Edivaldo Júnior rejeita parceria com o Estado pela Saúde

(Foto: Reprodução/Blog do Jorge Aragão)

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), rejeitou, hoje (21), a parceria proposta pelo Governo do Estado para gestão da crise do sistema de saúde da capital.

Em ofício encaminhado à governadora Roseana Sarney (PMDB), por meio do qual responde a expediente encaminhado por ela na semana passada, o petecista diz que, se aceitasse ceder ao Estado o controle do Socorrão II, “abriria um perigoso e inaceitável precedente”.

“A intenção da Secretaria de Estado da Saúde de assumir a gestão do Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e dos recursos financeiros a ele destinados não pode ser aceita e deve ser repensada pelo gestor estadual, pois abriria um perigoso e inaceitável precedente totalmente à margem do contexto e dos princípios organizativos do SUS. Parceria entre Estado e Município não pode significar intromissão na autonomia e na gestão administrativa e financeira destes entes federados”, defende.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB) lamentou a decisão de Edivaldo Júnior. “A nota da Prefeitura é confusa, desprovida de embasamento, vai em direção contrária ao modelo que está em implantação no SUS, além de tratar como próprios recursos alheios e pede ao Estado uma ajuda que infelizmente não temos condicões de dar. Lamentamos muito, ao mesmo tempo em que desejamos sucesso ao prefeito Edivaldo”, disse.

Baixe aqui o ofício completo de Edivaldo Júnior a Roseana Sarney.

28 pensou em “Edivaldo Júnior rejeita parceria com o Estado pela Saúde

  1. “Lamentamos muito, ao mesmo tempo em que desejamos sucesso ao prefeito Edivaldo”
    Com estas palavras o Secretário Ricardo Murad deu por encerrada esta questão.
    Que o povo de São Luís se prepare para o maior caos já visto na saúde pública desta cidade.
    Até onde a politicagem interfere na vida do cidadão?
    O que tem o povo de São Luís a ver com a ambição sem limites do Flávio Dino?
    Tudo está sendo orquestrado pelo prefeito de fato da cidade, o que se diz futuro governador do Maranhão.
    Lamentável que um Pastor Evangélico esteja se prestando para este papel, colocando acima dos interesses da população os interesses políticos de um arrogante que sequer vem a cidade.
    Flávio Dino faz isto porque tem cartão corporativo, tem plano de saúde pago pelo governo federal que lhe dá assistência médica nos melhores hospitais do Brasil.
    A ele e a toda a sua família.
    Obeservem que não faltou UTI para o filho do Flávio Dino.
    Não, não faltou. O garoto morreu dentro de uma UTI.
    Será que o filho do trabalhador tem direito a UTI?
    Tem sequer direito a uma consulta médica?
    Para Flávio Dino o povo que se exploda.
    O importante para ele é o quanto pior melhor, já que não tendo propostas só lhe resta criticar, criticar e criticar.
    Só que desta vez está dando um tiro no próprio pé.
    Todos em São Luís estão sabendo que a saúde pública irá mergulhar no mais completo caos devido aos interesses políticos deste comunista que engorda cada dia mais.
    Isto não pode ser dado por encerrado.
    O prefeito deve refletir. Deve ouvir o seu pai, um político experiente.
    A Governadora Roseana Sarney deve tentar reabrir o diálogo com o Pastor Edivaldo Holanda Junior. Afinal é ele o prefeito de direito de São Luís.
    É preciso afastar o Flávio Dino, prefeito de fato, deste caso.
    A continuar obedecendo a todas as ordens do comunista Flávio Dino o Pastor terminará afundando junto com ele e destruindo a sua própria carreira política.
    Uma carreira que se mostrava tão promissora.
    Ore, Pastor, ore.
    Afaste-se destes ateus.
    Eles não tem dentro de si nenhum dos princípios cristãos.
    Eles não acreditam em Deus.
    Eles só acreditam no poder.
    Para estes comunistas não importa quantos irão morrer por falta de assistência médica.
    Para eles só interessa implantar o caos.
    Vivem como os corvos.
    Reze, Pastor, Reze.

    • Inácio Augusto de Almeida. Vou guardar este nome! Este espaço do Sr. Gilberto é pequeno para uma pessoa que tem condição de ensinar o que é discernimento e cultura equilibrada. Senhor Inacio, que o tal de burro digo, de TTO, não leia o que o senhor escreveu. Senhor Edivaldo? Quem votou no senhor? Cuide dos interesses do povo. Faça o carnaval que em nada ofende DEUS
      FLÁVIO, você, eu disse você, você sabe quem é SARNEY? PROVOQUE!!

  2. A uma reposta se nexo, parece desentendido da melhor soluçao que seria a Secretaria de Estado da Saude assumir de vez, pelo que seu deu a entender esses 77 milhoes nao sao recursos de sao luis e sim recursos do pacto feito entre municipios do maranhao e a prefeitura de sao luis para dar atendimentos aos msmos, mais Holandinha levou pro lado politico da coisa, ouve as pessoas que nao enxergam que a intençao do Governo era mto melhor, na intervencao que o Estado fez antes do ano terminar os socorroes e as unidades mistas estavao impecaveis, deixa Murad trabalhar ele com certeza resolveria esse problema, agora vamos aguardar a longo prazo e gente morrendo nos corredores uma atitude de trabalho satisfatoria dessa equipe de trabalho da sec. municipal de saude que é totoalmente despreparada. Boa Sorte holandinha, lembre-se

  3. O prefeito Edvaldo Holanda Jr. com toda sua boa fé resolveu acreditar que a oligarquia Sarney estava mesmo querendo parceria. Lêdo engano Para o grupo Sarney, parceria só interessa se eles estiverem no controle, caso contrário não tem conversa.

    • Silvino, voce acompanhou o que foi feito nos socorroes qdo teve a intervençao do Governo? acho que nao, em dez dias foram feitos oq nenhum prefeito de sao luis jamais fez, e olha que a familia Sarney a 30 anos nao faz um prefeito na nossa ilha.
      Agora para pra pensar ….

  4. A pergunta que deve se fazer é: “como o Estado pode falar em parceria com Município se o Governo não aplica na Saúde o mínimo previsto em lei?

    O GRANDE PROBLEMA É QUE ELES PRECISAM E QUEREM SEMPRE ESTAR ACIMA DE TUDO E DE TODOS…
    ESSA GOVERNADORA É LOUCA E VCS QUE FICAM BABANDO TAMBÉM SÃO

  5. Roseana quer tutelar o Município, que ela tutele os municípios miseráveis do Maranhão, este sim estão precisando. Roseana quer dar a entender aos milhões de habitantes de são Luis, que estas parcerias ou tutela como queiram seja da grande visão de estadista que ela não é. Pode!, não pode.
    Os quase R$ 80 mi., que a SSE que abocanhar é fruto dos atendimento do pessoal que vem do interior para São Luis, foras os recursos propriamentes do SUS, não tem saúde no interior por desleixo do governo, põe a saúde para funcionar que os Socorrões da São Luis desonera. Vamos acabar com esse negócio de parceria, só em caso exepcionais, o resto é alguém querendo tirar vantagens, é só no que se fala, parceria, parceria, tem mais é que trabalharem, ora phil!.,

  6. Parabéns ao Prefeito. Esse grupo politico, só faz alguma coisa para o povo se receber algo em troca?, Queria fica com os recursos do SUS. Isso é uma vergonha para o Governo do Estado do Manhão. Parceria entre Estado e Município não pode significar intromissão na gestão e na autonomia administrativa e financeira destes entes federados.

    • Vc sabe qto o estado gastou em 15 dias com intervençao do Governo do Estado na saude em sao luis antes de holandinha assumir? mais de 4 milhoes de reais, isso msmo em 15 dias, quer dizer q o Estado tem que bancar o que é competencia do municipio sem receber recursso para tal? o Estado sustenta 10 Upas e inumeros hospitais regionais no interior do Estado, fora alguns municipais, vc desconhece totalmente. procure informaçoes pra depois postar algo.

      • Gusmão, para a sustentação dos UPAs vem dinheiro federal, assim como veio dinheiro federal para suas construções. Os 4 milhões tão alardeados por você, não dão nem para o começo quando se trata de custear mensalmente dois hospitais, como os socorrões. Você é que tem que se informar melhor, caso não seja uma das pessoas pagas com o dinheiro desviado da Saúde Estadual pelo Ricardão…

  7. Parabéns ao Prefeito. Esse grupo politico, só faz alguma coisa para o povo se receber algo em troca?, Queria fica com os recursos do SUS. Isso é uma vergonha para o Governo do Estado do Maranhão. Parceria entre Estado e Município não pode significar intromissão na gestão e na autonomia administrativa e financeira destes entes federados.

  8. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), rejeitou a proposta feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), apresentada nesta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa, pelo secretário Ricardo Murad.

    Em ofício encaminhado ao Palácio dos Leões, Edivaldo informa à governadora Roseana Sarney (PMDB) que a proposta é criminosa: ‘A intenção da Secretaria de Estado de Saúde de assumir a gestão do Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e dos recursos financeiros a ele destinados não pode ser aceita e deve ser repensada pelo gestor estadual, pois abriria um perigoso e inaceitável precedente totalmente à margem do contexto e dos princípios organizativos do SUS‘.

    Edivaldo disse ainda que que a ‘parceria entre Estado e Município não pode significar intromissão na autonomia e na gestão administrativa e financeiras deste entes federados‘.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

  9. Pelo jeito a parceria que Holandinha quer com o Governo é do tipo ele entra com o p… e o governo com o c…! Essa turma não quer saber de soluções, quer mesmo é fazer zuada e ficar com o discurso de que não faz uma saúde bem feita porque tem que cuidar dos pacientes do interior. Só que agora tem um detalhe, nós sabemos que eles recebem, e recebem muito para cuidar dos pacientes do interior.

  10. Ta certo o prefeito !! O secretario quer tomar partido de algo que tal trabalhar direito na sua secretaria a de saúde e cuidar da estrutura ou falta dela no interior do estado e um estado miserável com com péssimo índices o da Saúde principalmente…

  11. Ele não seria irresponsável de recusar este desmembramento se não tivesse em mente uma boa aplicação dos recursos que vão entrar, e além disso da ajuda federal que deve chegar. O secretário não quer ajudar a saúde pública de SL, ele quer se promover as custas dos recursos públicos, o mesmo cabe a governadora. Isso é desumano visto que é feito as custas da saúde de quem agoniza nos corredores dos hospitais.

  12. APENAS A VERDADE…NADA ALÉM DA VERDADE.
    No final de 2012 com as contas ainda para fechar e Ricardo sem ter como fazer o balanço teve uma grande ideia. Invadir os Socorrões onde não encontrou a “incompetente” Josélia e o “Jumento batizado” Ademar (Ademar é baba-ovo de Ricardo) e mandou fazer a maior encenação já vista na história do Maranhão.
    – Levou Comida mais não consertou os fogões e a cozinha é um inferno.
    – Levou roupas de cama já estocadas no almoxariado da SES mais não deu condição da Lavanderia do Hospital funcionar.
    – Colocou Lâmpada, mais não reparou a parte elétrica e ficou no mesmo.
    – De que adianta tudo isso se os funcionários estão sem receber?
    – De que adianta tudo isso se uma semana estava lotado do mesmo jeito?
    Tudo conversa fiada, foi tudo encenado para parecer perfeito e foi apenas uma armação desde o início, apenas para desgastar a imagem de Edivaldo e aparecer como o salvador da pátria. E quando a SEMUS mais precisou de uma parceria de apenas 60 dias para colocar a casa em ordem já que teriam que começar tudo do zero, o Salvador veio com a proposta indecente de assumir o Socorrão II “Ademar adorou a ideia” sabendo que Edivaldo ficaria desgastado de qualquer forma agora dizendo sim ou não para a proposta criminosa. Agora vamos tomar um banho no Mar de fezes de São Luis que já não precisa dos 30 Milhões de Gastãndo Dinheiro digo Gastão Vieira.

  13. Pelo jeito a parceria que Holandinha quer com o Governo é do tipo ele entra com o p… e o governo com o c…! Essa turma não quer saber de soluções, quer mesmo é fazer zuada e ficar com o discurso de que não faz uma saúde bem feita porque tem que cuidar dos pacientes do interior. Só que agora tem um detalhe, nós sabemos que eles recebem, e recebem muito para cuidar dos pacientes do interior.

  14. Inacio Almeida o que voce escreve tem demais riduculo e falta decultuta e visão de que é um absurdo, talvez voce jogue no time do tratozão que quer o socorrão II para dar para os testas de ferro operrar como o fez com o hospital dos servodores e os jogou la para as bandas da da periferia da cidade operaria, em uma clinica alugada de parente, e queria colocar nas mãos 77 milhões, sera que se tu fosse o prefeito irias aceitar uma idiotice dessa, porque aceitar umtrato desse e assinar um atestado de incompetencia. o Prefeito fez o correto é ele quem manda na administração da cidade e tera maturidade e competencia para resolver os problemas foi para isso que o povo o elegeu, não para entregar administração de hospitais para Ricardo Murad, antes de escrever besteira procurar ler e fica informado, Edivaldo esta indo no caminho certo, tem quer ser austerio e ter autoridade para dizer não a essas propostas indecentes.

  15. É LÓGICO! UMA PARCERIA DESSE PORTE NÃO PODE SER ACEITA COMO SE FOSSE UM NEGÓCIO DE CAMELÔ, É NECESSÁRIO UM LEVANTAMENTO MINUCIOSO DA SITUAÇÃO, ACHO QUE ESTAMOS EXIGINDO MUITO DE UM PREFEITO, QUE AINDA NÃO TEVE TEMPO SEQUER DE ESQUENTAR A CADEIRA.

Os comentários estão fechados.