“Vergonha nacional”, diz Sarney sobre caso do “gaiolão da tortura”

Desceu sobre o nosso Estado uma vergonha nacional. A visão que foi projetada foi cruel. E ninguém acreditava que, no Brasil, pudéssemos ter uma reminiscência das formas de tortura da Idade Média, onde eram raras as cadeias, mas em geral as pessoas ficavam amarradas em esteios, cavernas e masmorras – ou penduradas em gaiolas. Era uma maneira de se chegar à aplicação das penas conhecidas, que eram marcas infamantes, mutilações e mortes cruéis. A forma da morte era escolhida de maneira que fosse lenta – por isso a “modernidade” da guilhotina, que era rápida.

Não sei se, na União Soviética, que morreu sem deixar saudades, mas o saldo de mais de 30 milhões de mortos, o Stalin do comunismo de Estado construía gaiolões.

A verdade é que Barra do Corda, em nosso Estado, não merecia notoriedade nacional por esse motivo: ter sido descoberto um pequeno campo de concentração para punir pessoas, expostas à degradação, uma vez que era um espaço cercado de grades, de alto abaixo, um quadrado acimentado, em que um ser humano, sem água e sem lugar para fazer suas necessidades, fica na degradação humilhante de acocorar-se, esparramar-se no chão, ou ficar em pé, de qualquer forma exposto ao sol durante todo o dia, podendo sofrer queimaduras, feridas e sequelas externas e internas.

O homem, através dos tempos, chegou a um momento em que a insensibilidade tomou conta dos corações. Mas ninguém deixou de pungir-se com a cena do gaiolão de Barra do Corda, em que Francisco Lima e Silva, exposto a essas condições tão desumanas, só teve o alívio da morte.

O Ministério Público e a Defensoria daquele Município, desde o mês de maio, pediam que a monstruosidade fosse interditada. O juiz negou a inicial. Mas eles tiveram o cuidado de distribuir a denúncia da crueldade ali existente a todas as entidades nacionais que vigiam os direitos humanos.

O Governo do Estado lavou as mãos, e agora, diante da tragédia, diz que a culpa não é dele, mas de seus adversários. Essa fuga já não existe mais, pois, há três anos, estamos mergulhados nessa insensibilidade, que chegou ao máximo com o de que agora o país toma conhecimento.

Nada se fez. Nada se está fazendo. E acredito que nada se fará. Por muito menos, Roseana sofreu uma campanha política comandada pelos governantes atuais, que a responsabilizavam por uma disputa, também cruel, entre facções de bandidos.

Sobre essa campanha, que tinha objetivos eleitorais, um dia vão ser esclarecidas as suspeitas que pesam de terem sido promovidas com intuito político, que finalmente deu resultados.

O dr. Janot ameaçou pedir intervenção no Estado, denunciar à ONU, na Comissão de Direitos Humanos, e para cá mandou uma comissão de procuradores, cuja função era apenas atingir o objetivo político.

Quando assumi o Governo do Maranhão, em 1966, ainda tínhamos, em nosso Estado, o famoso tronco da Idade Média, que foi usado contra os escravos e continuou depois da abolição, com os prisioneiros a ele ficando acorrentados e expostos à execração pública. Fui à televisão, mostrei as correntes e acabei com esse tipo milenar de privação de liberdade e preparação para a morte.

Agora me parece que o gaiolão é um tronco moderno, feito de cimento e vergalhões de ferro.

No tempo da escravatura, diziam que, para os pretos, só tinham três “P”: pano, pão, porrada. Essa é a lei que está voltando em nosso Estado.

No momento em que toda a Nação pede a manutenção da lei do trabalho escravo, nós estamos vendo aqui não o trabalho escravo, mas a execução com crueldade de um comerciante, que paga com sua vida o grito de todos nós pedindo que esse tipo de prisão e outros cruéis, que caracterizam o sistema prisional brasileiro, acabem para sempre.

O maranhense é um povo pacífico, ordeiro, generoso e não aceita que gaiolão rime com Maranhão.

José Sarney

23 pensou em ““Vergonha nacional”, diz Sarney sobre caso do “gaiolão da tortura”

  1. Esse gaíolao foi idéia de um governo incompetente. Essa obra foi concluída em 2013. Quem era a governadora na época? Resposta: Era Roseana Sarney, a filha desse câncer do Maranhao

      • Gilberto o grupo sarney não pode falar de morte em prisões, quantas cabeças foram decaptadas em Pedrinhas, que além de ser uma vergonha nacional, foi também uma vergonha internacional, se vc não vota, não admira o governo estadual tudo bem respeito sua posição, agora vc querer defender esse grupo sarney o maior mal que aconteceuno Maranhão ai vc está querendo subestimar subsestimara inteligência do povo maranhense.

    • O José Filho, movido pelo ranço comunista, é uma fraude. O que você chama “gaiolão” foi construído com a finalidade de presidiários de alta periculosidade “tomarem sol”, de até 2 horas por dia, no início da manhã e final de tarde.
      Construídos alguns por Jackson e outros por Roseana…. agora vem a ideia do Satanás, que veste a carapuça do “Comunista”, computador do Capeta, esse, sim, criminoso.

      O que ele fez? Pegou o espaço que era para tomar sol e transformou em cela, ali deixando presidiários para assarem sob um sol de 40.ºC

      E ainda me aparece analfa de pai e mãe a defender tal sujeito….

    • Isso que Sarney falou tem um fundo de verdade..
      As decapitacões no sistema prisional, as greves de policiais e os incêndios criminosos nos ônibus com vítimas fatais, foram frutos da campanha sórdida de desestabilização do governo passado….agora estão provando do próprio veneno.
      A política está pegando fogo. E o Cuba não vai aguentar esse batuque!!!

    • Cardoso, a ignorância é audaciosa.
      O Comuna pega um espaço que foi feito para preso pegar as duas horas de sol que fala a Lei de Execução Penais e o transforma em cela, deixando presos no sol o dia todo, sob sol de 40.ºC, a ainda me aparece um tal de Cardoso do Cão a justificar essa imoralidade pública e criminosa do “Comunista consciência de rato” que ora governa o Maranhão.
      Cria vergonha, Cardosô!!! Os espaços foram criados por Jackson e Roseana não eram celas de presidiários…

  2. O ex-presidente Sarney está correto quando fala em “VERGONHA NACIONAL”, é inconcebível a existência de uma “jaula” como essa seja sob qual justificativa.
    Entretanto outras atrocidades aconteceram no Maranhão em gestões anteriores com repercussão ainda mais negativa como a degola coletiva promovida pelos detentos de Pedrinhas a outros detentos em um passado bem recente.
    O Mais triste é que uma avaliação desinteressada nunca se dá no meio político, existe uma carência quase que total de lideranças no Maranhão e no Brasil que considerem em um primeiro plano o interesse coletivo, tema este praticamente “utópico”.

  3. O OLIGARCA ESTÁ SOFRENDO DO MAL DE ALZHEIMER ?? SÓ ISSO JUSTIFICARIA TAMANHO ESQUECIMENTO DO PASSADO OBSCURO DO GOVERNO DA FILHA CORRUPTA ROSEANA SARNEY.

  4. O sarney é um pilantra, que moral ele tem pra tercer comentário sobre algo, um carcará que deixou o Maranhão as escuras durante cinquenta anos

  5. O gaiolão é uma vergonha. O delegado e o secretário de segurança deveriam ser responsabilizados pelo episódio. É falta de gestão. Assim como é em outras pastas do governo Dino. Peca por isso. Agora, eu fico cá pensando com meus botões, só por mera curiosidade. O que teria pensado (e escrito! Escreveu?) o velho Sarney a respeito daquele pequeno genocídio na penitenciária de Pedrinhas sob o comando à época de sua filha Roseana. Presos decapitados e outros brincando de futebol com cabeças humanas. Seria “vergonha nacional” também? A hipocrisia campeia na política como gafanhotos em plantação.

  6. Agora é vergonha mas não ter ajudado o MA a sair de onde está nunca foi né? Essa familia é piadista. Só no NE se vê uma familia se julgar dona de um estado.

  7. No governo da ROSEANA que foram decapitados vários detentos na penitenciária de pedrinhas o Ex presidente não se manifmanifestou nos blogs,será porque????

  8. Logo ele pra falar de carnificina. E os vários maranhenses que morreram a míngua anos atrás em que o Maranhão era miserável? E sua Filha que inaugurou vários desses gaiolões? Um homem que “amou” tanto o estado, possui uma ilha, sendo que 12,5% dela vale 37 milhões?? Já que ele foi tão bom, pega essa ilha e doa para os carentes.

  9. Sarney esqueceu de dizer que a cela em Barra do Corda, ou “campo de concentração”, como ele chamou no texto, foi construída durante o último governo Roseana, quando o deputado federal Aluísio Mendes (PODE) comandava a Secretaria de Segurança Pública.

  10. Ainda bem gilberto e outros blogieiros sarneysistas, nós povo conhecemos muito bem essa história e estamos atentos, deixe as urnas de 2018 começarem a abrir que os malandros do Maranhão vão continuar tendo a resposta do povo.

  11. Sarney só pode tá de brincadeira? Ele esqueceu que no governo da filhinha dele,as cabeças de presos eram feito de bola e foi notícia no Brasil inteiro. E esse Gaiolão foi construído no governo Roseana Sarney! Por quê VC Gilberto Leda não criticou na época?

  12. Gaiolão é uma vergonha. Porém, decapitações não tem explicação para a incompetência. Sarney, sua família e seu grupo não tem moral para cobrar nada.

Os comentários estão fechados.