Flávio Dino quer trocar nome de Reynaldo Faray pelo de Papete na Concha da Lagoa

De O Estado

tweet

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou nesta semana que, após reformada, a Concha Acústica da Lagoa da Jansen passará a se chamar Espaço Papete, em homenagem ao cantor maranhense que morreu em maio deste ano, vítima de câncer de próstata. O anúncio, porém, acabou provocando um impasse, pois o mesmo local já levava o nome do teatrólogo, bailarino e coreógrafo Reynaldo Faray, teve um infarto em fevereiro de 2003 e acabou morrendo.

Por meio de uma rede social, o ator Cesar Boaes foi um dos que estranhou a mudança de nome. “Parabéns pela reforma e a homenagem a Papete é muito louvável, mas a concha acústica da Lagoa se chama Reinaldo Faray”, publicou.

Em entrevista a OEstadoMA.com, o artista Roberto Brandão, ex-diretor do Teatro Arthur Azevedo, afirmou que havia uma placa no local em que se oficializava a homenagem ao bailarino. “Foi uma grande homenagem das poucas ao Reynado Faray e eu acho ela deve ser mantida, pois foi a pessoa mais importante do movimento de teatro do Maranhão. Ele formou muitos artistas, introduziu o teatro infantil num momento em que não tínhamos muitas opções, influenciou toda uma geração do teatro. As escolas de dança que existem hoje no Maranhão, quase todos os dirigentes passaram por Reynaldo Faray e ele continua influenciando essa nova geração de dança. É uma expressão muito grande da nossa cultura que não pode ser esquecida. Ele deixou todo um legado”, considerou.

“Isso é um desrespeito com um homem que é o pioneiro do teatro e dança no Maranhão. É lastimável”, disse Ana Cristina Dourado, ex-aluna de Reynaldo Faray e que hoje comanda a escola de dança que leva os ensinamentos dele.

O assunto repercutiu nas redes sociais, sobretudo entre a classe artística do estado. “Não gosto desse negócio de trocar os nomes dos lugares de quem já foi homenageado. Tem tantos outros lugares a serem inaugurados”, escreveu uma internauta. “Dois grandes artistas dessa terra. Não tem cabimento trocar. A homenagem ao grande Papete não pode ser uma desfeita ao grande Reynaldo”, publicou um outro usuário.

Continue lendo.

12 pensou em “Flávio Dino quer trocar nome de Reynaldo Faray pelo de Papete na Concha da Lagoa

  1. Pessoal ainda não entendo esse susto!!! Será q as pessoas não entenderam o jeito desse governador comunista e autoritário??? Só faz o que ele quer é pronto!!! Parece aqueles meninos birrentos!!!! Dino nunca mais!!!!! Desprezo essas atitudes desse governador!!!!

  2. Flávio Dino dá muitos tiros no pé. Em 2015 ele queria denominar Humberto do Maracanã o Parque Folclórico da Vila Palmeira., mas tem uma lei que denomina o lugar com o nome de Coxinho, antigo cantador de boi já falecido. Ainda assim colocaram faixas com o nome fe Humberto de Maracanã. Tristeza.

  3. Esse governo ditador. Vamos derrota-lo agora não elegendo seu afilhado, e em 2018 vamos derrotar esse comunista.

  4. Esse Reinaldo Faray era um tremendo puxa-saco da oligarquia sarney . Vem daí essa celeuma em torno de nomes . O mais importante é que o governo está reconstruindo esse estado.

    • a que ponto chega a falta de noção comunista.. o cidadão nem vivo está mais e ainda assim é insultado dessa forma

      • Não conheci o Sr, Faray, mas pergunto, e se fosse puxa-saco de Sarney? Os méritos artisticos/intelectuais se anulariam por isso?
        Já Papete conheçi, e bem, além de um estraordinário músuco, tinha uma enorme simpatia por ……….Sarney.
        E dai ?

    • Puxa-saco? Só porque você não tem visão mental suficiente para distinguir o valor do Grupo Sarney e nem a capacidade do grande Reinaldo FARAY?
      CONTINUE com sua preferência política mas respeite a opção dos outros..

  5. Ao que sei, a doutrina marxista é de respeito aos fatos e à realidade. Bem, que o governador é comunista de araque e de sei lá mais que ocasião de sede intensa de se passar por ‘bam-bam-bam’, é fato. Dai, um capa impostor capa-preta desconsiderar a História é fraude mesmo. Alguma surpresa?

Os comentários estão fechados.