tenho e não sou obrigado a conviver com a corrupção, fazer vistas grossas com a situação e ainda querer “colocar panos quentes para abafar o caso” não! Você que votou na Dilma não passa de um ANALFABETO POLÍTICO, além de cúmplice da corrupção!
    Ainda bem que o PMDB pelo menos nesse quesito se uniu com a oposição e derrubaram o GOLPE bolivariano chamado de: “conselhos populares”, só que está faltando derrubar agora mais um GOLPE bolivariano, o tal “plebiscito pela Reforma Política” e para completar o serviço, a anulação imediata do maldito decreto bolivariano de nº 8.243/2014, assinado pela Dilma no mês de agosto.
    Exigimos sim o IMPEACHMENT da Dilma e a realização urgente de todas as CPIs como: CPI da Copa, CPI da Petrobras, CPI do Petrolão, CPI do Lava-Jato, CPI dos Correios, CPI etc., além de vermos a Dilma e o Lula no banco dos réus!

Os comentários estão fechados.