COLUNA DO SARNEY: Maranhão com todo gás

Estamos ainda em meio às festas dos 400 anos de São Luís, apagando as velinhas e aprovando a determinação de Roseana de fazer a festa com o povo: eventos populares, shows, participação de todos, em vez de sisudos e solenes banquetes e sessões, plenas de discursos longos, nos quais o que mais ocorreria, sem dúvida, seria o puxamento do saco das barbas de La Ravardiére.

Como não podemos somente ficar olhando o passado, temos um presente de grandes perspectivas e um futuro ainda mais promissor. Sempre disse que quando víamos a pobreza com que o Criador tratara o Maranhão não lhe dando minérios nem grandes áreas de terras férteis, que Ele tinha escondido alguma coisa muito boa para nós e que iria nos revelar. E aventurava um palpite sabendo que as possibilidades de acontecer serem altas: o petróleo. Na minha campanha de governador em 1965, em meus comícios, acendia a tocha do progresso, com as primeiras amostras do óleo de Barreirinhas que a Petrobras pesquisava. Aquela tocha nunca se apagou de minhas esperanças.

Não estamos dando muita importância ao que está acontecendo em nosso estado nesse campo. Mas pelas descobertas já feitas, em poços perfurados e para exploração já em 2013, temos – favas contadas – 15 milhões de metros cúbicos/dia, o que representa metade do gás que o Brasil importa da Bolívia, e a projeção já anunciada pode chegar a 424 bilhões de metros cúbicos, o que se compararmos é igual a toda a reserva da Argentina. Isto irá gerar energia em usinas térmicas, já começando a gerar em janeiro próximo nos municípios de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes. Será um impacto no que somos hoje e no que seremos amanhã. Vai constituir um pilar para atração de investimentos e produzir riqueza, emprego, renda.

Também agora, graças à presença do ministro Lobão, no Ministério de Minas e Energia, está acontecendo um passo gigantesco para ampliar ainda mais a presença do Maranhão no mapa mundial da energia. Ele, através da ANP (Agência Nacional do Petróleo), anunciou a realização do leilão para a 11ª Rodada de Licitação que vai licitar 174 blocos aqui em nossa região, 87 no mar e 87 em terra. Dessas áreas, 56 são na bacia marítima Pará-Maranhão-Barreirinhas, e em terra na Bacia Parnaíba, que tem esse nome, mas é quase toda no Maranhão, na região que já está sendo explorada pelo grupo Eike e Petra.

Assim, quando essas áreas forem arrematadas ainda este ano, podemos ter certeza de que o Maranhão inteiro, além do que já está sendo feito, terá uma explosão de exploração de hidrocarbonetos e se prepare para uma explosão de progresso. Isto só é possível porque o Norte abandonado nas pesquisas de petróleo e gás, tem um ministro de Minas Energia, um ativo maranhense na ANP, Alan Kardec Duailibe, e uma governadora que devolveu confiança nacional no Maranhão e tem apoiado Lobão, no seu comando em favor do nosso desenvolvimento no ministério onde ele é nome de destaque e pilar do governo Dilma.

Assim, os 400 anos de São Luís serão marcados para o Maranhão como o ano em que tivemos certeza de outros 400 anos de progresso para o estado.

Para visualizar esse trabalho, devemos acrescentar a importância da refinaria da Petrobras de Bacabeira, a maior do mundo. A atração de investimentos atraídos pelo governo Roseana, como a maior fábrica de celulose do mundo em Imperatriz, do grupo Suzano, outra em Urbano Santos, a Siderúrgica Gusa Nordeste de Açailândia, fábricas de cimento da Votorantin e Queiroz Galvão, enfim, nosso estado tem a maior carteira de investimento do Nordeste, cem bilhões de dólares.

Some-se a isso as obras de duplicação da BR-135, que tanto trabalho custou a Roseana para ser feita, a adutora nova da Caema, licitação concluída e contrato de construção em fase de assinatura, hospitais no interior inteiro, Faculdades de Medicina em Pinheiro e Imperatriz e os programas sociais empreendidos por Roseana, como o grande Projeto Erradicação da Pobreza, sob a direção do secretário Fernando Fialho e tantas e tantas iniciativas e realizações.

O Maranhão está, assim, com todo gás e energia, colocado no mapa mundial da energia, a mais importante matéria-prima do futuro da humanidade.

17 pensou em “COLUNA DO SARNEY: Maranhão com todo gás

  1. O mesmo papo furado de sempre em época de eleição… Sarney resolveu entrar na campanha… Em 2013 vai se esquecer tudo isso. Mas em 2014 vai voltar a mesma conversa: “maior do mundo”, “100 bilhões de reais”. E o povo não acorda…

  2. Caro Gilberto! Rapaz,o cenário que sua excelência DESENHOU é de fazer
    INVEJA a qualquer ILHA da FANTASIA,né?Mas, a POPULAÇÃO não VIVE de
    FANTASIA,VIVE sim de REALIDADE e aqui a REALIDADE é outra,né?FALTA
    GÁS até para cozinhar excelência,isso é,quando se tem o que COZINHAR,
    porque ,o que tem muito é GENTE pasando FOME.Duvida?Agora, para esse
    pessoal donos dessas empresas do tipo: X,esse X aquele deve ser uma
    MARAVILHA esse GÁS, até para recuperar o que perderam na BOLSA,e pior,
    essa gente vem tudo para o MARANHÃO explorar o POVO com a BENÇÃO
    dos POLÍTICOS profissionais que mandam no Estado a quase CINQUENTA
    ANOS.Só DEUS mesmo POVÃO.

  3. ja que vc consegue ver todo esse gás, aproveita e pede pra roseana colocar candeeiro ou lamparina a gás pra iluminar em volta do castelão, está tudo as escuras. só pra relembrar as criticas feitas por vc aos torcedores maranhenses, será que foram os torcedores responsaveis pela pane nas catracas eletrônicas que estão provocando evasão de renda ao time do sampaio? como que se reforma um estádio e não se identifica as arquibancadas? resultado é torcedor rodando feito peão. bota gás na tua governadora, Ô administração caldo de peteca, tudo que faz é de pessima qualidade.

  4. Pres.Sarney:tudo isso que está no final do seu artigo,a gov.Roseana já teve mais de DEZ anos e,ainda está em projetos?assinatura de contratos?.O que tempo de eleição não faz….

  5. Candidato FICHA SUJA FUFUCA DANTAS PROVOCA ARRUAÇAS PELAS RUAS DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ.
    Em ato de desespero o candidato a prefeito e FICHA SUJA CHORÃO interditou o viaduto com a conivência do outro FICHA SUJA mais conhecido como NEGÃO, e um dos seus aliados Carlos Zebra. Incitaram alguns jovens a praticar desordem pelas ruas de nossa cidade. Houve quebra de placas de sinalização, motos passando por cima da praça.
    Este candidato que diz que quer voltar, mais uma vez esta deixando uma das suas mascaras cair. Foi uma correria nas ruas da nossa cidade, provocado pelo candidato FUFUCA DANTAS que diz que esta com o coração puro.
    São estas as propostas desse candidato?
    Que propostas são estas de incitar crianças e adolescente a praticar baderna nas ruas e praças de nossa cidade? Cadê a lei Eleitoral que proíbe trios elétricos a rodarem pelas ruas a não ser em passeatas?
    Cadê o Ministério Público que não coíbe tais praticas?
    Com a palavra a Juiza da Comarca de Santa Luzia.

  6. “Na minha campanha de governador em 1965, em meus comícios, acendia a tocha do progresso” (…)
    – É… Estamos vendo o quanto o Estado progrediu nesses quase 50 anos de dominação oligárquica, com o Maranhão em último lugar em todos os indicadores do IDH.
    “Assim, os 400 anos de São Luís serão marcados para o Maranhão como o ano em que tivemos certeza de outros 400 anos de progresso para o estado.”
    – Só alguém muito cara de pau e cínico pra afirmar uma coisa dessas…

  7. Sarney é um visionário cara dura, antes de tudo isso, temos rios perenes, terras fértil, “babacú abunda” as nossas terras, e ele vem com esse papo extravagante. Sarney se não fosse um cara descarado, se recolhia ao anônimato e ia viver seu sonho de ser um grande escritor.

  8. Acostumado a enganar a boa fé do povo o Senador José Sarney matreiro como sempre, já começa a inventar “estórias” visando a eleição de 2014.
    Como boa parte do eleitorado maranhense se deixa enganar ( o exemplo mais recente foi a propalada refinaria PREMIUM), Sarney acha que pode mais uma vez ganhar as eleições com suas mentiras. Até quando vamos ter que conviver com esses engôdos????

  9. trabalho na uema a 34 anos nao temos nenhuma comdicao de montar faculdade de medina o que temos estao falidos , a atualmewnte estamos sem ngoverno para a educaçao

  10. A familia Sarney, não luta mais pra ter dinheiro, porque a fortuna está garantida para várias gerações em diversos paraísos fiscais… pode-se comprovar em diversas denuncias pela impressa.

    Eles relutam pra continuar no poder. mais diante das ameças,

    uma população que já sofreu por mais de 40 anos de domínio sarneizista, estão abrindo as portas para o desenvolvimento para continuar com o poderio politico-economico do ESTADO

    MAIS A POPULAÇÃO NÃO É BESTA AO PONTO, e vai dá a resposta nas urnas.

  11. Com todo o respeito, acho que o Senador está senil, esclerosado. Está na hora da familia tomar conta dele…

  12. Sabe, as vezes acho que não estou no maranhão quando vejo a propaganda da família Sarney em seus veículos de comunicação, assim como em blogs como este a serviço deles.
    A cara de pau é tanta que a Roseana contabiliza até os empregos da iniciativa privada, que não conta nada do estado, a não ser que sejam seus amigos, como é o caso da avenida que foi transformada em MA para beneficiar um shopping e imoveis de seus amigos.
    Mais está cada vez mais difícil eles tomarem as eleições.

Os comentários estão fechados.