Pesquisa Ibope/TV Mirante será divulgada hoje

O Ibope divulga hoje (2) a última pesquisa de intenções de votos para o Governo do Estado e para o Senado da República antes das eleições gerais, que serão realizadas no próximo domingo.

A pesquisa, contratada pela TV Mirante, filiada à Rede Globo, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o protocolo MA 00062/2014 e finaliza uma série de três levantamentos do instituto. A divulgação ocorrerá com exclusividade no JMTV 2ª edição. Os questionários começaram a ser aplicados no último sábado a um total de 1.204 eleitores maranhenses.

A expectativa em relação ao levantamento diz respeito à real diferença agora, entre os candidatos que protagonizam a disputa no estado, Flávio Dino

(PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão” e Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão”.

No primeiro levantamento, divulgado no dia 6 de setembro, a diferença entre os candidatos era de apenas 12 pontos percentuais.

Já no dia 20 de setembro a segunda pesquisa Ibope/TV Mirante apresentou um cenário totalmente diferente em relação ao primeiro levantamento. A diferença entre Flávio e Lobão Filho passou para 21 percentuais. Já os demais candidatos – Pedrosa, Josivaldo Corrêa e Saulo Arcangeli – somaram apenas 1%. A segunda pesquisa também ouviu 1.204 eleitores.

Na comparação com a primeira pesquisa, o candidato comunista cresceu 6 pontos percentuais e Lobão Filho perdeu 3 pontos.

Analistas políticos apontaram o caos no Sistema de Segurança Pública instalado em São Luís nos dias em que a segunda pesquisa era realizada, como o responsável pela diferença drástica para o primeiro levantamento.

Lobão, logo após a pesquisa, afirmou não acreditar que a diferença entre ele e Flávio ultrapassasse os primeiros 12 pontos apontados pelo instituto. “Vamos continuar nossa caminhada convictos de que temos reais condições de vencer essa eleição ainda no primeiro turno”, afirmou na ocasião.

A pesquisa a ser divulgada hoje medirá também a atuação dos três principais candidatos no debate da TV Mirante, terça-feira.

5 pensou em “Pesquisa Ibope/TV Mirante será divulgada hoje

Os comentários estão fechados.