“Não há informações sobre vítimas brasileiras”, diz embaixador no Japão

Epicentro do tremor foi na costa do Japão

O embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, informou na manhã desta sexta-feira (11), que não há  informações sobre vítimas brasileiras após o país ter sido atingido por um terremoto e tsunami.

Segundo ele, pelo menos 254 mil brasileiros vivem no Japão e há registro de poucos vivendo na área afetada. A maioria dos brasileiros se concentra ao sul da ilha, onde o abalo foi mais leve.

De acordo com o embaixador, a comunidade brasileira se concentra em cinco províncias japonesas: Aichi, Shizuoka, Gifu, Guma e Mie, onde ficam as montadoras de veículos.

Entre os lugares mais próximos do epicentro  do terremoto onde vivem brasileiros se destacam as províncias de Ibaraki (10,5 mil brasileiros), Chiba (6 mil), Fukushima (383) e Miyagi (187).

“O abalo foi fortíssimo e há notícias de que tenha sido o maior em 100 anos. Mas apesar disso, o clima nas ruas é de serenidade. Não há pânico”, disse o embaixador, que trabalhava em Brasília como assessor internacional do Ministério da Fazenda e está há dois meses na embaixada do Brasil  no Japão. “Telefonia celular não funciona de um modo geral e a telefonia fixa funciona com irregularidades.”

Em Tóquio, o que mais está afetando o funcionamento da cidade é a interrupção dos transportes públicos. “O maior transtorno e que afeta a vida de um contingente de pessoas é o fato dos trens e metrô não estarem funcionando”.

(As informações são do Globo.com)

0 pensou em ““Não há informações sobre vítimas brasileiras”, diz embaixador no Japão