Comunistas questionarão também a pesquisa Exata?

exataEstá prevista para amanhã (8) a divulgação de uma pesquisa eleitoral do instituto Exata, contratada pela TV Guará, que medirá as intenções de votos dos pré-candidatos a governador e senador do Maranhão.

Ocorre que o levantamento apontará também como anda a corrida presidencial no estado, com uma questão sobre a intenção de voto em Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Eduardo Campos (PSB). Mas não registrou a pesquisa sobre este cenário.

Se, portanto, levar em consideração os argumentos usados na ação que provocou a suspensão liminar da divulgação da pesquisa Data Mérita realizada em Caxias (reveja), o PCdoB deve também pedir à Justiça Eleitoral que barre a divulgação da pesquisa Exata/TV Guará.

presidenteNo pedido à Justiça, os comunas alegaram justamente o fato de que a pesquisa não tinha registro para presidente – embora fizesse questionamento sobre a corrida presidencial.

Baseando-se nisso, veja o que relatou o ministro auxiliar Tarcísio Vieira ao apontar ilegalidade da pesquisa Data Mérita: “a Resolução nº 23.400/13, cujo art. 5º, § 1º, é clara no sentido de que os registros que englobem, em uma mesma coleta de dados, a eleição presidencial e as eleições federais e estaduais, deverão ser realizados tanto no Tribunal Regional Eleitoral respectivo como no Tribunal Superior Eleitoral”.

Diz mais o magistrado: “de se ver, assim, que a divulgação de pesquisas amplas, com intenções de votos a todos os cargos em disputa nas eleições federais e estaduais, inclusive à Presidência da República, requesta a construção de ato complexo, que só se perfaz, para a derivação de efeitos juridicamente válidos, após a efetivação de registro conjunto no TRE respectivo e no TSE, sem tergiversação”.

E decidiu pelo sobrestamento liminar da pesquisa.

Veremos, então, se o PCdoB também acionará o TSE contra a pesquisa Exata/TV Guará, ou se apenas acusou o golpe em razão do crescimento dos senador Edison Lobão Filho, pré-candidato a governador pelo PMDB, em Caxias.

6 pensou em “Comunistas questionarão também a pesquisa Exata?

  1. Mais uma eleição perdida, bem feito para Flavio Dino que deveria ter mantido coerência ente seu discurso e sua pratica politica, pelo contrario se juntou com a mesma GANG que saqueou os cofres do MA quando eram governo. Agora já era , Edinho veio como um trator de esteira para cima de Dino.

  2. Procure se informar e verás que a pesquisa está toda registrada, inclusive para presidente . Acabei de confirmar. Depois a pesquisa é divulgada e sua informação cai no descrédito !

  3. Leiam o Blog do Jhon Cutrim e vejam que a pesquisa da Exata foi sim publicada no TSE. É puro desespero dos puxa saco do Senador sem voto.

    post do jhon cutrim:
    A pesquisa de intenção de votos para presidente, senador e governador do Maranhão, a ser divulgada nesta quinta-feira (8) pela TV Guará foi, sim, registrada no Tribunal Superior Eleitoral. Os blogs dos jornalistas Marco D’Eça e Gilberto Léda noticiaram erroneamente que o registro ocorreu apenas do TRE-MA.

    Para dirimir qualquer dúvida existente, e editor do blog fez uma consulta no site http://www.tse.jus.br (Eleições 2014/Pesquisas Eleitorais/Consulta às pesquisas registradas) e comprovou que a pesquisa do instituto Exata está devidamente registrada no TSE sob protocolo MA-00010/2014. O site do Tribunal assinala que a consulta foi realizada entre os dias 3 e 7 deste mês e foram ouvidos 2.000 eleitores em todas as regiões do Maranhão.

    Também não confere a informação publicado pelos blogueiros de que o empresário Roberto Albuquerque (proprietário da TV Guará, contratante da pesquisa da Exata) tem uma irmã casada com um irmão de Flávio Dino, pré-candidato da oposição ao governo.

    Outro equívoco cometido.

    Na verdade, a prima de Roberto é esposa de um irmão de Flávio, dessa forma não há qualquer vínculo de parentesco direto entre os dois.

    Ou seja, a pesquisa está registrada tanto no TRE quanto o TSE e não há nenhum tipo de erro que possa impedir a sua publicação.

Os comentários estão fechados.