Não faz sentido questionar DataM agora

Uma das pesquisas DataM de 2012

Uma das pesquisas DataM de 2012

Tem razão quem sustenta que não faz sentido que analistas políticos, jornalistas ou quem quer que seja critiquem, nesse momento do jogo pré-eleitoral, o instituto DataM, que recentemente divulgou mais uma pesquisa que aponta larga vantagem de candidatos oposicionistas ao Governo do Estado e ao Senado.

As ligações entre o dono do instituto, jornalista José Machado, e o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), pré-candidato a senador, são conhecidas de todos.

Mas já o eram também quando, em 2012, o mesmo instituto fizera pelo menos uma dezena de pesquisas eleitorais na capital. Na ocasião, Rocha era o candidato ao cargo que hoje ocupa no Executivo. E não há nos registros daquela disputa qualquer notícia de manipulação de dados, de favorecimento do socialista e seu grupo, ou coisa parecida.

Pelo contrário: o DataM ficou conhecido como o instituo que acertou até nos décimos os números da eleição para prefeito de São Luís.

Portanto, não há como duvidar, agora, de qualquer número apresentado pela empresa. Se divergem da realidade, só o tempo poderá dizer…

10 pensou em “Não faz sentido questionar DataM agora

  1. É disso que eu falo, dentre todas ela praticamente gabaritou o resultado nas últimas eleições, mesmo com estreitas relações com RR não se deixou de lado a credibilidade do instituto.

  2. Eu considero a DATA M idonea sim! Pode ver que a grande maioria que torceu o nariz para o resultado come na mão de quem aparece na lanterninha da pesquisa…
    Não gostou? Apoia um candidato que preste e larga Roseana e seus comparsas de mão, rapá!

  3. A Data M é a única q tem moral para publicar pesquisas nesse estado, pois foi a única q sempre divulgou resultados consistentes e realmente palpáveis com a realidade.

  4. De fato, a Data M foi a unica que acertou as pesquisas da prefeitura, praticamente fechou com os números reais quando sasiu o resultado da eleição. Por isso vou continuar acreditando nesta. As outras são tudo compradas.

  5. Lembro um comentario seu que após a pesquisa todos os Institutos confirmaram os números, portando vc não questionar a lisura do mesmo, faz o mesmo com esse post, goste ou não goste a DataM construiu na eleição passada um nome. Parabens jornalista.

  6. Muito sensata e abalizada a observação do blogueiro, que assim demostra um certo desprendimento. Os que choramingam, deveriam pedir que seus senhores divulguem, então, suas pesquisas, que certamente estão intocadas.

  7. Puxa vida. Sensatez de um blogueiro intimamente ligado ao governo. Quisera todos houvessem se posicionado como vc. Parabéns!

  8. Caro colega jornalista,
    Ser justo e honesto é dever, obrigação. Mas fico feliz de saber que há lucidez no meio de uma discussão onde querem fazer prevalecer a completa inversão de valores éticos. Muitos dos que se arvoram de analista de pesquisas de opinião não sabem pôr uma vírgula no meio de um decimal. Mais do que agradecer pelo texto, parabenizo-o pela coerência com que emitiu sua opinião.

    José Machado

Os comentários estão fechados.