Prefeitura deve ampliar participação de São Luís na rota do turismo

turismoA Prefeitura de São Luís promove em setembro o Seminário “Impactos e Perspectivas dos Grandes Eventos no País”. O encontro tem como objetivo capacitar profissionais e discutir experiências de cidades sedes de grandes eventos. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (18) com 350 vagas para profissionais e estudantes da área de turismo e hotelaria.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Com o Seminário, será possível desenvolver um planejamento estratégico do turismo através de experiências de outras cidades. Os debates contarão com a presença de representantes do setor turístico de outros estados e será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro no auditório central da UFMA.

Durante o encontro, representantes do Ministério do Turismo e da Embratur irão apresentar pesquisa realizada no período da Copa do Mundo e tratar das políticas criadas para a realização tanto da Copa quanto das Olimpíadas em 2016. O espaço também permitirá a discussão sobre como o legado deixado por esses eventos pode ser utilizado pelos municípios que não sediam os jogos.

Haverá também uma mesa redonda com a participação de representantes das Secretarias de Turismo dos estados da Bahia e do Pará, para debater os “Desafios e Ações das Cidades Sedes e Não Sedes”. O secretário da Bahia, Pedro Galvão, representará as cidades que sediaram o evento enquanto o secretário do Pará, Adenauer Góes, falará em nome das capitais que possuem desafios semelhantes a São Luís e não sediaram o evento.

O Seminário também propiciará o debate de estratégias a serem adotadas na capital maranhense para ampliar a participação do município na rota do turismo nacional e atrair mais turistas estrangeiros que visitam o país. Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que o estrangeiro costuma ficar, em média, 24 dias no Brasil e frequenta pelo menos três destinos durante esse período. A intenção é aumentar a participação da capital maranhense na rota do turismo nacional a partir de novas estratégias para atrair ainda mais esse público.

Outro tema em discussão será a capacitação da profissão do turismólogo e inserção da categoria no mercado de trabalho. Para isso, haverá palestra e mesa redonda com turismólogos que atuam em São Luís. Entre os palestrantes, estará o consultor em turismo Mario Petrocchi, professor universitário, autor de cinco livros relacionados ao setor. Petrocchi é consultor do Sebrae Nacional, no âmbito do Programa Sebrae de Turismo, atuando como consultor orientador do projeto Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.

Também será realizada uma mesa redonda com o tema “Roteiros Culturais de São Luís”. Ao final das atividades, serão feitos grupos de trabalhos com as entidades do trade turístico para elaboração de cartas com propostas, que serão entregues ao prefeito Edivaldo e ao próximo governador do Maranhão. As cartas subsidiarão a construção do planejamento estratégico da cidade.

(As informações são da Prefeitura de São Luís)

5 pensou em “Prefeitura deve ampliar participação de São Luís na rota do turismo

  1. Acho super positivo essa atitude de investir e se preocupar com o turismo da cidade, até porque o dito cujo anda em baixa. O governo que sempre se gabou de fazer isso e aquilo em prol do turismo, na verdade não está espetando nem gelatina com prego. Mas vejo que o município, apesar de não receber ajuda nenhuma do governo, está fazendo algo de bom pelo nosso turismo.

  2. São Luís tem um pontencial turístico elevado e que quase nunca foi trabalhado pelo governo do estado, praia sujas, sem estrutura, lago da jansen a monotomia de sempre, centro histórico só drogas nem policiamento tem lá, espero que o nosso proximo governador consiga faazer junto com a prefeitura o que a familia saqrney nunca fez p nosso estado.

  3. bacana a idea desse encontro, vai servir para inserir são luís no roteiro turístico. potencial a cidade tem e muito, espero que a secretaria consiga alavancar esse potencial.

  4. Uma excelente oportunidade para todos q trabalham neste setor. A nossa cidade precisa mesmo de mais eventos como esse para abrir a mente dos profissionais e dos estudantes q estão se preparando para encarar o mercado de trabalho.

  5. Mais uma vez um encontro para “discutir”.
    Ações, investimentos pesados, mídia, infra… nada.
    Turismo nunca foi prioridade além do blábláblá em SLZ.
    O cavalo já passou selado várias vezes, e agora, num momento de pura agonia que vive o turismo de receptivo no Estado, não só na cidade, vão discutir mais um pouco…
    Cansa!

Os comentários estão fechados.