Apocalipse no PSDB (pt.1): Brandão é humilhado em reunião do diretório

brandaEm reunião conturbada na manhã de segunda-feira (13), membros da cúpula do PSDB trocaram acusações e deixaram claro o descontentamento com o atual presidente da legenda, o vice-governador Carlos Brandão.

Participaram da reunião os ex-deputados Pinto Itamaraty e Gardênia Castelo, os vereadores José Joaquim, Eidmar Gomes e Gutemberg. Além do deputado estadual Sérgio Frota e do próprio Carlos Brandão e outros membros do partido.

A reunião foi convocada inicialmente para tratar de novas filiações, mas logo o assunto descambou para um festival de críticas, deboches e ataques. Brandão foi cobrado pela exclusão do PSDB no governo Flávio Dino.

Telma Pinheiro, que também estava na reunião, criticou a falta de coerência nos discursos. Segundo ela, apesar de toda a sua experiência e currículo comprovados, foi deixada de fora da gestão. Eidmar Gomes repetiu por várias vezes que apesar de ter entrado na campanha, também foi esquecida. Opinião compartilhada pelo deputado Sérgio Frota.

Um dos presentes lembrou que o ex-deputado Pinto Itamaraty, mesmo tendo sido um dos principais coordenadores da campanha na capital, teve sua participação no governo implodida. “Isso é uma humilhação”, disse um dos presentes.

O próprio Carlos Brandão foi alvo das críticas. Já que foi impedido de nomear membros do PSDB em seu próprio gabinete. O caso foi motivo de deboche: “Tu está muito forte, né Brandão?”, disse um dos parlamentares.

O presidente da legenda tentou acalmar os ânimos afirmando que em breve o secretário de desenvolvimento social, Neto Evangelista, iria acomodar os descontentes em sua secretaria. Foi prontamente desmentido por Pinto Itamaraty. “Não crie expectativas que não irão acontecer, Brandão”.

Em certo momento da reunião foi cobrado de Brandão uma explicação sobre a postura do governador Flávio Dino que acusa os manifestantes que criticam o governo federal de serem golpistas. “Então o Aécio é golpista, Brandão?”, disse Itamaraty.

Gardênia Castelo falou da disputa pela executiva municipal de São Luís e também discutiu com Pinto. O ex-deputado afirmou que tem a mesma liderança e densidade eleitoral que o deputado federal João Castelo. Gardênia lembrou aos presentes que a maioria havia sido convidada a entrar no partido por Castelo, inclusive o próprio Pinto Itamaraty. Segundo ela, isso explicitava o desejo do deputado em trabalhar pelo fortalecimento do PSDB e não de sua privatização por pequenos grupos.

Tudo indica que nos próximos dias o “Apocalipse Tucano” deve se acirrar. A falta de prestígio do partido no governo, os ataques indiretos do governador, o descontentamento com o presidente da legenda, a luta pelo controle da executiva municipal de São Luís e o risco de uma “diáspora” que imploda o PSDB no estado devem acalorar ainda mais os debates e acirrar a maior crise do tucanato maranhense em toda a sua história.

E  essa história ainda continua…

13 pensou em “Apocalipse no PSDB (pt.1): Brandão é humilhado em reunião do diretório

  1. Noticia Velha kkkk Saiu no Dr. Pêta em 05/04/2015

    E chegou por e-mail ao Dr. Pêta a informação de que tucanos e pedetistas do ‘baixo clero’, que deram bom suporte à campanha eleitoral de 2014, estão literalmente ‘órfãos’…, ficaram pelo meio do caminho!!! Atenta aos fatos, uma parlamentar federal anda acalentando os descontentes visando às eleições de ‘logo mais’!!! Ela só pensa ‘naquilo’!!!

    • Rapaz, o peta agora é vidente então. pq a reunião citada no post ocorreu na segunda-feira

  2. De fato, com uma liderança tão inexpressiva como a do atual presidente do PSDB, não é de se estranhar que os tucanos estejam bastante irritados, tiritando os bicos e subindo pelas paredes, com a habitual política do sr. Brandão, ou seja, de empurrar tudo quanto é problema com a barriga, como se nada lhe dissesse respeito.

    Pelo que sei, muitos tucanos que conheço, ou afiliados, estão tiriricas por que não conseguem sequer manter contato com o vice-governador, quer mesmo por telefone, tamanha é a blindagem de sua chefe de gabinete e secretária a sua volta.

    Ora, se os tucanos reclamam contra sua não-participação num governo onde o sr Brandão é o vice-governador, imaginem aqueles que, de uma forma ou de outra, sem filiação ao PSDB, ajudaram o vice e, até agora, não viram ou nada ouviram que lhes assegurassem um lugarzinho ao sol em alguma secretaria…

    A verdade é que, como dizem alguns, se depender do sr Brandão tucanos vão continuar batendo o bico como pica-pau sem ver nada, pois comentam que o homem é dado a somente a ajudar os seus muito próximos(?)… o resto… bem, o resto é o resto. E como dizia Chico Anísio: que se exploda!

    Raphael Vilhena

  3. Carlos Brandão só deus sabe como chegou onde está pois nunca fez nada para o Maranhão. Essa cara é uma vergonha.

  4. TA TODO MUNDO QUERENDO MAMAR NAS TETAS!!! A TELMA JA TA ATE APOSENTADA PQ NÃO PODE FALAR POR MOTIVO DA SUA GARGANTA!!!
    GENTE VAMOS TRABALHAR CON DIGNIDADE!!!

    • TA TODO MUNDO QUERENDO MAMAR NAS TETAS!!! A TELMA JA TA ATE APOSENTADA PQ NÃO PODE FALAR POR MOTIVO DA SUA GARGANTA!!!
      GENTE VAMOS TRABALHAR COM DIGNIDADE!!!

  5. Se fosse só o PSDB que estivesse sendo humilhado dessa maneira eu nem dizia nada. Mas a maioria dos aliados estão sendo tratados como lixo nesse governo. Surfando nessa onda de popularidade, Flávio Dino faz o que quer. Ele acha que só se elegeu por causa do povo. O lado político que o ajudou que se dane!
    No entanto, existe uma senha para ser bem tratado nesse governo: bajular Márcio Jerry e ser filiado no PC DO B.
    O fim dessa história será como?
    Levarão fumo em 2018!

  6. se eu fosse vereador do psdb já tinha saído desse partido a muito tempo.pois a secretário de neto evangelista só emprega os parente de brandão e de neto evangelista evangelista.enquanto isso as pessoas que ajudaram nao campanha,estão sem nada.

Os comentários estão fechados.