Hospital Geral realiza cirurgias de próstata com técnica inédita no Maranhão

20130915-150412.jpg

O Hospital Estadual de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral) passa a adotar esta semana uma nova técnica nas cirurgias de redução de próstata. Trata-se da Vaporização de Plasma Button, ou “eletrovaporização”, que diminui o tempo de internação dos pacientes.

A técnica inovadora foi utilizada em três cirurgias de redução de próstata realizadas na manhã de sábado (14), no Hospital Geral, como parte do I Simpósio de Vaporização da Próstata com Plasma Botton, promovido em São Luís no fim de semana para divulgar essa técnica.

Apresentada em 2009 na Áustria, a técnica somente em 2011 passou a ser difundida para outros países. Em 2013 foi consolidada em congresso de medicina na cidade de Milão, na Itália, e chegou ao Brasil admitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sociedades Médicas.

O incentivador do uso da técnica no Brasil é o especialista em urologia Mirandolino Mariano, mestre em clínica médica e doutor em cirurgia. Foi ele quem realizou os três procedimentos no Hospital Geral. “Trata-se de um grande avanço no tratamento de casos de hiperplasia prostática benigna(HPB), que é o crescimento benigno da próstata”, explicou.

Segundo Mirandolino Mariano, trata-se de uma modificação relevante no modo como se fazia esses tratamentos. “Nos últimos cinco anos, essa técnica se mostrou cada vez mais satisfatória e eficaz, reduzindo inclusive riscos e período de internação e recuperação destes pacientes”, afirmou.

Um comentário em “Hospital Geral realiza cirurgias de próstata com técnica inédita no Maranhão

  1. Prefeito Tema pede segurança para o povo de Tuntum, secretário estadual promete e nada faz.
    Secretário de Segurança e prefeito Tema

    No inicio deste atual mandato, mais precisamente no dia 18 de fevereiro de 2013, o prefeito Tema preocupado com a violência no município procurou o secretário estadual de segurança publica, Aloísio Mendes, para falar a real situação da segurança publica em Tuntum.
    Mendes prometeu ao Tema que ia tomar varias providencias, para melhorar a segurança da população tuntuense. O secretário prometeu construir uma delegacia, um novo quartel, mandar viaturas, colocar um delegado e aumentar o efetivo policial. Porem até agora só uma viatura chegou a Tuntum.
    A violência aumenta a cada dia em nosso município, pessoas são assassinadas e nada foi feito pelas autoridades competentes no intuito de diminuir ou acabar com está onda de violência que assola Tuntum, pior o Estado fez da delegacia de Tuntum um deposito de criminosos e sem estrutura nenhuma.
    Ontem uma jovem de 16 anos foi morta e até o momento ninguém sabe nem de onde veio o disparo. As Policia tanto Civil quanto Militar, não tem efetivo, falta delegado para comandar as investigações, infelizmente poderá ser mais um crime sem solução, para a viatura da PM não tem combustível e quando tem é o município que coloca, porque o estado que é responsável pela Policia Militar não faz nem o mínimo que é abastecer a viatura.

    Todo Maranhão sabe que há descaso do governo do estado com o município de Tuntum, na verdade com o povo de Tuntum. O momento é delicado, estamos à mercê da violência, por um simples capricho da governadora Roseana Sarney, que parece odiar o povo de Tuntum e vê o seu fim. Não podemos mais esperar tem que ser tomada algumas atitudes. Pedimos que pelo menos o Ministério Publico interfira junto a Secretária de Segurança Publica do Estado e consiga convencer o secretário de mandar para Tuntum pelo menos o mínimo que é um delegado.

Os comentários estão fechados.