João Castelo suspendeu repasses ao Socorrão I durante a campanha

Não se sabe ainda por que, mas o ex-prefeito João Castelo (PSDB) simplesmente suspendeu os repasses de recursos ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) durante praticamente todo o período eleitoral.

Segundo planilha a que o blog teve acesso no fim de semana (veja acima), o último grande aporte para o hospital ocorreu dia 28 de maio do ano passado.

De lá, até dois dias antes do primeiro turno, nada. Ainda não há informações sobre o histórico de repasses para outras unidades.

No caso do Socorrão I, no entanto, o que aconteceu nesse hiato pode ter sido determinante para o caos que se instalou no hospital no fim do ano e corrobora a tese do secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad.

Segundo ele, o que foi constatado pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que o caos na rede municipal de urgência e emergência não foi gerado pela falta de recursos, mas pela má gestão e aplicação incorreta das verbas destinadas às unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de São Luís.

Murad apresentou agora pela manhã à governadora Roseana Sarney um relatório sobre a ação emergencial realizada no final do ano de 2012 na rede municipal de saúde, e a real situação administrativa encontrada no sistema de urgência e emergência de São Luís.

Desvio

As suspeitas de desvios de recursos da saúde acabaram levando a Polícia Federal a deflagrar, há duas semanas, a Operação Acauã, que desbaratou um esquema no Samu de São Luís. NO curso das investigações, descobriu-se que o combustível que deveria abastecer as ambulâncias do serviço pode ter sido desviado para a campanha do ex-prefeito tucano e de vereadores aliados.

A PF descobriu, por exemplo, que o valor gasto com combustíveis quintuplicou no mês decisivo da campanha. Até setembro, eram gastos cerca de R$ 20 mil por mês. Em outubro, exatamente o mês das eleições, esse valor subiu para R$ 100 mil.

O aumento chamou a atenção dos federais. “Apesar de estar ainda no início, podemos adiantar que há fortes indícios de que a verba do combustível possa ter sido usada no ano passado, em campanhas de candidatos a prefeitos e vereadores”, revelou o delegado.

15 pensou em “João Castelo suspendeu repasses ao Socorrão I durante a campanha

  1. Quer dizer quê, o sinônimo de Ordinário significa Castelo, tá na cara que Castelo foi promíscuo, irresponsável mesmo, depois de batido o martelo pela PF, ele deve ser preso por ladroagem, malversação do erário publico.
    Se for confirmado essa safadeza de Castelo, ele deveria ser acorrentado, pendurado, num rio de piranha para ser bicado até a morte… ainda é pouco, castigo pior só para o corno.

  2. Vão apurar tudo e não vai dar em nada.
    Deu em alguma coisa o caso do Mensalão?
    Tem algum condenado cumprindo pena?
    Tem é condenado esfregando o dedo na cara de jornalista e assumindo cadeira de deputado federal.
    É preciso que a gente se convença de uma vez por todas que o Zé Nilson, ex-prefeito de Martinópole, está coberto de razão quando diz que DINHEIRO PÚBLICO EXISTE É PARA SER ROUBADO.
    Este Zé Nilson responde a cinco processos desde 2002 e até hoje não saiu nenhuma setença condenatória. Ele continua mangando de todos nós, a quem só chama de CONTRIBUINTES OTÁRIOS.
    Se o MP público sabe disto?
    Sabe!
    Eu entreguei uma gravação com declarações deste Zé Nilson à promotora da cidade. Dias depois ela me disse que tinha encaminhado a gravação ao TJCE.
    Resumo da opera bufa:
    NÃO ACONTECEU ATÉ HOJE NADA COM ZÉ NILSON.
    Continua participando da política em Martinópole.
    E o mais incrível:
    É PROFESSOR DE ÉTICA NA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ.
    Parece até mentira.
    ISTO É BRASIL!

  3. E certamente os Vereadores que se beneficiaram com o CAOS provocado
    pelo suposto desvio de recursos federais, são exatamente os antigos
    ou melhor dizendo os reeleitos que fazem parte do GRUPO DOS 19,
    COMANDADOS PELO “ETERNO” PRESIDENTE ISAÍAS PEREIRINHA.
    que sabiam o que estava acontecendo, mas para o seu beneficio, fecharam os olhos,
    foram coniventes, e cúmplices destes crimes praticado contra o povo ludovicense.
    Entre eles desponta o secretario de saúde da época em que estes lamentáveis fatos ocorreram, e um velho conhecido variador que é engenheiro, e foi muitas muitas vezes 1º Secretario da Câmara Municipal de São Luis, e sua esposa comandava a SEMCAS, Até um professor e apresentador de programas de televisão, que quando apresentador, denunciava e baixava o sarrafo em todo mundo, mas quando passou a apoiar o Castelo, ficou cego, mudo e surdo, (não foi reeleito), tem também um variador que é funcionário do Ministério da Fazenda, que hoje é 1º secretario da Câmara Municipal de São Luis, engenheiro civil,e dono de empresas da área da construção civil, cujas empresas durante toda a administração de Castelo trabalharam para a prefeitura e certamente Castelo não ficou devendo nada para as empresas deste vereador amigo seu.
    É publico e notório que a SECRETARIA DE ESPORTES(SEDEL) era do Pereirinha,( Castelo nunca procurou saber o real valor daquelas torres de iluminação do estadio Nhozinho Santos, pois todos sabem que o dinheiro gasto naquelas torres daria para construir uma 10) sem falar que toda família destes apoiadores ganhavam altíssimos salários da prefeitura de São Luis.
    Já falou um antigo Filosofo, ” Que cada povo tem os governantes que merecem”, pois os grandes apoiadores de Castelo foram reeleitos e Castelo NÃO. !!
    Fica também um velho ditado, muito em evidencia nos nossos dias ” Festa de Rato não sobra queijo”.

  4. Esse papo de Castelo já tá fedendo. Todo dia Castelo fez isso deixou de fazer aquilo. Pro inferno. Até quando vão ficar remexendo esse tema? Não tem mais assunto? É paixão!

  5. Enquanto acusado de desviar milhões ficam soltos, um suspeito de furtar dois pares de sapato, uma camisa polo e uma calça jeans no interior de uma loja de departamentos localizada no Rio Anil Shopping no Turu foi preso nesse último fim de semana em nossa cidade (http://folhamaranhao.com/noticias/policia/preso-suspeito-de-roubar-loja-no-rio-anil-shopping-29125.html)

    Depois nossos gestores reclamam quando dizemos que o sistema penitenciário destinado aos 3 Ps (pretos, pobres e prostitutas).

  6. O pior é que o povo,daqui a dois anos ja esqueceu tudo,ai vao eleger a filha dele (GADENINHA) e daqui a 4 anos daram novo mandato a esse […]. LAMENTAVEL.

  7. Parabéns Blogueiro, pelo menos está fazendo tua função que é informar, e parece que há um pouco de imparcialidade aqui.

Os comentários estão fechados.