Sarney diz que Maranhão caiu “no conto do vigário”

Conto do vigário

Da Coluna do Sarney

É de dar alegria o aquecido momento de publicação de livros de autores maranhenses e sobre o Maranhão. Até mesmo surgiu e pegou uma livraria, a AMEI, que só comercializa estes livros. Já escrevi sobre isso e sobre o serviço que vêm prestando à produção cultural do Maranhão.

Sendo um leitor compulsivo, tenho lido todos os livros que me chegaram às mãos, nesse bendito boom editorial. Muito tem-me ajudado a encontrar essas publicações o nosso Benedito Buzar, grande historiador e autor de alguns livros que hoje já são clássicos. No conjunto de obras, uma grande quantidade de informações sobre o Estado, em especial reflexões sobre a leitura de nossa História.

José Sarney - conto do vigário

Como exemplo, li agora um conjunto de estudos universitários sobre o Maranhão em tempos de República: ensaios que abordam temas que vão da política até religião. Notei certa sedução em alguns trabalhos de ser novidade e assimilar contestações, preconceitos e pós-verdades, para usar uma palavra que está em moda. Para exemplo, vejo a construção de teses sobre a fundação da cidade de São Luís por franceses como sendo um movimento associado à burguesia, e o mesmo sobre a consagração do Maranhão como Atenas brasileira, feita no século XIX, quando no Maranhão nasceram e viveram grandes nomes da literatura brasileira, como João Lisboa, Odorico Mendes, Gonçalves Dias, Sousândrade, Gomes de Sousa e muitos outros.

Ora, nada mais claro e óbvio do que a cidade ter sido fundada por franceses, embora não seja uma cidade francesa, mas em tudo portuguesa, para orgulho de todos. Os franceses fixaram o primeiro espaço da cidade e fizeram muito mais, o que ultrapassa todas as outras fundações de cidade e marca o Estado do Maranhão: deixaram dois livros fundamentais, o História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão, do padre Claude d’Abeville e o Viagem ao Norte do Brasil feita em 1613 e 1614, de outro capucho, Yves d’Évreux. Estes livros são fontes primárias para o conhecimento dos costumes dos Tupinambás, seus ritos, suas crenças e até de como eles viam e interpretavam o cosmo. O nome da cidade foi dado pelos franceses, o do rei santo, em homenagem ao rei menino. E, sob o signo da Cruz, deixaram para a eternidade, São Luís, em homenagem ao jovem rei da França, Louis XIII, seu descendente. Era tão grande a importância que davam a esse batismo que o padre Abbeville diz que o rei o seria de três coroas: França, Navarra e Maranhão. São livros que até hoje são objeto de estudos e estão ligados às Histórias do Brasil e da América. Estas obras é que deram renome à cidade, ao descrever toda a aventura de sua fundação, data, cerimônias, feitos. Os franceses não deixaram a arquitetura, mas livros, e estes são para sempre.

O povo maranhense se orgulha da cultura maranhense. Nada mais justo do que de suas origens. Mas a ideologia, num tempo em que já acabou no mundo, ainda é utilizada. Era a tese do leninismo de destruir tudo, para em cima das ruínas construir a revolução salvadora. Aqui foi o único lugar no mundo em que um governo espalhou outdoors pelo país desmoralizando o Estado, dizendo “MARANHÃO, ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL”. Eu mesmo vi um em Brasília e fiquei indignado.

Além do dano que causou e causa até hoje à imagem do Estado, é uma fake news. Atrás da gente, há 11 Estados. Somos o 16º, à frente de Mato Grosso do Sul, localizado no Centro-Sul.

Mas é ser pra-frente fazer politicagem, destruir verdades e dizer que o Maranhão é o mais pobre Estado do Brasil e que não somos a Atenas Brasileira, mas ‘apenas’. Nada de ser fundada por franceses, mas pela oligarquia. Rendeu frutos essa mentira, mas a consequência é que “deu no que deu”: a grande frustração que respira o povo maranhense, enganado no conto do vigário.

59 pensou em “Sarney diz que Maranhão caiu “no conto do vigário”

  1. Ontem fui informado por terceiros que o monumento “Canção do Exílio” estava sendo recolocado pela Sinfra, depois de mais de um ano de lutas do Ministério Público. Mas, rasgando a determinação da juíza e do promotor do Patrimônio Cultural, que determinaram que para reposição e restauro da peça, antes, teriam que me comunicar para que eu supervisionasse como autor, conforme reza a lei de direitos autorais. A Sinfra, no estilo desse governo tirano e arrogante, não me comunicou e estava colocando a peça de qualquer jeito, pintada com uma base de tinta cinza, totalmente diferente da cor original, ou seja: violaram a obra completamente, que, inclusive está com a parte superior totalmente arranhada pelo transporte e manuseio descuidado da mesma. Lamentável o Estado ter um governante e uma equipe de analfabetos em relação à cultura e ao valor da arte para a humanidade. (João Everton)

    #sinfra
    #governodomaranhao
    #violacaodedireitos
    #abusodedireitos

  2. Um Lucifer desse … caiu msm , qndo elegeu membros dessa oligarquia DESGRAÇADA pra levar o Maranhao pro CAOS …só mto óleo de peroba, na cara desse que foi o pior presidente indireto do Brasil, a inflação chegou a quase 1000% na época que ele ajudou a acabar com o Brasil…XO SATANÁS , oligarquia DESGRAÇADA nunca mais!!!

  3. Lúcida reflexão, possivelmente o maior pensador do Brasil sem exageros da América Latina.

  4. Contô do vigário é votar na família sarney que afundou o Maranhão tornando o uns estados mais pobres do Brasil.

  5. Porque não é ele que está mandando as cartas , isso é profissional da malandragem E Dino , é Dino e o bigodom vai ter que engolir

  6. Finalmente despertos! O vigário e seus asseclas são apenas parte de um passado sombrio! Vade retrum!!!

  7. Veja o nível dos vagabundos comentaristas de blog pago com o nosso dinheiro não tem capacidade de debater.

  8. Rapaz, já li muitas bobagem que alguns jornaleiros de arake escrevem nestas redes sociais de hoje. Olhem mais este tal de Gilberto Leda, é o mais desenformado de todos, este sim é o bobo da corte, falastrão, puxa saco, desequilibrado cuturalmente, retardado intelectal.vai ser besta assim nos quintos dos infernos.

    • Nossa! Falou o ás da argumentação. A propósito, o que seria um “desequilibrado cuturalmente”

  9. José “Sarney”Ribamar deveria todo ano ganhar o Oscar dos Vigaristas.
    Pense em um Cara Malandro.

  10. Somente mesmo uma pessoa desse carater pra falar isso, mas e o que todos esperam desse verme, teu chefe GL.

  11. Conto do vigário é o que este grupo Sarnento tenta aplicar em vesperas de eleições para manter o Estado mais pobre do Brasil.

  12. lucifer e carinho pra esse miserável que acabou com o Maranhão junto com a corja dele só satanas

  13. Sarney, é o filho mais ilustre do Maranhão. Flávio Dino, o maior caloteiro de todos os tempos. Muda Maranhão, nossa bandeira não é vermelha.

    • O maranhense que votar na família Sarney, e porque esta com saudades dos tempos de sofrimento, opressão, fome, falta de escolas, saúde, entre outras merdas que só a família Sarney sabe desempenhar.

  14. Do vigário, é verdade e esse mesmo vigário dilapodou esse estado ele se chama sarney e companhia

  15. Podem desistir! Sua cria, e nenhum membro dela, não irá mais governar o Maranhão. Não adianta tentar ludibriar por mais meio século o povo.

  16. Vc é o próprio vigário, vc afundou o Maranhão, Tome tento e vá gastar os milhões que vc roubou, câncer

  17. Fala sério! É muita cara de pau. Vai ensinar teus netos a trabalhar carcará, já que teus filhos como você viveram as custas do povo maranhense. Acabou. Nem senado , deputado vocês vão levar. Nem essa tua corja, Lobão e familia, Zé Reinaldo, Roberto Rocha, e tantos outros xô! Volta pro norte que aqui não dá mais.

  18. As […] comunistas estão dando chilique porque Sarney falou a verdade.Que mudança aconteceu nesses quatro anos de FD a não ser perseguiçoes,aumento de impostos,prisões em massa de carros e motos,o que foi mesmo que ele fez?Vão passar oleo de peroba na cara bando de abestados.Voces não sabem que Sarney foi o maior governador do Maranhão e depois Roseana.E ela ta chegando.

    • FLÁVIO NUNCA MAIS! PROMETIA SER A REDENÇÃO DO MA E QUEBROU O ESTADO!!

      NÃO ENCONTRO UMA PESSOA QUE DEFENDA O “CONTO DO VIGARIO” QUE ESTÁ AÍ, QUE NÃO SEJA POR UM ESQUEMA OU UM SUBEMPREGO NO GOVERNO, DADO PELOS COMUNISTAS. AINDA BEM QUE ESTÁ ACABANDO, SÓ FALTAM 5 MESES DE VIGARICE, JANEIRO IRÁ SOPRAR NOVOS ARES NESTE ESTADO.

  19. Olha quem fala o maior vigário da história do Brasil. Coitado não suporta vê que vamos reeleger Flávio Dino dinovo o melhor GOVERNADOR do Brasil

  20. Essa familia metralha por nome sarney ainda nao estao conformda que o tempo deles ja passou .roubaram tudo que podia mas o povo acordou agora eles tentao da maneira mas baixa possive pra ver se consuegue mas uma vez o governo do maranhao. Eles deveria saber que no inferno eles nao precisa de dinheiro chega ja roubaram de mas

  21. Pois é… O Maranhão é o maior exportador de mão de obra sem qualificação que o Estado de Santa Catarina conhece. O litoral de SC está lotado de jovens maranhenses em busca do mínimo para sobreviver. Eles trabalham, e corre na boca de muita gente, que eles tem fama de preguiçosos e de pouca higiene. Deve ser tudo invenção. O maranhense sai do MA por conta dos progressos trazidos pelos Sarney’s… Deve ser o resultado da campanha difamadora do “MARANHÃO, ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL”. É isso aí, além de pobre o MA parece ser dominado por mentes pobres, que se elogiam por produção literária que aconteceu no Século XIX. Acorda povo!! Estamos no já adiantado Século XXI e continuam a governar o MA como no Século XIX !!!

  22. Um pústula desse.

    O conto do vigário acabou quando esses cânceres do Estado do Maranhão perderam o DETRAN, CEMAR, CAEMA, e outros órgãos quando Jackson Lago foi eleito de maneira legítima pelo povo maranhense.

    Mas junto com o STF (que é o centro do jeitinho brasileiro), a clã conseguiu expulsá-lo. Desgostoso e decepcionado com a justiça injusta brasileira, faleceu algum tempo depois.

    Mas está acabando a era desses títeres.

    Bigode já está aposentado politicamente (nunca trabalhou na vida),

    A Serpente não se elegerá nunca mais, aposentadoria política à frente (nunca trabalhou na vida),

    João Alberto, Gastão Vieira, Lobão e Ricardo Murad nunca mais se elegerão no Maranhão. Sugiro irem pro Amapá (nunca trabalharam na vida),

    Essa boneca mal feita de Olinda não se reelegerá (filha do Murad) bem como o filho de Zequinha terá que procurar o que fazer até 2022, pois não se reelegerá. Os dois têm mais é que trabalhar pra se aposentarem futuramente, pois a clã será desfeita.

    Zequinha talvez se eleja, mas a partir de 2022 não teremos mais essa cambada na política do Maranhão e de São Luís.

    “ESSES ATRASOS” de um Estado, de toda uma geração e população.

    • Vdd …olha o ano 66…numero da besta fera ….XO SATANÁS , oligarquia DESGRAÇADA nunca mais!!!

  23. bela abordagem “histórica” e poética do senhor bigode, mas o que me chamou atenção foi o fato de o, patrioligarca ter descido de sua sublime “divindade” para reconhecer que o projeto político do PC do B, aliado a insatisfação pública culminou nos giros dos parafusos dos seus caixões sem direito a portinhola transparente, me faz lembrar algumas palavras de tiranos na iminência da derrota, reconhecerem que perderam, sem perder a pose.

  24. Flávio DINOvo pode falar o que quiser
    Mas Sarney nunca mais
    Sarney morreu junto com os seus correligionários que o sustentavam no interior do Estado os tempos são outros, ainda mais pegando uma pedreira como Flávio DINOVO tchau acabou pode chorar o chôro é livre kkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. Maranhão é um Estado Rico com povo pobre, o povo tem que aprender a votar nos politicos mais competentes e não os que falam muito e produzem pouco ou nadica de nada para o povo , onde comunistas fazem gestões públicas os Países, Estados e municipios ficam extremamente devedores, vide Brasil, Venezuela, Cuba, RS, MG, DF, Acre etc…É esperar para ver quando o atual Governador deixar o Governo do Maranhão.

Os comentários estão fechados.