O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) apresentou hoje (4) um Projeto de Resolução Legislativa para alterar as regras de substituição de cargos vagos na Mesa Diretora da Assembleia.
Segundo a proposta, em caso de vacância do cargo de presidente, por exemplo, assume definitivamente o vice-presidente, sem necessidade de nova eleição.
Os demais vice-presidente vão “subindo” na estrutura, realizando-se eleição apenas para o último. O mesmo se aplica no caso de vacância de cargos de secretários.
Segundo apurou o Blog do Gilberto Léda, o projeto já conta com 26 assinaturas de apoio e deve caminhar para um consenso. O atual presidente da Casa, Humberto Coutinho (PDT), foi consultado sobre o assunto, e concordou com a medida.
O pedetista entende, assim como os defensores da proposta, que essa é uma forma de pacificar a Assembleia no atual momento, em que ele está enfermo. Assim, evitam-se discussões sobre sucessão enquanto ele ainda se recupera de um câncer.
Reeleição
Também já tramita na casa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Fábio Macedo (PDT), prevendo o fim da reeleição para cargos na Mesa Diretora.
Nesse caso, a recondução para os mesmos cargos só estaria vedada na mesma legislatura.
Bando de carniceiros…. Só o que dizem nos corredores da assembléia, “que já estão matando o presidente”.
População deve repensar o voto no ano que vem, ver se renova esses profissionais e herdeiros políticos.
Esse Roberto deveria ter vergonha de apresentar esse projeto nesse momento, não respeita o Presidente Humberto Coutinho que ele vivia a bajular. Mas quem nasceu para CAPACHO será sempre CAPACHO, só muda àquele a quem vai servir.
Pingback: AL volta a alterar rito de sucessão em caso de vacância na Mesa - Gilberto Léda