A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Maranhão retirou do ar, ontem (2), a sessão “Estatísticas” da página principal do órgão na internet.
O fato foi registrado no mesmo dia em que O Estado revelou aumento da taxa de homicídios dolosos no mês de janeiro de 2015 na Região Metropolitana de São Luís – na comparação com dezembro de 2014 -, e também no dia em que a SSP convocou coletiva para contestar os dados, que são deles mesmos.
Segundo a reportagem, foram registrados em janeiro deste ano 84 homicídios dolosos na Região Metropolitana, contra 78 em dezembro de 2014 – aumento de 7,6%.
Quando computadas também outras mortes violentas, janeiro de 2015 teve mais registros não apenas do que dezembro do ano passado, mas também do que janeiro de 2014: 110 mortes violentas violentas, contra 87.
Foi após a divulgação desses dados que a SSP resolveu suprimir as estatísticas do site, convocou coletiva e vaticinou: a taxa de criminalidade diminuiu – releases sobre o assunto estão aí em vários blogs para quem quiser ver.
Para “dobrar” os dados e contestar a reportagem, a SSP contabilizou apenas homicídios e divulgou dados de todo o estado – o jornal só havia feito levantamento da Região Metropolitana.
Para completar, privou o cidadão de acesso à informação – não se sabe por que, já que, segundo a versão deles, as taxas de criminalidade diminuíram.
Mas isso não é problema, porque os dados – que deveriam ser públicos – estão impressos e serão disponibilizados.
Meu caro Leda, é claro que a violência aumentou, mas aumentou pelo trabalho e pela capacidade da policia pegar esses bandidos, que dever ser tratados como estão sendo, não se pode dar colher de chá prá bandido, vc deve lembrar do ditado quem defende bandido, bandido é…………
Aumentou pelo “trabalho e capacidade” da policia em pegar bandidos…???????
É, a metafísica explica tantas coisa, porque não essa?
Aumentou porque a policia ágil,cara pálida, o novo governador ta ai a um mês e vcs tentam colocar a culpa das coisa que tua patroa deveria fazer e não fez…vcs são uns comedias.
É, amigos, quando o cidadão não tem argumentos é isso o que ele faz: tenta desqualificar seu interlocutor. Acostumado já
Amigo Leda,
Esse é o modus operandi dos Comunistas que se alojaram
No Governo do Estado via Democracia…esperem pra vê o
Patrulhamento de quem não reza a sua cartilha.. Os exemplos
Vem bem dai de cima, é só olhar pra Cuba e mais recentemente
Pra Venezuela de Hugo Chaves e Maduro. Se vc não se alinhar,
Será implacavelmente caçado…esse é o termo…essa é a realidade.
Quando você não consegue resolver o problema basta varrer para debaixo do tapete, essa parece ser a solução da nova gestão da segurança pública. E vergonhoso, para não dizer criminoso, o que fizeram, privar a sociedade de informações que ela por direito tem. E um absurdo. Na época do secretário Aloísio criticaram por ele ter substituído as informações que eram colidas no IML por um sistema informatizado e que seguia os critérios da SENASP. Agora simplesmente retiraram o site do ar, ou seja não se tem qualquer tipo de informação oficial e confiável , vamos voltar ao tempo das cavernas e buscar as informações do livro do IML, que vergonha Flávio Dino……
Pingback: Andrea Murad cobra explicações sobre supressão de dados do site da SSP | Gilberto Léda