Tentativa de levar caso do Quinto a Dino é rejeitada no STF; ministro remete documentos ao TJMA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino rejeitou uma tentativa de intervenção judicial no processo de escolha da vaga do Quinto Constitucional da advocacia no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e determinou o envio dos documentos apresentados ao presidente da Corte maranhense para as providências que considerar cabíveis. A decisão foi proferida nesta terça-feira (9) no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7780.

O movimento ocorreu após o ministro André Mendonça determinar que o TJMA retomasse o processo de formação da lista tríplice do Quinto Constitucional com a reinclusão do advogado Flávio Vinicius Araújo Costa na disputa pela vaga de desembargador. Apesar de o caso específico tramitar sob a relatoria de Mendonça, advogados ligados ao partido Solidariedade protocolaram petição em processo relatado por Flávio Dino, buscando levar ao ministro maranhense questionamentos relacionados à escolha da vaga.

Na decisão, Dino ressaltou que cabe ao próprio Tribunal de Justiça do Maranhão verificar se os candidatos ao cargo de desembargador preenchem os requisitos constitucionais e legais exigidos para o ingresso na magistratura pelo Quinto Constitucional. Segundo ele, eventuais contestações devem ser apresentadas pelas vias processuais adequadas, não sendo a petição protocolada na ADI o instrumento correto para esse tipo de discussão.

O ministro também rejeitou pedidos de medidas cautelares relacionados aos fatos narrados pelos autores da petição. Além disso, determinou que os documentos apresentados fossem retirados dos autos da ação de controle de constitucionalidade e encaminhados para outro procedimento em tramitação no STF, por considerar que o tema não guarda relação com o objeto da ADI.

Por fim, Dino ordenou o envio de cópia do despacho e dos documentos ao presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, para ciência e eventual adoção das medidas que entender pertinentes.

A formação da lista tríplice do Quinto Constitucional está marcada para quarta-feira, 10, em sessão extraordinária do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Fábio Macedo percorre municípios maranhenses e fortalece laços com comunidades locais

O deputado Fábio Macedo (PODE/MA) não para nem em época de feriado e segue cumprindo um roteiro incansável de visitas aos municípios do Maranhão. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é registrar o maior número de demandas da população. Entre os dias 4 e 6 de junho, Fábio Macedo esteve em quatro cidades.

A primeira delas foi Pio XII, onde foi recebido pelo Sindicato dos Pescadores, acompanhado por sua esposa Lorena Macedo e o líder comunitário Valderez. “Quando o deputado Fábio Macedo volta de Brasília para o Maranhão, ele não para. Visita oito, dez cidades e mostra que realmente tem o compromisso de ouvir a comunidade”, ressalta a liderança.

O parlamentar reforça que não existe pausa para quem tem a responsabilidade de representar a população. “Viemos deixar mais uma semente do nosso trabalho em Pio XII e estamos verdadeiramente à disposição de todos. Continuamos ouvindo demandas para alcançar soluções e construir caminhos para melhorar a vida das pessoas. Nosso compromisso não tira folga”, reitera o deputado.

Fábio Macedo visita a Agrosamas 2026

Em São Mateus do Maranhão (MA), Fábio Macedo esteve na Agrosamas 2026, importante feira do setor agropecuário no Maranhão, ao lado do prefeito Miltinho Aragão e do vereador Itamárcio. O evento conta com uma estrutura grandiosa, com diversas atividades voltadas ao setor agropecuário, entre elas, apresentação de novas tecnologias no campo e capacitação rural. A feira reúne produtores rurais, investidores, autoridades entre outros.

O deputado teve a oportunidade de dialogar com o público visitante da Agrosamas, numa roda de debates sobre o agro. “Nós, da bancada federal do Maranhão sempre apoiamos o agronegócio. Estamos sempre atentos a questões relacionadas à infraestrutura de transporte, pois estradas de qualidade, pontes seguras e logísticas eficientes facilitam o escoamento da produção”, ressalta.

Agenda em Peritoró e Grajaú

No mesmo dia 6, Fábio Macedo participou ainda de um grande ato político na cidade de Peritoró, juntamente com o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, e intensificou a articulação política na região do Médio Mearim. “Esses encontros são muito importantes para fortalecer a parceria com as lideranças, debater projetos para os municípios e, principalmente, conversar com as pessoas”, conclui.

Além do anfitrião, o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, o encontro reuniu dezenas de prefeitos e também o governador Carlos Brandão.

Já na manhã do último domingo (7), Fábio Macedo participou de um café da manhã promovido pelos vereadores de Grajaú, Serginho Falcão, Arthur Duarte e José Francisco Viana, o Zezinho do gesso. “Temos trabalhado muito pelo povo de Grajaú e estamos programando um grande evento na cidade”, adianta o Fábio Macedo.

Os vereadores ressaltam as ações concretas do deputado em favor do desenvolvimento do município. “O deputado Fábio Macedo entra para história do nosso povo de Grajaú. Ele foi o único deputado a destinar emenda para infraestrutura asfáltica em bairros do nosso município. Ele realmente nos representa muito!”, afirma o vereador Zezinho do gesso.

Ex-secretário de Saúde rebate braidistas e aponta “apagão” na Atenção Básica de São Luís

A persistente superlotação dos hospitais de urgência e emergência de São Luís — conhecidos popularmente como Socorrões I e II — transformou-se no epicentro de um embate político e técnico sobre a gestão da saúde pública no Maranhão.

De um lado, aliados do ex-prefeito Eduardo Braide, incluindo o deputado estadual Fernando Braide e o ex-secretário municipal Dr. Joel Nunes, sustentam que cerca de 60% dos atendimentos nos Socorrões decorrem do fluxo de pacientes do interior do estado, cobrando a abertura irrestrita do Hospital da Ilha.

Por outro lado, o ex-secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, rebateu a tese de forma incisiva, classificando a justificativa como insuficiente e apontando graves falhas na Atenção Primária da própria capital como causa central do problema.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Fernandes propôs um debate técnico e transparente sobre a real porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS): as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O ex-gestor argumenta que, ao falhar no cuidado preventivo de hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças, o município empurra o cidadão diretamente para as redes de alta complexidade.
Fernandes revelou dados alarmantes do Ministério da Saúde que colocam São Luís em uma posição vergonhosa no cenário regional.

Segundo ele, São Luís tem a pior cobertura entre as capitais, com apenas 59,76% de cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS), ocupando a última colocação entre todas as capitais do Nordeste.

Enquanto a capital amarga a lanterna regional, o Estado do Maranhão, atesta o ex-gestor, expandiu sua cobertura de APS de 2021 até o momento, alcançando 136,56% e subindo para a 3ª colocação no ranking regional.

“Dizer que os Socorrões estão lotados, exclusivamente, porque a população do interior do estado está vindo para a capital? Não cabe. O debate tem que ser responsável, tem que ser transparente”, disparou Fernandes.

O ex-secretário listou uma série de bairros populosos de São Luís que sofrem com a falta crônica de assistência médica básica e específica, incluindo: Sá Viana, Bequimão, Forquilha, Planalto do Pingão, Monte Castelo, Madre de Deus, Cohafuma e Cohama.

Hospital da Ilha

Outro ponto nevrálgico do embate diz respeito ao funcionamento do Hospital da Ilha. Críticos da gestão estadual, como Dr. Joel Nunes, cobram que a unidade funcione com “porta aberta” para desafogar os Socorrões.
Contudo, Tiago Fernandes trouxe bastidores técnicos que jogam a responsabilidade de volta para o colo da Prefeitura de São Luís.

Segundo ele, o Governo do Estado propôs formalmente o direcionamento do Hospital da Ilha para absorver e centralizar referências críticas que hoje superlotam os Socorrões: os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a ala de queimados.

A proposta, que aliviaria de imediato a pressão sobre as urgências municipais, teria sido rejeitada pela gestão Braide. “São Luís não aceitou. Foi proposto… São Luís não quis. Disse que queria para as áreas vascular e de trauma”, revelou o ex-secretário estadual.

Lula quebra o Brasil para se reeleger

Petista usa truques contábeis para esconder o aumento cavalar de despesas, lembrando as malfadadas pedaladas fiscais de Dilma. Mas a conta da dívida pública explosiva sempre chega

Editorial/Estadão

“Quebrei o Banespa, mas elegi meu sucessor.” Essa frase, atribuída ao ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, resume uma forma de usar os instrumentos à disposição do governo não para o bem comum, mas para proveito próprio. É amplamente sabido que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva vem patrocinando uma série de medidas para tentar levantar sua popularidade e ajudar em sua reeleição. Mas ninguém, até o momento, havia tido a paciência de somar todas as “pequenas bondades eleitorais” que, tomadas uma a uma, parecem inofensivas. O economista Marcos Mendes, em relatório da XP Investimentos, fez esse trabalho para o cidadão brasileiro. E o retrato não é nada bonito.

Segundo o economista, somente neste ano foram nada menos do que 33 medidas diferentes, somando a incrível marca de R$ 215 bilhões em aumento de despesas ou redução de receitas. Em comparação, a malfadada PEC 126/2022, a chamada “PEC da gastança”, liberou R$ 168 bilhões de gastos no ano seguinte por fora do teto dos gastos, o que já foi um escândalo. Pelo visto, o governo Lula perdeu a pouca vergonha que ainda tinha.

Há uma ficção em curso no Brasil chamada “novo arcabouço fiscal”, que substituiu o finado teto de gastos. Segundo essa ficção, o País está com suas contas em ordem porque o novo arcabouço fiscal está sendo obedecido à risca. Pois bem, de acordo com o relatório de Marcos Mendes, somente 4% dos R$ 215 bilhões aprovados afetam os indicadores do arcabouço. Não, caro leitor, o senhor não leu errado: mais de R$ 200 bilhões em despesas extras ou renúncias de arrecadação simplesmente não aparecem nas contas públicas.

Mendes lista três truques usados pelo governo para maquiar as contas. O primeiro são as linhas de crédito subsidiadas, que não impactam a despesa primária e, portanto, não consomem espaço do arcabouço. É o caso, por exemplo, do subsídio para a compra de caminhões. Como esses gastos saem do Orçamento, mas continuam “pertencendo” ao Tesouro (são empréstimos), não são considerados despesas. Na prática, no entanto, esses recursos nunca voltam para o Tesouro, sendo reutilizados para outros “pacotes de bondades”. O resultado é o aumento da dívida pública, apesar de não serem uma despesa primária.

O segundo truque é o uso de fundos públicos para financiar programas de incentivo. Esses recursos, que saíram do orçamento no passado, poderiam ser usados para abater a dívida, diz Mendes. E, obviamente, estes gastos não afetam as métricas do arcabouço. Um exemplo escandaloso foi a transferência do “dinheiro público esquecido” pelos correntistas diretamente para o Fundo de Garantia de Operações (FGO), usado para turbinar o Desenrola. Esses recursos deveriam passar pelo Tesouro, para daí serem encaminhados ao FGO, mas isso afetaria o resultado primário, o que impactaria as medidas do arcabouço fiscal. Nem pensar.

Por fim, o terceiro truque é abrir crédito extraordinário, gasto que fica de fora do arcabouço. As subvenções aos combustíveis, segundo o economista, provavelmente seguirão esse caminho.

Tudo isso parece um déjà vu das pedaladas fiscais do trevoso governo de Dilma Rousseff. Estamos diante dos mesmos truques para gastar mais sem nenhuma transparência. Não se discute a conveniência desses gastos – todos parecem bastante justificados quando analisados um a um, ainda que se possa questionar a incrível coincidência de todos estarem sendo feitos justamente em ano eleitoral. O problema está em escamotear esses gastos da sociedade, fazendo parecer que o arcabouço fiscal continua em pé e saudável. Esses truques servem apenas para cumprir formalmente as regras fiscais, mas não são suficientes para fazer o dinheiro aparecer do nada.

Hoje, sem espaço de manobra, com o Orçamento tomado por decisões populistas do passado e do presente, o governo Lula lança mão dos mesmos expedientes do governo Dilma. O final dessa história já conhecemos. Mas Lula poderá dizer, lembrando Quércia, que quebrou o Brasil, mas reelegeu-se.

Grupo Marreca declara apoio à pré-candidatura de Weverton ao Senado

O senador Weverton Rocha recebeu, nesta segunda-feira (8), em seu escritório político, em São Luís, importantes lideranças do grupo Marreca, que reafirmaram apoio à sua pré-candidatura à reeleição para o Senado Federal nas eleições de 2026.

Participaram do encontro o ex-deputado e atual secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, o deputado federal Marreca Filho e o prefeito de Itapecuru Mirim, Filipe Marreca, que destacaram o trabalho desenvolvido por Weverton em favor dos municípios maranhenses, especialmente na destinação de recursos e na defesa de pautas de interesse do Maranhão no Congresso Nacional.

Weverton agradeceu a confiança e ressaltou a importância da união de forças em torno de um projeto que continue garantindo investimentos e oportunidades para a população maranhense.

“Recebo esse apoio com muita responsabilidade. Seguiremos trabalhando juntos para levar mais desenvolvimento e qualidade de vida ao povo do Maranhão”, afirmou o senador. Weverton Rocha.

O encontro ocorre em um momento de fortalecimento das articulações políticas para as eleições de 2026 e consolida mais um importante apoio à pré-candidatura de Weverton Rocha ao Senado Federal.

Quinto: decisão do STF confirma acerto e reforça legitimidade da OAB-MA

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) a reapreciação da lista do Quinto Constitucional com a inclusão do nome do advogado Flávio Vinicius Araújo Costa, representa um importante reconhecimento da correção e da legitimidade do processo conduzido pela OAB Maranhão.

O entendimento da Suprema Corte reforça que a Seccional maranhense atuou em conformidade com a Constituição Federal e com as normas que regem a escolha da vaga da advocacia no Poder Judiciário, consolidando a segurança jurídica dos atos praticados pela instituição.

Ao longo de todo o processo, a OAB/MA adotou medidas inéditas que ampliaram a participação da advocacia e fortaleceram a transparência da escolha. Pela primeira vez na história da Seccional, advogadas e advogados puderam participar diretamente da definição dos nomes que integrariam a lista do Quinto Constitucional, por meio de consulta direta à classe.

A iniciativa marcou uma mudança histórica no modelo de escolha e garantiu maior legitimidade ao processo. Além disso, a Ordem implementou critérios de paridade de gênero e equidade racial, assegurando uma composição mais representativa e alinhada aos valores defendidos pela advocacia maranhense.

A lista encaminhada ao Tribunal de Justiça foi formada por Lorena Saboya Vieira Soares, Josineile de Sousa Pedroza, Ana Cristina Brandão Feitosa, Flávio Vinicius Araújo Costa, Hugo de Assis Passos e Gabriel Ahid Costa.

Mesmo diante de questionamentos apresentados durante a tramitação do processo, a decisão do STF reafirma a legalidade dos procedimentos adotados pela OAB Maranhão e fortalece o entendimento de que a instituição observou rigorosamente os critérios constitucionais e democráticos estabelecidos para a formação da lista.

Para o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, a decisão representa a confirmação de que a Ordem conduziu o processo de forma correta e transparente. “O Supremo Tribunal Federal reconhece aquilo que a OAB Maranhão sempre defendeu: que todo o processo foi conduzido com respeito à legalidade, à transparência e à vontade da advocacia maranhense. Inovamos ao ampliar a participação da classe, asseguramos paridade de gênero e equidade racial e seguimos rigorosamente os critérios estabelecidos. A decisão fortalece a legitimidade do trabalho realizado pela Ordem e reafirma nosso compromisso com a advocacia e com a democracia”, destacou Kaio Saraiva.

Com a manifestação da mais alta Corte do país, a OAB Maranhão vê reafirmada a legitimidade de um processo marcado pela inovação, participação da advocacia e respeito às normas constitucionais, consolidando sua atuação como protagonista na defesa da democracia e das prerrogativas da classe.

O nó da eleição para o Senado

Por Joaquim Haickel

Vocês não podem imaginar a quantidade de pessoas que me procuram para saber alguma informação sobre o que poderá acontecer nas eleições deste ano, aqui em nosso Estado. São pessoas das mais diversas procedências, inclusive jornalistas bem informados e políticos de elevadas patentes.

Eu me reservo o direito de não opinar muito no que concerne à eleição de governador, por ser amigo pessoal dos candidatos com real chance de vencer a eleição, além de ser amigo dos pais deles. De um, amigo de infância, de colégio, e do outro amigo de plenário da Assembleia Legislativa, amizade herdada de meu pai, que praticamente faleceu em seus braços.

Sobre a eleição de governador, só direi que ela será muito apertada. Um dos candidatos tem o respaldo das ações e entregas do governo do Estado somadas às do governo federal. O outro tem a seu favor toda a vontade de mudança que sempre foi muito forte e presente em nosso Estado, e que nesta eleição está particularmente latente, além do excelente trabalho que realizou na gestão da prefeitura de nossa capital. O resultado é incerto e vai depender mais dos erros que dos acertos possam ser cometidos por eles.

Quanto às eleições legislativas, para a Assembleia estadual e para a Câmara Federal, penso que ocorrerão com certa facilidade e dentro da mais elementar previsibilidade. Aqueles que já têm mandato, têm preferência. Em seguida, os que têm redutos fortes e garantidos. Depois, os que têm recursos financeiros para investir nessas jornadas. Só precisam fazer contas se o esforço vale a pena, e se a Justiça Eleitoral não vai pegá-los mais adiante.

A verdadeira disputa nesta eleição é a do Senado. Estão em jogo duas vagas e, na atual situação, onde os dois principais candidatos a governador estão engalfinhados na disputa de cada voto, acredito que nenhum deles vai quebrar lança, vai se empenhar a ferro e fogo, pedindo votos para os senadores que compõem sua chapa. Penso que eles irão deixar a eleição de senador correr solta. Quem for poder, que se quebre. Quem não tiver voto, que se lasque. Quem tiver, que faça seu gasto para arrebanhar seus votos.

Penso que nunca antes na história do nosso Estado houve tantos candidatos num só pleito. Os atuais, Weverton Rocha e Eliziane Gama. Os deputados federais Roseana Sarney, André Fufuca, Pedro Lucas e Duarte Junior. O ex-senador Roberto Rocha. Os ex-prefeitos Lahésio Bomfim e Hilton Gonçalo, isso sem contar com os candidatos de partidos de extrema esquerda. Acredito que serão uns vinte candidatos disputando duas vagas, o que tornará a disputa bastante concorrida e interessante.

Levarão vantagem os candidatos mais conhecidos, os que tenham mais penetração em mais regiões e em mais municípios, que tenham uma maior rede pessoal de apoio, os que tenham mais votos em redutos maiores, os que tenham mais apoios de seus partidos através do fundo partidário.

Acredito que, se a eleição transcorrer como eu penso que irá, os candidatos com mais chances de se eleger são Roseana e Fufuca, que disputarão com Lahésio e Weverton. Isso sem menosprezar as chances de Roberto Rocha e Pedro Lucas, que até podem surpreender.
Imagino que a disputa ao governo será tão acirrada que os candidatos vão lutar palmo a palmo por seus votos, deixando os candidatos ao Senado à própria sorte.

É aqui que eu vejo a maior vantagem de Roseana. Conhecida em todo o Estado. Bem-quista e aceita por uma grande parcela dos políticos e da população. Simpática, carismática, lutadora, vencedora de quatro eleições para o governo. Com um grupo fiel que, apesar de hoje reduzido, é composto pelos melhores quadros do Estado. Da mesma forma vejo a situação de Fufuca, só que pelo fato de ser jovem e com imenso e promissor futuro pela frente.

Se fosse apostar, apostaria nos dois e acredito que ganharia a aposta.

Uma coisa é certa, nessa eleição, a disputa pelas vagas do Senado será a mais eletrizante de todos os tempos em nosso Estado.

Câmara de São Luís dá posse ao vereador Pintinho da Itamaraty

Na manhã desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de São Luís realizou sessão solene para dar posse ao suplente Pintinho da Itamaraty (PRD), que assumiu a vaga deixada pelo vereador Thyago Freitas (PRD). O parlamentar solicitou licença de 121 dias para tratar de assuntos de interesse particular.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do novo vereador, além de autoridades como o ex-senador da República Pinto da Itamaraty e a chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Walkiria Moraes.

Suplente com 3.346 votos nas eleições de 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Pintinho da Itamaraty destacou, em seu discurso de posse, a emoção de assumir o mandato e o compromisso com a cidade. “Quero me colocar à disposição da nossa cidade para fazer um bom trabalho. Hoje, subo à tribuna desta Casa com muito orgulho e felicidade”, afirmou.

O vereador Octávio Soeiro (PSB) recepcionou o colega e desejou êxito na nova função. “Eu fico lisonjeado em poder lhe ver nessa função de vereador da capital, com muita meritocracia, com muito trabalho prestado, dedicação, coerência e retidão. São Luís pode esperar um grande vereador, um grande homem, um grande jovem, em poder contribuir para os avanços desta cidade”, disse.

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Agência Brasil

© Instituto Butantan/Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária da imunização contra a dengue no país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A pasta informou que 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos após a vacinação, sendo que três precisaram de internação e dois desses morreram.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que não é possível concluir que os eventos adversos foram causados pela vacina, mas representam um sinal de alerta e serão investigados por um comitê de especialistas.

“Essa descontinuidade tem um objetivo que é a ação de precaução, para que o Ministério da Saúde, a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e o Butantan aprofundem a investigação nos 42 casos, que são episódios de reações adversas da vacina, para buscar fatores de risco nessas pessoas, fazer uma espécie de estudo de caso-controle”, disse em coletiva de imprensa.

“O Ministério da Saúde tem total confiança na capacidade institucional do Butantan”, destacou Padilha ao enfatizar a importância da vacinação para a redução e eliminação de doenças no país.

A suspensão vale apenas para a vacina produzinda pelo Butantan, e não inclui o imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e aplicado no Sistema Único de Saúde.

Até o dia 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantan foram aplicadas em todo o país. O imunizante foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano. Na ocasião, o Ministério da Saúde adotou a estratégia de vacinação para avaliar o impacto do imunizante na dinâmica populacional da dengue.

Para isso, passou a vacinar a população em três municípios-piloto: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, que é a indicação aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, também foi promovida uma ação de vacinação na região de Araguaína (TO).

Em fevereiro, o SUS passou a vacinar contra a dengue os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, de unidades básicas de saúde, por exemplo. Os casos graves registrados foram identificados nesse público-alvo.

O Ministério da Saúde destaca que a decisão de descontinuar a estratégia de vacinação não invalida a eficácia do imunizante. E as pessoas que foram vacinadas ainda usufruem do benefício que a vacina oferece, que é a proteção contra a dengue.

A recomendação do sistema de farmacovigilância dá mais tempo para que sejam realizados estudos adicionais para encontrar eventuais fatores de risco.

Serão investigados o histórico clínico das pessoas, as doenças preexistentes, os fatores de risco individuais, as causas alternativas, possíveis desvios de qualidade e erros de imunização.

Tiago Fernandes amplia base política e recebe apoio do vice-prefeito de Ribamar, Natércio Santos

A pré-candidatura de Tiago Fernandes à Assembleia Legislativa segue ganhando força em diversas regiões do Maranhão. Desta vez, o pré-candidato recebeu o apoio do vice-prefeito de São José de Ribamar, Natércio Santos, uma das principais lideranças políticas do município. O movimento reforça o crescimento de sua articulação política e amplia sua presença em uma das cidades mais importantes da Grande Ilha.

Ao anunciar o apoio, Natércio destacou a relação de confiança construída com Tiago Fernandes e afirmou que ambos compartilham o mesmo propósito de trabalhar pelo desenvolvimento da população. O vice-prefeito ressaltou a dedicação, a disposição para o trabalho e o compromisso social do pré-candidato, afirmando acreditar no projeto político que ele representa para o futuro do Maranhão.

A adesão de Natércio Santos é vista como um reforço estratégico para a pré-campanha de Tiago Fernandes em São José de Ribamar, cidade onde ele já foi secretário de Saúde e mantém forte presença política.

Com influência consolidada no município e bom trânsito entre diversas lideranças locais, Natércio pode contribuir para ampliar a votação de Tiago, que já conta com significativa capilaridade política e o apoio de vários vereadores ribamarenses. O movimento fortalece ainda mais uma pré-candidatura que vem acumulando adesões e se consolidando como uma das que mais crescem na disputa de 2026.