Roberto Rocha admite: matéria de O Estado foi fiel

* Por Ronaldo Rocha

Rocha admite declarações a jornalista de O Estado

Em nota, o vice-prefeito eleito Roberto Rocha (PSB) admitiu que a reportagem de O Estado que trata sobre a crise do transporte público e da possibilidade de reajuste de tarifa de ônibus de São Luís, foi fiel às suas declarações.

Rocha havia afirmado a O Estado que “há necessidade de reajuste da tarifa”. “Essas empresas estão devendo ISS porque aquele acordo que foi feito na gestão anterior [Tadeu Palácio] é inconstitucional, não vale… Enquanto isso, a gente sabe, todos os custos fixos estão aumentando, como combustível, pneu, etc. Então não tem como cobrar transporte de qualidade desta forma”, argumentou.

Ele também havia informado ao repórter que a licitação das linhas de ônibus não deverão ocorrer antes do aumento da passagem. “Se for lançar uma licitação com a tarifa de R$ 2,10 quem é que comparece? Qual empresa no Brasil terá interesse em concorrer no Maranhão com uma tarifa nesse valor? Nenhuma, nem as daqui”.

Na nota, o vice-prefeito diz que discorda apenas da manchete, considerada ofensiva por ele.

“A matéria do Jornal é FIEL, a manchete que é maldosa. Para quem não sabe, a matéria de um jornal é feita por quem entrevista, mas a manchete é feita por outra pessoa, e, via de regra, o que vende é a manchete”, destaca.

Roberto Rocha só não explica onde está a “maldade” da manchete. Afinal, o título diz: “Equipe de transição de Edivaldo já estuda reajuste de tarifa de ônibus”.

É exatamente o que retrata o texto, logo no primeiro parágrafo da reportagem. Em momento algum, a reportagem de O Estado diz que Edivaldo fará o reajuste da tarifa em seu governo, mas que ele estuda essa possibilidade, como afirmou e reafirmou Rocha em nota.

Se considerou a manchete maldosa, o vice-prefeito teria pelo mesmo conceito e motivo, que alinhar esse pensamento a todo o texto. Mas não, ele admite veracidade e fidelidade naquilo que declarou a O Estado.

Maldosa talvez teria sido a atitude da turma do PCdoB, que logo após a publicação da reportagem, se antecipou ao próprio vice-prefeito e indicou nas redes sociais uma suposta “manipulação dos fatos”. O que em primeiro momento foi desmontado por este blog e pelo blog de Marco D’Eça, com a disponibilização do áudio da entrevista – e em seguida foi desmentido pelo próprio vice-prefeito, que confirma cada palavra dada a O Estado.

* É jornalista, repórter de Política de O Estado

14 pensou em “Roberto Rocha admite: matéria de O Estado foi fiel

  1. ASSUMIR ERROS É UM ATO DE GRANDEZA E MATURIDADE ESPIRITUAL, NÃO EXISTE SER HUMANO PERFEITO, NEM CRISTO SE QUER, AGRADOU A TODOS, PARABÉNS AO ROCHA..

  2. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!!!
    Caboclo, BOB ROCHA é muito carudo. Eu não sei onde uma pessoa encontra tanta força para tamanho cinismo! Ele pensa que no Maranhão só tem doido ou coisa parecida. Em seu Facebook, ele tentou desqualificar essa matéria, dizendo que não anunciou nenhum aumento. Ora, nenhum momento foi dito que BOB ROCHA havia anunciado aumento de passagem!! Claro, ele não é prefeito!!
    O que todo o Maranhão ouviu em bom e claro som, foi ele PROPOR aumento de passagem!!!
    Isso sim, ele PROPÔS aumento de passagem, sob o argumento de que era necessário para a melhoria do sistema. Isso ele não pode negar, ficou gravado o áudio.
    Agora, ele vem tentar enganar o povo dizendo que não anunciou o aumento. ANUNCIAR ele não poderia e nem pode. Ele não é prefeito e ainda nem assumiu como vice.
    Não embarque nessa também. Ninguem disse que ele anunciou aumento de passagem. Anunciar é uma coisa, propor é outra totalmente diferente.
    Na verdade, agora essa turma vai começar a pagar as contas de campanhas, as custas do povo. Não foi a toa que a campanha de Holandinha foi a mais cara, de fazer inveja a qualquer politico milionário. Em todos os bairros da cidade, foi motado um comite de Holandinha; cartazes bem feitos e caros foram espraidos em toda cidade. Eu nunca tinha visto uma campanha tão cara!!! A de Castelo ficou foi longe. Também com os investimentos que as empresas de ônibus fizeram na campanha dele. Agora, vem o pagamento da fatura! Foi por isso que os donos de empresa de ônibus correram todos para o boing de Holandinha com medo do VLT de Castelo. O povo agora vai tomar conhecimento da verdadeira face de Bob Rocha e Holandinha.
    A dívida deve ser muito grande, pois com tantos outros assuntos emergenciais para serer tratados, BOB ROCHA vem logo com a conversa desse aumento. São luis é muito boa mesmo. Essa é a primeira vez que vejo o poder executivo municipal sair na frente propondo aumento de passagens. Em outras épocas eram os empresários que ameaçam até com greve ou ações judiciais.
    Emergencia e falida está a eduação do municipio e a saúde.
    Será se BOB ROCHA sabe que até hoje as escolas municipais da zona rural estão sem aulas? E a saúde do municipio? Essa sim, é que deveria ser a discussão. Nesses setores, tivesse ele algum compromisso com a população, é deveria ser proposta uma imediata intervenção…
    Dessaa forma, só os empresários agradessem…a fatura começou a ser paga!

  3. oi GILBERTO, SOU FUNCIONARIA DA PREFEITURA DE RIBAMAR, PROFESSORA CONCURSADA E TIVE A TRISTE NOTICIA HJ QUE AMANHA O PREFEITO GIL CUTRIM NÃO PAGARÁ O NOSSO 14º SALÁRIO. GOSTARIA DE SABER SE VC SABE ALGUMA COISA A RESPEITO.
    EXISTE UMA LEI SANCIONADA PELO PRÓPRIO PREFEITO QUE GARANTE O PAGAMENTO ANUAL DO 14º PARA O MAGISTERIO DE ATÉ 1.500,00. É LEI QUE ELE MESMO SANCIONOU E AGORA? ELE É ADVOGADO E ELE MESMO NÃO CUMPRE NEM AS LEIS QUE ELE ASSUME???

  4. Peço desculpa por encher este espaço com meus comentários, mas vejo nas declarações do sr. Rocha demostração de equilibrio. O prefeito eleito quando assumir terá que enfrentar a realidade. Vejo no PC do B uma ambição de domínio, querendo que o povo viva com a ilusão de que tudos será como nós o povo desejamos. Desejamos sim tudo de bom para nosso estado, mas só desejo não basta. Temos que aceitar a realidade. Sou povo e quero muito, mas me parece que o partido comunista está vendo seus interesses e não os da gente.

  5. Gilberto,
    O Vice-Prefeito só inverteu as ações. Todo mundo sabe que o transporte público de São Luis tem problemas e sérios, mas deveria ser discutido primeiro o melhoramento desse transporte, para só depois pensar em aumentar a tarifa. O que não é admissível é pagar mais caro pelo mesmo serviço que já não atende com eficácia a população. Também não adianta agente criticar um sistema que agente não conhece por dentro. É pra isso que existem no mercado, especialistas para estudar esse tipo de situação e mostrar qual seria a saída. Em São Luis nós temos vários problemas de difícil solução, alêm do transporte público. Com certeza a demagogia não vai resolver. As coisas precisam ser discutidas com seriedade e, nesses casos, a população não quer saber quem é quem e de qual lado está. O importante é que o problema seja discutido e pelo menos amenizado.

Os comentários estão fechados.