Ao propor Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em que pede a cassação de Duarte Júnior (PCdoB), o procurador regional eleitoral no Maranhão, Pedro Henrique Castelo Branco, apontou abuso da promoção pessoal do comunista via Procon-MA (saiba mais).
Segundo ele, uma pesquisa realizada pela Procuradoria Eleitoral, entre outubro de 2017 e abril de 2018 – quando Duarte já era, notoriamente, um pré-candidato a deputado – apontou a publicação de 99 fotos e vídeos do então presidente do Procon-MA nas páginas oficiais do órgão e do Governo do Maranhão no Instagram.
Foram identificadas, ainda, no mesmo período, 138 publicações em sites oficiais.
“A exposição massiva da imagem de autoridades/servidores de modo a desvirtuar o caráter educativo, informativo e de orientação social da publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos, convertendo-os em meios de promoção pessoal, como claramente ocorre no caso trazido à apreciação judicial, caracteriza abuso de autoridade”, destaca Castelo Branco.
Na Aije, o procurador lembra que, já após a desincompatibilização de Duarte, a PRE chegou a emitir uma recomendação a sua sucessora, Karen Barros, para que imagens e menções ao ex-presidente fossem retirados das páginas oficias e redes sociais do Procon-MA.
Segundo ele, como o pedido não foi atendido, Barros também acabou incorrendo em abuso. “Tal responsabilização de ambos os agentes se dá em razão da manutenção da propaganda desvirtuada após a exoneração do primeiro requerido [Duarte Jr.] do cargo de presidente do Procon, que passou a ser ocupado pela segunda requerida [Karen Barros]”, pontuou.
Estratégia ilícita
Para Pedro Castelo Branco, Duarte Júnior lançou mão de uma “estratégia ilícita” para obter dividendos eleitorais à custa da publicidade institucional do Procon-MA.
“Mais do que a efetiva utilização da publicidade institucional a serviço de sua promoção pessoal, é possível perceber com clareza o nexo entre tal conduta e o benefício eleitoral angariado por ele, que decorre do resgate da referida publicidade institucional dentro da propaganda eleitoral do requerido; com isso, configura-se injusta vantagem ao requerido em relação aos demais candidatos, pois o material veiculado tem a capacidade de induzir os eleitores a se sentirem obrigados a retribuir, com seus votos, as ‘benesses’ concedidas pelo ex-gestor do Procon-MA”.
Outro lado
O Blog do Gilberto Léda já entrou em contato com Duarte Jr. solicitando manifestação sobre o caso e aguarda retorno. A presidente do Procon-MA, Karen Barros, também foi acionada, via Secretaria de Comunicação do Governo do Maranhão.
Pingback: Procurador eleitoral pede cassação de Duarte Jr. - Gilberto Léda
Perfeito. Até que enfim!
Agora só falta o rato jerry e o chefe (capo di tutti capi), o buchudo maldito. Se esse verme abusou do procom descaradamente, faz ideia o papudo com o governo do estado.
vai ser prefeito e vcs ficam tentando desconstruir a imagem dele. hoje é o melhor politico do maranhao
Isso pode não dá em nada. As contas de campanha do comunista foram aprovadas com “ressalvas”. Tá tudo dominado.
A farra dos aluguéis: o prédio onde funciona o Interna, sede própria na Rua das Hortas, está em perfeitas condições de uso, só que o governador achou melhor alugar um prédio no São Francisco e deslocar o Interna para esse novo endereço com pagamento mensal de 40.000,00 simples quarenta mil reais. O governo não tem dinheiro?
todo mundo já sabia disso
Até hoje, ainda mais com esse migué de seletivo.
Pingback: Duarte Jr. reage a pedido de cassação: "sou ficha limpa" - Gilberto Léda
A empresa que tinha uns caminhões adesivado do Procon que rodou o Maranhão todo fazendo propaganda e dizendo que estavam tirando documento.
Semana passada foi quebrado o contrato e demitidas todas as pessoas que trabalhavam nos mesmo!
Mas ele não foi votado no Maranhão todo, foi votado só na ilha
E as postagens obrigatórias que praticamente todo os servidores fizeram durante a campanha com saudade da gestão dele com o objetivo de alavancar o nome do então candidato.
Essa PRE e uma parte da imprensa estão perdendo tempo com essa denúncia que todos sabemos não vai em nada. O Maranhão tem dono!
As instituições ainda respiram. Até que enfim
ele usou e abusou da máquina, tava na cara, agora que foram descobrir, o politico bonzinho,akkkkkkk …..pago para ver….se haverá algo diferente..