COLUNA DO SARNEY: Ares de dezembro

Dezembro chegou e com ele o gosto do ano novo. Já começam a badalar os sinos do Natal, no mês desta festa universal em que toda a Humanidade se reconcilia na alegria do despertar de que todos somos habitantes do mesmo barco, esta bela Terra que gira sobre o seu eixo e em torno do sol, e já nesta dualidade de movimento nos ensina o destino de nós mesmos, circulando em torno dos nossos sonhos e das vicissitudes do viver. Mas, por outro lado, girando em torno do sol nos mostra que não podemos estar só no egoísmo de nós mesmos, mas vinculados a uma lei que interliga as estrelas e os outros objetos cósmicos a nós, que do universo fazemos parte.

Aqui no Maranhão havia um velho provérbio que ouvi muitas vezes na minha infância e juventude, quando se falava das pessoas de humor duplo, que iam da expansividade até a tristeza, em questão de segundos: “É como os sinos de São Pantaleão, que repicam nas alegrias e dobram nos defuntos”. Era uma alusão aos enterros que por ali passavam, numa cidade sem carros, quando todos tinham de levar os amigos ao Gavião, e o caminho era a Rua de São Pantaleão.

Os meses também têm seu rosto, e se dizem que “Maior é trovão e raio, se junho é do fogo e de São João”, “Agosto, mês de desgosto”, dezembro é todo fitas, luzes, música, bebidas, alegrias e tempo de perdoar e celebrar a vida, celebrando o Criador.

Até a presidente da República, saindo da montanha de problemas que está vivendo, vem juntar-se e associar-se conosco, chegando amanhã a São Luís. Disse-me ela que vem para abraçar a cidade no ano do 4º Centenário, antes que ele acabe, porque infelizmente ela não conseguiu sair de Brasília em setembro. E disse-me mais, que abraçando São Luís e seu povo estava abraçando o Maranhão. Respondi-lhe que eu sempre digo que “falar São Luís é falar Maranhão”. A cidade se confunde com o estado. A presidente Dilma é esta criatura tão querida pelo povo brasileiro, pelo grande governo que está fazendo, de harmonia e de seriedade. Vamos dançar com ela, neste estado em que ela teve a maior votação no 1º turno das últimas eleições.

Entremos em dezembro com o estado de espírito da fraternidade e do amor, pensado positivo, no progresso do Maranhão e na felicidade do seu povo. Quando assumi o governo do Maranhão disse no meu discurso de posse: “Fazer um bom governo é fazer a felicidade do povo”.

Agora, com mais alguns anos de vida, entro em dezembro atendendo ao mandamento de Cristo, perdoando meus inimigos e louvando a Deus, o nosso sol, para que ele nos ilumine.

Mas não nos esqueçamos de dizer a dezembro que ele chegue trazendo chuva, pois dela estamos precisando, para um fim de ano verde, quando o Maranhão fica mais belo. O padre Vieira já nos chamava “Maracatins do Maranhão, gente mais bem criada nas águas!”

11 pensou em “COLUNA DO SARNEY: Ares de dezembro

  1. Pq vc publica essas baboseiras que Sarney escreve hein? Vc deve ser o unico. Será por causa do patrocinio do governo do Estado ao blog?!

      • concordo, um homem com tanta inteligencia sempre tem algo interesante para nus agregar… gosto muito do Sarney e adimiro muito tudo, tudo que ele faz pelo nosso Estado!

    • TTO, o assunto não lhe agrada? Não leia! Pelo visto você não tem ninguém na área literária. SE EU FIZESSE UM COMENTÁRIO DESSE SERIA CHAMADO IDIOTA.
      SABE GILBERTO? SOU IDIOTA MESMO PORQUE NÃO SEI VALORIZAR-ME, LENDO O QUE O ILUSTRE TTO ESCREVU.

  2. O que é isso rapaz… o homem é bom de texto. Do que ele é ruim, mesmo, é de conteudo. Foge de temas relevantes pra abordar amenidades. Assim, mantem-se longe de questionamentos polemicos e de desgastes com o Sistema a que sempre serviu. Contudo, não livra-se do descredito com a opinião publica.

  3. Manoel da cruz pra mim vc. e um OTARIO? que vantagem tem bajular. o tirano senador sarney, visita o interior do maranhao qr.vc vai ver o estrago qr. sarney causou a essa gente….

  4. A simpliscidade dos textos de Zé Sarney, nem se compara com os belo textos, que ele usa como argumentos para fazer um pedido de cargos ou de prejudicar os seus algozes. Sarney na realidade é um lobo vestido em pele de cordeiro. Sarney é um homem muito bom… mais pra sua familia e seu parentes.

  5. gosto de sarney, do que ele escreve mas principalmente do que ele representa pro Estado, muita gente fala dele simplesmente por repetição, incutiu por asmose q ele e ruim, isso dito por meia duzia de falsos intelectuais que se jugam melhores q os outros pq leram meia duzia de livros e foram a facudade, mais no fundo admiram a inteligencia e a grandeza desse homem de glorias chamado JOSE SARNEY

Os comentários estão fechados.