AÍ É LOUCURA! Presidente do Coren quer que enfermeiros sejam chamados de doutores

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren/MA), Patrick Jonathan Costa Gomes, baixou nesta semana uma portaria que causou polêmica entre a categoria.

Ele decretou que, a partir do dia 8 de janeiro, todos os servidores e colaboradores da entidade devem se dirigir a qualquer profissional da enfermagem que ingressar nas dependências do Conselho utilizando o termo “doutor”.

“A ideia geral é garantir o empoderamento para classe. A enfermagem é e sempre foi sub-representada. Então, desde o tratamento dentro do Conselho, a gente recebia muitas reclamações de que o profissional de enfermagem não se sentia acolhido. Então, o tratamento de qualidade, um tratamento de respeito, de reconhecimento mesmo, vai começar de dentro do Conselho e vai se espalhar pelo Maranhão inteiro”, afirmou o presidente do Cornen, em recente entrevista à TV Difusora.


48 ideias sobre “AÍ É LOUCURA! Presidente do Coren quer que enfermeiros sejam chamados de doutores

  1. Na verdade, devem ser chamados de doutor as pessoas que fazem curso de doutorado em qualquer área, nós chamamos os médicos com esse tratamento por já está impregnado na cultura do brasileiro, eu só chamo doutor que eu sei que possui esse título acadêmico, do contrário ‘senhor’ está bom demais.

  2. Esse Patrick é um IMBECIL de GALOCHA. Onde já viu presidente de Conselho ¨decretar ¨alguma coisa? Esse IMBECIL não sabe nem para que serve um DECRETO.

  3. Decisão baseado no decreto no então Presidente Jose Sarney, que permite que Enfermeiros sejam chamados de Dr. Assim como medicos e advogados, bem como tambem baseado em uma resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), 256/2001, portanto não ha nenhuma novidade.
    Uma portaria apenas para aplicação no Conselho de Enfermagem.
    O conhecimento liberta !!!!

  4. Médico, Juiz, Advogado, Senador, Governador… Seja quem for… Nunca será falta de respeito chamá-los de Senhor… Claro que às vezes utilizamos Excelência, Meretíssimo, etc.. para determinados cargos por questão protocolar e em redação oficial… mas pulverizar esse doutor? Eu particularmente quando sei que o nome do médico é JOÃO, pergunto se o médico João se encontra… quero falar com o médico João… Agora se o médico, advogado, etc… têm o curso de doutorado, aí sim!!!

  5. Loucura é qualquer pessoa se intitular de blogueiro, não saber o mínimo do mínimo que é escrever e interpretar um texto tão curto como esse. Não é à toa que os blogueiros são tachados de semianalfabetos por essas e outras. Mas não se pode esperar outra coisa de um “blogueiro” que sempre apoiou uma Chapa concorrente né? E digo mais, respeite uma classe com mais de 50 mil profissionais, que sofre tanto descaso de todos o tempo todo e que continuamos crescendo cada dia pra salvarmos vidas. Passe bem senhor blogueiro!

  6. Acho mais que justo, até pq existem médicos que possuem apenas o diploma de formação e são chamados de Doutores sem ter o Doutorado, pq nós enfermeiros não podemos ter o msm título? Ah, lembrei. Pq e ENFERMAGEM…

    • Mts Enfermeiros têm, doutorado sim.E não são chamados de dr. Quase tds os médicos não tem dr , entretanto, são assim chamados, desde a graduação. Paradoxos.

  7. Olá Gilberto é bom conferir o que diz legislação da Enfermagem :
    RESOLUÇÃO COFEN-256/2001
    Autoriza o uso do Título de Doutor, pelos Enfermeiros.

    O Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, no uso de suas competências e atribuições legais;

    CONSIDERANDO que o uso do título de Doutor, tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente/cliente;

    CONSIDERANDO que o título de Doutor, tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior;

    CONSIDERANDO que a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de Doutor;

    CONSIDERANDO que a não utilização do título de Doutor, leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternidade, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior;

    CONSIDERANDO que deve ser mantida a isonomia entre os profissionais da equipe de saúde, e que o título de Doutor é um complemento, ou seja, um “plus”, quanto a afirmação de um legítimo direito conquistado à nível de aprofundamento de uma prática terapêutica, com fundamentação científica;

    RESOLVE:

    Art. 1º Autorizar aos Enfermeiros, contemplados pelo art. 6º, incisos I, II, III, IV, da Lei 7.498/86, o uso do título de Doutor.

    Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições em contrário.

    Rio de Janeiro, 12 de julho de 2001

    Gilberto Linhares Teixeira
    COREN-RJ Nº 2.380
    Presidente

    João Aureliano Amorim de Sena
    COREN-RN Nº 9.176
    Primeiro-Secretario

  8. Não concordo com o nome da materia. Quem fez graduação em enfermagem sabe que, ao término do curso. Já lhe é garantido esse tratamento. Concordo que quem faz doutorado também é merecido… no entanto, pouco é divulgado a esse respeito às leis que regem a categoria está ali bem claro o título de doutor para quem é formado em enfermagem, loucura foi quem escolheu o título da materia e desconhece qualificações do enfermeiros .

  9. Então o senhor blogueiro é contra a Enfermagem? Pelo título da matéria é uma insanidade chamar o enfermeiro de Doutor? Mas pq essa sua raiva com a classe senhor Léda? A classe está lutando contra preconceitos iguais o seu. Médico estuda 6 anos e é chamado de Doutor e ninguém faz esse escarcéu todo. Pegou mal pro senhor.

  10. O título “Doutor” é nada mais nada menos que um costume antigo, poderia ser um maestro caso exercesse a profissão com maestria…afinal vemos a todo instante maus profissionais, que mesmo sendo um mau profissional, ainda assim é chamado de doutor. Eu sou enfermeiro e tenho orgulho de ser chamado de ENFERMEIRO.

  11. O COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) após alguns anos de discussões, entendeu pertinente a elaboração e publicação de uma resolução que autoriza o enfermeiro a utilizar o termo doutor. O Conselho defende sim a denominação de doutor para seus profissionais graduados, porque considera este tratamento legítimo à luz dos precedentes conhecidos e da definição do Dicionário Aurélio, segundo a qual também é tratado desta forma ” aquele que se forma numa universidade.”

  12. Pingback: No Maranhão Profissional de Enfermagem deverá ser chamado de “DOUTOR” | Blog FLÁVIO AIRES

    • Enfermeiros estudam quatro anos e meio na faculdade, especializam-se, fazem residências, mestrado, doutorado, pós doutorado… nunca param de estudar; dão o melhor de si porém, não são reconhecidos em suas profissões.
      Quase ninguém recusa chamar um médico de Dr ou um advogado mesmo sem o phD, mas um enfermeiro…ai sim querem desmerecer a profissão, subordinar, menosprezar!!!
      Enfermagem não é um degrau abaixo da medicina. Somos uma alavanca, mediadores. Ninguém é mais ou menos no processo de cura. Sem a enfermagem as instituições de saúde nâo funcionam.
      Aí qdo tem uma resolução q dá o direito de o enfermeiro usar o título de doutor com o intuito de equilibrar uma balança social injusta vem um monte de questionamento de palavras q desmerecem o profissional! De taxar de loucura! Se isso não é preconceito, falta de conhecimento atrelado nas entranhas é o quê?
      O titulo desta matéria nada mais é do que uma pequena amostra do preconceito q se arrasta na sociedade, do estigma de profissão de “segunda classe”, da percepção arcaica de quem tem vocação para cuidar é “voluntario”.Do julgamento de ver a função da enfermagem como inferior ou servil. Isso precisa ser mudado ! Um dia espero que todos os profissionais, e seres humanos, sejam respeitados, e valorizados por sua capacidades, por suas competências, e não julgados por sua opção sexual, pelo cargo que ocupa, pela cor da sua pele ou por seu sexo.
      Só assim, viveremos em uma sociedade mais justa!

  13. Nao chamo e pronto. Agora basta ter curso superior pra ser chamado de doutor?
    Me poupem. Se for por issl exigirei o mesmo tratamento. Quanta idiotice. Esse presidente deve ser algum frustrado recalcado que cresceu chamando os outros de doutor e agora quer o mesmo tratamento. Vai trabalhar amigo. Que eh o melhor que vc faz….seu bobao.

  14. É triste esse tipo de discussão!!! De fato ninguém é Doutor sem ter feito doutorado!! Mas porque todo profissional da área da saúde dentro do hospital é chamado por ‘Doutor’ , digo todo profissional mesmo e o enfermeiro é chamado de moça, moço, menino, menina, ei vc? Porque não está na cultura, porque não se valorizavam e permitiam que fosssem tratados dessa maneira, enquanto demais profissionais sempre se apresentavam como ‘ Doutor’ mesmo sem te doutorado. Não entendo o repudio de muitos. E não consegui entender o título da matéria! Vamos pesquisar sobre o assunto antes de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *