Lição de como não ser

Por Joaquim Haickel

Vejam só como são as coisas! Enquanto alguns políticos perdem importante espaço midiático por não usarem as redes sociais, outros perdem espaço exatamente por usá-las de forma excessiva e equivocada, se transformando em verdadeiros aloprados.

Roberto Marinho, jornalista por formação, frequentemente publicava editoriais políticos e economicos em seu jornal, mas apenas em algumas ocasiões repercutia-os em seus veículos de radiodifusão, pois conhecia muito bem o efeito negativo do excesso de exposição midiática. Sabia que era melhor não usar essas ferramentas, que usá-las de forma que pudesse ser considerado ridículo.

O recente caso das obras da adutora Italuis que abastece com água os municípios da ilha de São Luís é um exemplo claro de incapacidade no uso de ferramentas de comunicação de massa.

O primeiro erro foi o fato de, pensando que a população é burra, tentarem convencê-la de que o trabalho a ser realizado seria uma obra totalmente nova e não apenas uma ampliação da já existente. “Burro é quem pensa que o povo é burro”, ou quem se esquece da máxima de Abraham Lincoln, que diz que ninguém consegue enganar todos, todo o tempo.

Outro erro grave foi a insinuação de que o atraso na entrega da tal obra, teria sido causado por sabotagem! Ah!…Tenha paciência! Pura arrogância e prepotência, de quem não consegue ver que a melhor maneira de agir é sendo humilde, simples, humano…

A forma mais correta e sensata de um governante, de um estadista agir, num caso como o da ruptura da adutora do Italuis, seria reconhecer que aconteceu um imprevisto, uma dificuldade técnica, e que a obra inicialmente prevista para durar 72 horas, por motivos alheios à vontade dos executores, seria concluida posteriormente! Bastaria isso!…

Um governante, um estadista, para ser bom, não precisa ser um engenheiro mecanico ou hidraulico, nem um mestre de obra ou serralheiro, nem precisa ir além, como quis fazer parecer um auxiliar do governador. Bastaria ser humilde, ter reconhecido o problema e simplesmente dizer que aconteceu um imprevisto na execução da obra, coisa a que todos estão passíveis! Pra que ser mais que simples!? Arrogância cega! Absoluta prepotência! Messianismo tolo!

Neste caso, teria ficado muito melhor para o governador, e a população teria ficado muito mais satisfeita, se ele fosse para as redes sociais, lá de dentro da obra mesmo, dizer que aconteceu um imprevisto, que pedia desculpas pelo transtorno e que o fornecimento de água seria restabelecido em breve! Façam uma enquete e vejam qual seria a reação das pessoas!

A simples demonstração de humanidade, de falibilidade, o fato de NÃO se estar a todo instante tentando fazer com que as pessoas tenham a sensação de que se seja o messias, o salvador, por si só é uma forma simples e eficiente de se demonstrar respeito e consideração para com as pessoas e a sociedade! Realmente só quem tem um ego extremamente avantajado não vê isso!

Meu pai, que tinha pouco estudo formal e que faleceu em 1993, dizia que “poder não é para quem o tem, mas para quem sabe a melhor maneira de usá-lo em benefício da sociedade, e consequentemente em seu próprio benefício”.

Esta frase contém uma reflexão que pelo visto não é levada em consideração pelos últimos governantes de nosso Estado, pois suas ações demonstram claramente isso.

21 pensou em “Lição de como não ser

  1. Fico aqui me perguntando quem seria Joaquim sem as benesses do poder , um simples comentarista de todo e bom em nada? O cara tem solução para tudo mas se der uma loja de 1,99 ele quebra, uma figura política apagada , q se sair só no interior do Maranhão a pedido de votos, sem alguém lhe levar nas costas não consegue tirar 80 votos, Joaquim e tipo da pessoa q quer ser bom em tudo e não consegue se destacar em nada.

    • Joaquim é mais um come e dorme. Ficou 2 anos e meio tentando agradar o governador na esperança de benefícios. Como não aconteceu, agora fica destilando veneno. Vai ficar até 2022 chorando kkkkkkkkk

      • É bem provável que Flávio vença a próxima eleição, mas de uma coisa eu tenho certeza Pedro Paulo, se ele tiver um segundo mandato de governador, vai ser muito pior que o primeiro e você mais do que eu vai rezar para chegar logo 2022, pois eu consigo sobreviver até lá, já você e o resto do povo maranhense… Não sei não!…

        • Joaquim, se conseguimos viver com a dinastia Sarney por tantos anos, que era contra a prefeitura de São Luís, só fazia obras que beneficiassem alguém das famílias de ouro, ter transformado o Maranhão e São Luís no fim do mundo! Então meu caro, pegue seu banquinho e saia de mansinho.

    • Apesar de achar que a colocação dele foi bem feita, afinal o Governador se acha um semi Deus, e suas atitudes são de um Menino do Buchão!
      Agora faço das palavras do Antônio as minhas,… quem é Joaquim Haickel?
      Vi no google que ele foi Deputado e Secretário, quais foram as grandes bem feitorias que ele fez? Eu só lembro dele por ler esses textos bobos que ele solta de vez em quando!

      • Se meus textos são bobos porque o preclaro fake os lê! És masoquista!? Um apenas e tão somente mais um desses imbecis pagos pelo governo para atacar quem dele discorda!?

        • Kkkk
          O cara não sabe escutar uma crítica que parte pra ofensa!
          Meu amigo, não sou fake, graças a Deus não dependo de Governador A ou B.
          Não é ser masoquista não, é o fato de ler pra ter opinião! Ou tu é do tipo que tem opinião lendo apenas uma linha de pensamento?
          Que teus textos são bobos, é fato! Só não sabia que um “pseudo-intelectual” tinha uma mente tão limitada pra não entender o que falei.
          Ah, e só pra constar, votei em Flávio Dino na primeira eleição dele pra prefeito, depois nunca mais! Mas a desgraça da gestão Flávio Dino por si só, não qualifica Roseana como exemplo de gestão!
          Agora deixe a ignorância de lado e dialogue como um ser pensante que diz ser,…
          Diga seus grandes projetos como Deputado e como Secretário.

          • Onde foi que você leu ou ouviu eu dizendo que Roseana é exemplo de gestão!? A única coisa que eu disse é que Flávio Dino peca em ser hipócrita, arrogante, prepotente e messiânico!
            Mas se você acha meus textos bobos sabidão, porque os lê!
            Quanto aos meus mandatos como deputado, pergunte aos meus eleitores o que acham deles.
            Quanto aos meus projetos e minha atuação como parlamentar, vá procurar nos anais da ALM.

          • Kkkk
            Sou sabidão não, apenas um leitor que tem opinião! Coisa que pelo visto você não é acostumado!
            Se tem tantos eleitores, por que tá sem mandato? Kkk Não vale dizer que tava afim de um descanso!
            Mas, nobre (afinal preclaro não faz parte da linguagem do povão, que é meu caso) Joaquim, vamos deixar esse bate boca bobo de lado, afinal, não chegaremos a um ponto comum!
            Boa noite

    • Respondendo ao senhor Antonio de Tal, que deve ser um desses fakes pagos pelo governo para tentar justificar os atos desvairados de um governo que parece ainda praticar política universitária, tendo em vista não consegue assumir suas culpas, coisa facilmente explicável em uma simples analise psicológica…
      Mas respondendo diretamente ao tal Antonio: Se eu sou tão insignificante assim, porque o preclaro, bem como meia dúzia de subvencionados comentaristas de blogs que insistem em tentar me desqualificar, não me esquecem!? Não seria mais fácil me ignorar, já que segundo você, para nada sirvo!? Ou será que incomodo tanto a você e a seus patrões, pelo simples fato de falar a verdade, de mostrar as coisas como elas são, que não conseguem me esquecer!?
      Olha seu Antonio, para você e para quem nos lê agora: Tenho 58 anos de idade, sou escritor, cineasta, advogado e empresário, tive mandatos e cargos políticos desde que tinha 22 anos, de 1982 até 2014, portanto por 32 anos, sem que ninguém, a não ser meu saudoso pai, seus amigos e meus correligionários tenham me ajudado nesta caminhada. Muitas pessoas do grupo ao qual sou ligado, assim como você e seu patrão, o atual governador, não aceitam as coisas que eu digo, pois também se acham imunes a criticas, fato para o qual eu pouco ligo, pois as coisas que eu penso, são minhas, leem quem quer, aceitam aqueles que pensam como eu.
      Não será com insultos bestas como o seu ou com as perseguições que estão sendo implementadas pelo governo contra mim que eu vou parar de dizer o que penso.
      Arrume alguém da sua estatura, pois meu pai me ensinou a não me trocar com pessoas menores, pois isso seria um ato de covardia!
      Passe bem!

      • É que não é “tão insignificante assim”, amigo Joaquim. Os comunas não têm qualquer capacidade de debater se, antes, não desqualificarem seus interlocutores…

      • Engraçado! de duas uma se estou copiando e colando, ou é de mim mesmo ou da sua progenitora… Se é que fake tem isso…

    • Eu pergunto quem é Joaquim Haickel e quem é Antônio das Couves?
      Quem escreveu o artigo e quem comenta o artigo?

  2. O texto reflete muito bem a realidade do poder nos últimos governantes do estado.
    Infelizmente o Nobre blogueiro por algum motivo pessoal o coisa parecida, não entendeu a moral da estória, já que o foco foi o rompimento da.adutota, o artigo deixa bem.claro que, Roseana Sarney, e Jackson foram os últimos. E caberia a foto na capa.
    Agora. Imagina se o porquê de apenas uma foto.
    Encerro.com frase do jornalista Rômulo Barbosa, Blogs não foram feitos para agredir ninguém.

    • Adilson você disse tudo:
      esse blogueiro tem alguma coisa pessoal, nunca se acustomou viver sem alguma boquinha no governo e não é só ele ainda tem muitos por aí.
      E pior vai ficar , depois que perderem a eleição ano que vem.

  3. JOACHIM HAICKEL como sempre lúcido e contundente, excelente análise, os esquerdistas acham que todo mundo é iludido e se deixar subestimar como os esquerdopatas.

  4. Muito bom texto do Joaquim Haickel, continue assim, o “modus operandi” desses marginais comunistas é esse mesmo: o Palácio dos Leões põe os seus esbirros seguradores de bandeira, pagos nas folhas fantasmas do governo pela mísera importância de R$ 1000,00/mês, pra atacar quem desmascara eles. Isso não é só nos blogs meu caro Joaquim Haickel, nos grupos de WhatsApp de jornalistas, de universitários, de torcedores de futebol, de festas da periferia, de putaria etc. Tudo têm esses delinquentes travestidos de comentaristas. Às vezes ninguém sabe quem são. Muitos deles nem escrever duas frases corretamente eles sabem, são uns analfabetos! Por suas limitação gramaticais, partem pra áudios transloucados, sem o mínimo sentido do que eles querem defender. Coisa de esquerdopatas mesmo. Os blogueiros sabem do que estamos falando. Mas outubro de 2018 está chegando, a grande verdade vai aparecer nas urnas: o povo dando as costas para os candidatos comunistas, Cuba tem de vida útil política somente de mais um ano. kkkkkkkk

  5. Esse governador comunista está cavando a própria sepultura, seus dias estão contados e frios com um sorvete.

Os comentários estão fechados.