Em resposta a Joaquim Haickel, Andrea Murad se diz vítima de machismo

Política ultrapassada, reações enérgicas

Por Andrea Murad

Caro Joaquim,

Tenho em você uma referência importante e sempre estou atenta às suas declarações opinando sobre os passos que tenho dado neste início da minha carreira como parlamentar. Confesso que, quando anunciei essa candidatura, já imaginava que viria algum comentário seu. Respeito a sua opinião, mas penso diferente. Agradeço a sua preocupação, mas vou aproveitar pra falar à todos que pensam que, por eu ser mulher e filha de político, sempre vou tomar decisões influenciadas pelo meu pai, Ricardo Murad. Está na hora da nossa classe política parar com esse pensamento machista de achar que uma política, por ser mulher, sempre tem um homem mandando por trás. Isso é um engano, eu, por exemplo, tomo as minhas decisões de acordo com as minhas vontades. De fato, tenho muito respeito e admiração pelo meu pai. Ele sempre viu em mim características para ser uma grande política, acredita em mim, mas o meu mandato e o meu desempenho não dependem de Ricardo Murad. Aliás, ele ficaria profundamente decepcionado se minha atuação dependesse dele. Este pensamento é ultrapassado e uma fuga para não admitirem que precisamos fazer o que é certo.

andreaConstrangimento? A minha ‘anticandidatura’ foi uma escolha minha e jamais será motivo de constrangimento para mim. Nem estou preocupada se terei apenas o meu voto. Mais uma vez, a classe política se mostra cada vez mais amedrontada com a nova política que se forma. Lancei uma candidatura pra marcar posição diante desse cenário porque nenhum outro teve a coragem de tomar a frente do que realmente nós representamos para o nosso eleitorado. Não é vergonha alguma ser oposição, defender uma causa, uma ideia e manter um posicionamento. Quem entra na política sabe muito bem que ela tem dois lados e que em algum momento terá que ser oposição e isso é natural. A alternância de poder é fundamental para a democracia e temos que respeitar a vontade do povo. Mas esse mesmo povo escolheu que eu ficasse na oposição e eu escolhi seguir e ser fiel aos compromissos assumidos com meus eleitores. E se meu amigo Joaquim me observar um pouco mais, verá que não sou mulher de ser comandada porque na política, acima de tudo, precisamos ter personalidade, caráter e palavra.

Exposição? Não estou expondo o meu grupo a uma derrota desnecessária até porque o meu grupo já se expôs o suficiente. Agora, se faz muito necessário o partido se posicionar onde realmente é o seu lugar, na oposição e, infelizmente, alguns acham que ainda não é o momento de enfrentar a realidade. Prova disso é o PMDB nunca pedir a minha opinião sobre a presidência da AL. Apenas decidiram sem levar em conta o meu pensamento e só se manifestaram porque eu fui à imprensa protestar pela candidatura única. Eu fui rebatida, prontamente, pelo meu próprio grupo. Nem assim, diante das divergências, fui chamada para opinar a respeito e quando fui chamada já estava tudo praticamente definido. Desde o início desse debate venho dizendo que o partido precisa se alinhar e dialogar. Não sou arrogante, não sou prepotente, não sou autoritária, respeito opiniões contrárias às minhas e acho o diálogo fundamental para resolver qualquer questão. Fui eleita como todos os outros, fui a deputada mais votada do partido, não acredito que o meu posicionamento não tenha que ser levado em conta, assim como o de qualquer outro membro.

Respeito a opinião de cada um, na política aliados também divergem, mas quero que o respeito seja recíproco. Ninguém vai mandar por mandar, achando que eu devo obediência pq comigo não irá funcionar assim. O partido agiu da mesma forma que o governo, impondo. Por isso, a minha candidatura é uma forma de protesto também contra o meu próprio grupo político e contra Flávio Dino, que quer calar a oposição atraindo todos os deputados com acordos pessoais para não ter oposição na AL. Agora, nem que seja apenas um deputado, a AL terá oposição. E na minha posição de candidata terei voz e atitude para dizer o que realmente penso sobre o que está acontecendo no cenário atual da nossa política.

13 pensou em “Em resposta a Joaquim Haickel, Andrea Murad se diz vítima de machismo

  1. Querida Andréa, não queira enganar a si mesma, vc sofre a influência pesada do seu genitor sim, vc uma neófita na política deveria sim, ser mais prudente, “cautela e caldo de galinha, não faz mau a ninguém”, Você me faz crer, “para ser político não necessita de competência e nem veracidade nas palavras, pois todos são o contrários”. Você por uma atitude arrebatadora, e os outros, por ser “Maria vai com as outras…
    Falo dos Deputados novatos como vc, e os outros que se diz oposição…

  2. GOSTO DESSA MULHER , ALÉM DE ACHAR ELA UM […]…QUERIA PODER CONHECE-LA MELHOR E ADORO ESSE JEITO ATREVIDO DELA ENFRENTAR ESSES BABACAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO…CONTE COMIGO MINHA LINDA…ADORO ESSA LOIRA!

  3. Querida Andrea,
    Sua resposta só confirma minha expectativa sobre o seu futuro na política. Você é uma mulher de coragem e fibra, mas achar isso não muda minha opinião sobre esse seu posicionamento meramente simbólico quanto à presidência da ALM. Os fatos que envolvem todo esse caso são bem mais complexos. Vou apenas dar dois exemplos disso. O PMDB isolado, com quatro deputados não terá direito a vagas nas mais importantes comissões da Casa, não poderá apreciar os projetos na comissão de Constituição e Justiça ou de Orçamento e o mais grave terá direito a um tempo muito reduzido nos horários de discursos, dificultando seu trabalho que demandará muito tempo.
    Sei de sua boa intenção, mas só isso não basta. É preciso bem mais.
    Saiba que não concordo com quem discrimina você ou qualquer outra pessoa. Oponho-me a qualquer um que seja intolerante ou preconceituoso, mas não consigo me calar quando acho que alguma coisa está errada e a sua candidatura é um equivoco. Uma atitude totalmente desnecessária que não agregará nenhum benefício em sua luta, a não ser uma exacerbada marcação de posição que já está mais que clara e se reafirmaria simplesmente com seu voto contra a escolha de Humberto Coutinho para presidência da ALM.
    Saiba que respeito suas escolhas, mesmo discordando delas. Sei que o mesmo ocorre com você. Essa atitude entre nós nos faz maiores que muitos daqueles que nos criticam e não conseguem respeitar as diferenças entre as pessoas.
    Abraço,
    Joaquim Haickel.

  4. Quem expõe nosso grupo é o oportunismo e a falta de coerência dessas “personalidades”, inclusive os “imortais”, que perderam a noção de que não há mais lugar para essa velha prática política. Ricardo Murad está anos luz desse povo! Vergonha e chacota é ver um Adriano Sarney se agachar perante o “poder”. Depois, de ver FlávioDino humilhar publicamente sua familia. Quem envergonha o nosso grupo é esse pessoal que não sabe ser oposição! Sou mais Andrea Murad. Meu orgulho! Representa meu pensamento. Está na hora do Pmdb reagir!

  5. Com certeza há machismo implícito, apesar do pai da mesma a manipular. O mesmo machismo que detonou com Anna Graziella. FD e MJ fizeram um circo ridículo com a situação do convento. Estão mais preocupados com símbolos do que com a pilhagem que foi feita no Maranhão este tempo todo. Enquanto isso, RM e FS dormem tranquilos resguardados pelos acordos sórdidos feitos com o governo nos bastidores.

  6. Fico triste em ver uma mulher dessa falar q foi a mais votada em seu partido o PMDB, logo uma mulher dessa q não tem nenhuma qualificação para tal votação, uma mulher que todos sabemos o porque da tamanha votação, uma pessoa sem história, uma pessoa eleita graças a muitas mortes em filas de hospital, recursos esses q se bem aplicados teríamos uma realidade diferentes em nossos hospitais pelo Maranhão, uma pessoa eleita graças ao sobrenome, uma pessoa q se não tivesse todo o dinheiro q foi gasto em sua campanha dificilmente teria atingido os 100 votos, fico triste em ver essa excelência falar porque não consigo ver boa vontade em sua palavras, vejo uma senhorita dessa fase em alternância de poder, vejo uma senhorita dessa falar em uma assembléia independente sendo q só louco acredita nisso, vejo uma senhora dessa falar em independência em relação ao seu pai, e ainda falar q quem há conhece sabe!! Vou ser sincero, não há conheço e todas as vezes q ilhei você em blogs, jornais e outros foi acompanhado do seu pai, até para aonde acenar para o povo foi indicado pelo seu pai, sabemos q você é uma peça usada pelas vontades de seu pai, sabemos que você dificilmente irá conseguir renovar seu mandato, sabemos q sem estar no governo e sem o sobrenome jamais iria se eleger, mostrar q você pode ser independente e isso não só ao executivo mas sim ao seu pai pode começar agora, e isso não é declarar sua candidatura nas sim ser mais realista com quem você representa, vamos devagar, 70 mil votos sabemos q as vezes nem sempre é por mérito!! Passe a encara esses 70 mil votos como um despropósito da polícia brasileira de quem tem muito ganha muitos votos e quem merece tira poucos, um abraço e que seu mandato sirva para o benefício do nosso Maranhão.

  7. Esse canalha que se esconde com pseudônimo de Macaberu Jr continua vomitando asneiras. Ninguém merece…..

  8. Deputada Andreia Murad meus parabéns pelo seu posicionamento tanto do seu partido PMDB mais as coisas por lá sempre foi resolvido e pronto por dois ou três , quanto a sua candidatura louvável mais fique sabem que tudo ê resolvido entre líderes e conforme os interesses dele pouco vale o companheiro de bloco ou se atende o anseio do povo ,Vá enfrente coragem e independência sempre pois assim seu eleitorado vai lhe respeitar

  9. NÃO OBSTANTE ADMIRAR A CORAGEM DESSA JOVEM, NÃO ME FURTAREI EM DIZER QUE OS PENSAMENTOS RETRÓGRADOS E OS COMPORTAMENTOS OLIGARGUICOS ESTÃO PRESENTES NO DNA DESSA DEPUTADA. ESSA HISTÓRIA DE QUE NÃO HAVERÁ INFLUENCIA DO PAI, É HISTÓRIA PRA BUMBA MEU BOI DORMIR.

Os comentários estão fechados.