Adriano Sarney reafirma: “praias não estão despoluídas”

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) comentou reportagem da Folha de S. Paulo, divulgada hoje (5), apontando que todas as praias de São Luís estão impróprias para banho (saiba mais).

Segundo o parlamentar, o método utilizado pelo jornal “corrobora com a minha análise de que as praias não estão despoluídas”.

“A balneabilidade de nossas praias é instável já que depende de variáveis como maré e chuva e não do tratamento adequado do esgoto. Se as praias fossem despoluídas em nenhum momento ficariam impróprias para o banho”, destacou Adriano.

Ele acrescenta que considera irresponsabilidade do governador anunciar despoluição das praias.

“O governo foi irresponsável em gastar dinheiro público em propaganda para divulgar que as praias estavam despoluídas. Não estão, alguns pontos se tornam próprios para banho em determinados momentos. Só serão despoluídas se houver tratamento de esgoto e coleta adequada do lixo. Nesse sentido, tenho lutado na Assembleia para apoiar ações dos governos federal, estadual e municipal. Mas, também tenho cobrado soluções”, completou.

Segundo a publicação da Folha, dentre as capitais nordestinas, São Luís tem a pior situação: todos os 16 pontos  analisados foram considerados “péssimos”. O levantamento identificou a mesma situação em São José de Ribamar.

Esse é o primeiro estudo técnico capaz de contestar as medições feitas pelo governo Flávio Dino (PCdoB), que desde o ano passado apresenta dados apontando para a balneabilidade da maioria das praias da capital – quando não de todas.

A reportagem diz que seguiu as normas federais para medir a qualidade das águas: uma praia é considerada própria se não tiver registrado mais de 1.000 coliformes fecais para cada 100 ml de água na semana de análise e nas quatro anteriores.

Em 2016, isso não ocorreu nenhuma vez, segundo o jornal. Em 2017 ainda não houve tempo para a realização de cinco medições.

Outro lado

O Governo do Estado encaminhou a seguinte nota sobre o caso:

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo divulgada neste domingo (6/fev) usa dados desatualizados relativos ao início de 2016, quando obras importantes ainda estavam tendo início. 

O levantamento usa critério segundo o qual são consideradas “péssimas” as praias que passaram 50% do ano impróprias. Portanto, aponta um quadro já superado desde julho de 2016, quando os relatórios técnicos e laboratoriais passaram a apontar a balneabilidade de quase a totalidade das praias da capital. Fato destacado pela revista Exame que colocou São Luís entre as capitais com as praias mais limpas do país. 

O Governo do Maranhão divulga semanalmente os dados atualizados da situação das praias e continua com as obras para melhorar cada vez mais as nossas praias. 

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP – Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

14 pensou em “Adriano Sarney reafirma: “praias não estão despoluídas”

  1. Pena que o jovem deputado, assim omo os demais, não ainda percebido a poluição sonora, principalmente automotiva, também crime ambiental. Tudo om beneplácito, alema, câmara , Pm e MP. Será por gerar receita com as multas e nao despesas que o poder público na tem mínimo interesse? E os animais soltos, famintos infectado?

    • Na boa, seu José. Mas é responsabilidade do Estado essa policiação de tudo isso? Não é do município, aliás, esse Holandinha, francamente, como isso foi reeleito? Prefeito reeleito não faz nada, ah, melhor dizendo, aqueles que fazem um pouco, no segundo mandato não fazem nada, agora os que não fazem nada no primeiro, tipo, o que será que faz no segundo? Holandinha vai criar algo mais lento que a inércia? kkk

  2. Washington Rio Branco compartilhou o vídeo de Flávio Dino.
    1 h ·

    Quero aqui convidar o governador Flávio Dino, a banhar de mãos dadas comigo, “do pescoço aos pés”, amanhã, dia 06/02/2017 (segunda), às 16 horas, na Ponta da Areia, em frente aos quiosques públicos. Por favor, confirme sua presença no número 98153-4343. Tenho certeza que Vossa Excelência irá, pois fala e não falta com a verdade, sobretudo a jurídica, que é sua verdadeira praia.

  3. Esta no meu Facebook Washington Rio Branco
    Washington Rio Branco compartilhou o vídeo de Flávio Dino.
    1 h · São Luís ·

    Quero aqui convidar o governador Flávio Dino, a banhar de “mãos dadas”, comigo, “do pescoço aos pés”, amanhã, dia 06/02/2017 (segunda), às 16 horas, ou, em data e horário da sua preferência, nesta semana, na Ponta da Areia, em frente aos quiosques públicos. Por favor, confirme sua presença no número 98153-4343. Tenho certeza que Vossa Excelência irá, pois fala e não falta com a verdade, sobretudo a jurídica, que é sua verdadeira praia.

    • Convido o anfitrião junto om o governador, após o banho de mar comemorar o feito na praia do araçaji, música 24 ha, pancadão para todos os gostos. Recomenda-se levar vacina anti-rábica e protetor auditivo. Convém nao levar criancas, idosos e enfermos. Se possível sem acompanhamento da PM, pois nao tem o hábito de combater tais crimes ambientais, como poluição sonora automotiva, que gera receita aos cofres governamentais.

  4. Os babaovo do Sarney piram com as realizações do comunista! Podem chorar à vontade! Nunca mais seremos roubados pela oligarquia.

    • Engraçado, quando a família dele era governo, era tudo top, hein? Incoerente a oligarquia, mas a verdade seja dita, o Flávio não é comunista, eu, pelo menos nunca vi um comunista tão obcecado por dinheiro. Não vê o caso do pagamento impróprio a um correligionário do PCdoB? Luis, não sei como isso se elegeu deputado, juto. Até hoje, depois de anos, não vi uma criatura que votou nisso! Mas, ele na posição de oposição, deve cobrar. Então, pior, volta dos coronéis, nunca mais. Tenho até medo da Roseana ganhar. Imperatriz vai sofrer 🙁

  5. Há tempos o deputado Adriano Sarney vem alertando sobre essa situação. Cadê o Ministério Público e os demais órgãos de controle? Como podem divulgar algo que não tem veracidade e credibilidade? Trata-se de um assunto que merece atenção e responsabilidade por se tratar de caso de saúde pública.

  6. É isso aí deputado Adriano Sarney! Continue a sua luta e no combate de tanta desfaçatez deste governo perseguidor sobre uma questão tão importante. Esse governo é falência total, e só funciona à base da mentira e das falcatruas.

    #flaviodinonuncamais

  7. É isso aí deputado Adriano Sarney! Continue a sua luta e no combate de tanta desfaçatez deste governo perseguidor sobre uma questão tão importante. Esse governo é falência total, e só funciona à base da mentira e das falcatruas

  8. Também tinha desconfiado de erro de medição, mas se as últimas analises mostram melhoria, isso mostra que o trabalho que está sendo realizado está dando resultados! Agora acho desespero um deputado querer colocar essa situação como se toda essa poluição tivesse sido criada agora. Quando a família dele esteve no poder nada fez em relação a isso.

    A meu ver, apenas foram realizados testes em períodos diferentes e considerando margens diferentes. A própria notícia da folha mostra que esse estudo foi feito em muitas praias no Brasil e não cita a data em que a análise foi feita aqui no MA.

    Estou na torcida para ver minha São Luís limpa com praias próprias para banho.

Os comentários estão fechados.