A partir desta sexta-feira (28), dia no qual será realizada sua convenção estadual, o Partido Democrático Trabalhista irá se tornar, sem nenhuma dúvida, um dos mais fortes do Maranhão, com cacife eleitoral suficiente para se estabelecer como o maior do estado após as eleições municipais do ano que vem.
Prefeitos de grandes cidades, como Edivaldo Holanda Júnior (São Luís) e Léo Coutinho (Caxias), irão se filiar na sigla fundada pelo saudoso ex-governador Jackson Lago. E nessa nova leva de filiações, algumas devem ser observadas com atenção.
Uma delas é a do prefeito Gil Cutrim, de São José de Ribamar. Gil já se desfiliou, de forma amigável, do PMDB, sigla que, após as eleições de 2014, continua se apequenando cada vez mais.
Ingressará, também na sexta-feira, nos quadros pedetistas não apenas como jovem liderança política, prefeito da terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes e apoiador do governo Flávio Dino, mas também como presidente da entidade que congrega os municípios maranhenses, a FAMEM.
Cutrim está no seu segundo mandato como prefeito e, por coincidência, exercendo também o seu segundo mandato como presidente da entidade municipalista. Sua reeleição à presidência da Federação, ocorrida no fim do ano passado, mostra o seu perfil agregador e habilidade política. Afinal, nos seus quase 30 anos de existência, a FAMEM possui apenas dois presidentes reeleitos.
Gil desembarca no PDT levando consigo vários prefeitos – dentre eles Aparecida Furtado (Paraibano), Ricardo Miranda (Altamira do Maranhão), Magno Amorim (Itapecuru), Ludmila Miranda (Brejo de Areia), Beto Pixuta (Matinha) – ex-prefeitos – Pedro Aragão (Anajatuba), Dr Washigton (Bacuri), Conceição Cutrim (Olinda Nova), Rui Filho (Arari) – vereadores, ex-vereadores e outras lideranças políticas de diversas regiões do estado.
Sua chegada reforça consideravelmente a musculatura pedetista no estado e, é claro, o seu próprio potencial político.
Caracas. Jackson Lago agora é saudoso para vcs??? Realmente tem coisa estranha
Péssimo prefeito o parque vitória e adjacência todas acabadas sem pavimentação e sem rede de esgoto, uma verdadeira vergonha
Apequenado vai ficar o PDT com esses larapios do dinheiro público.
Tomara que PF passe na casa desse playboy de Ribamar.
Esse Rui Filho de Arari é outro larapio do dinheiro público.
Não responde a uma ação de improbidade.
O juiz filho de Edmar mandou arquivar todas.
Só mala sem alça.