PM é morto a tiros no Tibiri; feridos em incêndio a ônibus

Um sargento reformado da Polícia Militar do Maranhão foi morto a tiros, na noite desta sexta-feira (3), no Tibiri.

O militar, identificado como Antonio Cesar Cerejo, estava com a companheira em um bar quando foi alvejado. O autor dos disparos chegou em um Celta prata. Foram quatro tiros, três certeiros.

O sargento chegou a serlevado para o Socorrão II, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) não confirma ligação entre o homicídio e a série de ataques orquestrada pelo crime organizado, na noite de hoje, em pelo menos quatro pontos da cidade.

onibusÔnibus

Além dos ônibus incendiados no João Paulo, na Areinha e no Jardim América, a SSP já confirmou o incêndio de mais um veículo, na Vla Sarney.

Nesse caso, houve quatro feridos: duas crianças, um jovem e um idoso. Todos foram encaminhados ao Socorrão I, com queimaduras no corpo.

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar apurou que a ordem para os ataques partiu de dentro de Pedrinhas, numas suposta retaliação à rigidez da segurança no Complexo Penitenciário, atualmente tomado pela PM.

Nota da SSP

“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já identificou de onde saiu a ordem e quem as recebeu para a execução dos ataques ocorridos na noite desta sexta-feira (3), em São Luís, e já está trabalhando para  prender os envolvidos nos atos de vandalismo e violência.

A SSP ressalta que trabalha para garantir a segurança e a tranquilidade da população maranhense. Esclarece, ainda, que essas ações de bandidos são uma tentativa de reação às medidas adotadas, por meio da Polícia Militar, visando disciplinar, organizar e combater a criminalidade nas unidades prisionais da capital.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), foram registrados quatro atos de vandalismo envolvendo ônibus coletivo, que foram incendiados, alguns parcialmente. O primeiro ocorreu no bairro João Paulo, onde cerca de 5 homens interceptaram o veículo, mandaram os passageiros descerem e atearam fogo. Houve atos também na Vila Sarney, Ilhinha e uma tentativa no Jardim América.

Em todas as ocorrências, as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados. O 9º Distrito Policial (São Francisco) também foi alvo dos bandidos, que dispararam tiros contra o prédio.

A SSP confirmou a morte do policial militar reformado Antonio Cesar Cerejo, no bairro do Maracanã, mas ainda não há indícios de que o crime esteja relacionado com os ataques.

Várias diligências estão sendo feitas neste momento, com reforço das operações, blitz e incursões do Sistema de Segurança em conjunto com as equipes de inteligência para localizar e prender os participantes destes atos criminosos. Imagens captadas pelo Sistema de Videomonitoramento também estão sendo analisadas pelas polícias e alguns envolvidos já foram identificados.

O Governo do Maranhão reafirma que não compactua com atos de violência e que continua agindo em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança.

Informa, ainda, que a Polícia Militar já está adotando providências complementares nas unidades prisionais de São Luís, como no Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Prisional de Pedrinhas.

Entre elas, estão a ampliação da vigilância com videomonitoramento; a intensificação das revistas nas celas; o aumento da fiscalização interna com o Batalhão de Choque e da fiscalização externa com rondas”

11 pensou em “PM é morto a tiros no Tibiri; feridos em incêndio a ônibus

  1. Está provado que este sistema de segurança do Estado está falido e acabado. O que está faltando para haver mudanças nesta equipe? O Governo Federal precisa intervir imediatamente no estado do Maranhão, só assim voltará a reinar a PAZ e a SEGURANÇA em nossa terra.

  2. Exma. Sra. Governadora do Estado do Maranhão,
    O povo cansou desta ausência de comando e de insegurança que perdura em todo o Estado, ou V. Exa. exonerá imediatamente o atual Secretario de segurança e coloca um homem de personalidade no comando (12 horas), ou não terá a mínima chance de eleger o seu sucessor, seja ele quem for. Digo isso como simpatizante e eleitor do grupo, que não simpatiza com Flávio Dino, mas que não agüenta mais tamanha omissão e negligência!
    Digo mais, V. Exa., corre o risco de não só findar e enterrar a história política do “grupo Sarney” e o legado do seu Pai (derrotar o vitorinismo e implantar as bases de um Maranhão urbano), como também de sofrer protestos populares pela sua “expulsão do Palácio dos Leões”.
    Movimento do qual infelizmente, pela condição de eleitor freqüente, terei de participar, inclusive de já convocando o povo para o ato de protesto pacifico domingo às 10:00 em frente ao Palácio dos Leões, todo mundo usando roupas pretas em sinal de protesto/luto/insatisfação pelo “falecimento” da segurança publica no MA.
    A oposição ganhará mais um voto de protesto!
    Escolha!!!!!
    Sds.,
    Cidadão Maranhense.

  3. Ninguém deve se preocupar com esses probleminhas, o Maranhão é um estado privilegiado, aqui a violência esta confinada no presídio de Pedrinhas e essa sensação de insegurança é aparente. A situação esta sob controle, o povo deve apoiar os governantes eleitos democraticamente e agora em 2014, votar pela continuidade da política atual sem se aventurar a mudanças que, com certeza, não terão resultados satisfatórios para o povo maranhense que é ordeiro e trabalhador.

    • Meu Pinto
      Queria ver se você iria continuar com esse mesmo pensamento, se uma das vítimas de ontem que tiveram seu corpos queimados fosse um de seus familiares…

      • O problema dessa nossa oposição, Arnaldo, é que eles relevam tudo para atingir o “grupo Sarney”. Vibravam ontem por conta dos ataques, enquanto pais e mães de família sofriam sem ônibus e, alguns, vítimas de queimaduras. Lamentável

  4. Retaliação!! Rapaz se esse governo não consegui conter esse povo de dentro da cadeia que dita ordens para fora isso quer dizer q eles estão mais organizados que a policia, estamos ferrados e olha que na promessa e isso ninguém fala a governadora disse que eu podia dormir de portas abertas…

  5. MEU DEPUTADO ALUÍSIO MENDES!!! Esse bicho, alienígena, forasteiro, candango, quem se candidatar a dep federal pra representar os interesses dos maranhenses! pode? LIXO. ALUÍSIO LIXO, pega tua cachorra e vaza pra Brasília!

  6. Guerra, é uma sucessão de batalhas; umas se perde, outras se ganha…

    Lembrem-se: o novo Comando da PM, chegou “fazendo gols, numa partida que estávamos perdendo de capote…”. É natural que aqueles que estavam se achando os únicos donos da Ilha, queiram também mostrar a força que (ainda) tem.

    Não se muda um cenário catastrófico, como o que estava (e ainda está), da noite pro dia.

    Ainda estou moderadamente otimista com o novo comando. O que na minha opinião deveria ser mudado, seriam outras
    peças desse tabuleiro, por exemplo, pq não colocam o João Alberto na Secretaria de Segurança, ou qualquer outro que saiba “dançar” melhor esta “musica”??

    Mas voltando, guerra é como novela e quem sabe, o “ator principal” consiga retomar o papel de “protagonista”, estamos torcendo, mas esperemos o próximos capítulos…

  7. Nitidamente, este “Cidadão Maranhense” é um esquerdista rôxo! Escreve uma carta “disse que” simpatizante do Governo, mas tendo toda a essência autoritária de um comunista…kkkk

Os comentários estão fechados.