Governo Federal mostra no Maranhão tecnologias de combate à espionagem

Marcos Mazoni, diretor-presidente

Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro

Denúncias sobre espionagem, desde e-mails de brasileiros a chamadas telefônicas do governo, reacenderam a discussão sobre privacidade na web e proteção dos dados do Estado. Para combater as ameaças, umas das tecnologias implantadas pelo governo federal foi o correio eletrônico ExpressoBR, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O Expresso e outras aplicações de segurançaserão tema dos encontros que acontecem nesta quinta e sexta-feira entre o Serpro e o Governo do Maranhão, que está interessado em conhecer e implantar as aplicações.

Além de soluções de proteção para governo, o diretor-presidente Marcos Mazoni apresentarádemais softwares e serviços que o Serpro constrói para desburocratizar a máquina pública, o atendimento aos cidadãos, e promover a inclusão digital. A proposta, no fim dos encontros, é que osgovernos federal e estadual assinem uma parceria em múltiplas frentes.

E-mail

Hoje, há cerca de 60 mil contas de e-mail do Expresso, na Presidência da República e em outras instituições da administração brasileira. E até mesmo no governo de outros países, como Uruguai e Argentina. A aplicação é criada com inteligência nacional e com software livre – ao contrário das aplicações com códigos fechados, que não permitem conhecer o código-fonte, dificultando, assim, o reconhecimento de códigos maliciosos que comprometam o sigilo nas comunicações.

O Expresso possibilita também a incorporação de certificação digital, a qual conta com técnicas de assinatura digital e criptografia para a transmissão de mensagens, tornando o conteúdo indecifrável para quem não está autorizado a acessá-lo. Esse serviço de certificação digital poderá, inclusive, ser usado pelo governo maranhense em outros sistemas tecnológicos que também precisem assegurarintegridade e confidencialidade aos dados.

Atualmente, o Serpro está entre as quatro únicas empresas que possuem a infraestrutura necessária para prestação de serviço de certificação digital no país. Além de sua própria AR, hospeda as autoridades certificadoras de órgãos como a Presidência da República, Receita Federal e Justiça Federal. A empresa possui ainda redes, centros de dados e serviços de computação em nuvem exclusivos para governo, com toda sua infraestrutura instalada em solo brasileiro, com tecnologias e regras que visam garantir a soberania nacional.

Serviço:
Assinatura de Termo de Intenção para Cooperação entre Serpro e Secti
Sexta-feira, 14/08, às 10h
Av. dos Holandeses, 1803, Ponta D’areia – sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (local sujeito à alteração)

Está prevista a presença de representantes de outras secretarias, como Seplan, Sefaz e Segep.

Um comentário em “Governo Federal mostra no Maranhão tecnologias de combate à espionagem

  1. Pingback: Serpro mostra ao Governo do Maranhão tecnologias de combate à espionagem • Blog do Jorge Aragão

Os comentários estão fechados.