Uma nova notícia sobre a formação do governo Roseana ganhou corpo nos bastidores no fim desta semana: João Abreu estaria cotado para substituir Fábio Gondim na Secretaria de Planejamento – que provavelmente será mesmo fundida com Administração e Previdência.
O blog apurou o assunto e descobriu que a informação não procede. Fontes ligadas ao ex-secretário-chefe da Casa Civil garantiram que Abreu ainda não conversou com a governadora sobre a montagem da equipe para os próximos quatro anos.
E mais: na próxima segunda (22), ele se encontra com Roseana Sarney no Palácio dos Leões, mas apenas para uma visita de cortesia.
“É uma visita de amigo que João Abreu fará à governadora. O assunto “secretariado” não será tratado neste encontro”, garantiu meu interlocutor.
A avaliação da fonte é a seguinte: para Roseana e a cúpula do governo, João Abreu é um dos mais bem conceituados membros do grupo, mas não será nomeado a cargo tão forte para não rivalizar com Luís Fernando Silva – apontado nos bastidores como nome certo para comandar a Casa Civil.
Aos seus, a governadora já deixou claro que quer o atual prefeito de São José de Ribamar como o homem forte do governo nos próximos quatro anos.
Um quadro da envergadura de João Abreu, com uma pasta forte como a futura Secretaria de Planejamento, Administração e Previdência, só rivalizaria com o próximo secretário-chefe da Casa Civil.
E isso Roseana não quer.