Editada MP que oficializa reforma administrativa do Estado

Roseana assina reforma administrativa

A governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou, nesta terça-feira (14), a Medida Provisória que oficializa a reforma administrativa do Estado.

Em ato no Palácio dos Leões, ela destacou a recriação das gerências regionais, a criação da Secretaria de Administração Penitenciária e da Secretaria Extraordinária da Juventude – desmembrada da Secretaria de Esportes –, a recriação da Comissão Central de Licitações e a fusão das secretarias de Planejamento e Administração como as principais mudanças do seu novo governo.

“A recriação das Gerências [Regionais] foi uma maneira que encontramos de dar mais eficiência às atividades do Governo do Estado. É uma forma de estarmos mais perto o povo, para acompanharmos melhor as necessidades de cada região”, comentou a governadora.

Serão 26 as gerências regionais – eram 18 no último governo Roseana; elas foram extintas no governo José Reinaldo. Com a reforma, a Administração Direta passa a ter 27 pastas; a Administração Indireta terá 19 órgãos.

Administração penitenciária

Outro ponto detalhado pela governadora é a criação da Secretaria de Administração Penitenciária. O assunto voltou a ser discutido após a última rebelião em Pedrinhas, que culminou com a morte de 18 detentos.

Roseana afirmou que a separação da nova pasta da Secretaria de Segurança Pública não é um ato isolado e lembrou o esforço do Governo do Estado para conseguir recursos que viabilizem a construção de mais cinco presídios no Maranhão.

“Essa medida [desmembramento da secretaria] é algo que a própria sociedade reivindica. O entendimento é de que deve haver pessoas dedicando-se exclusivamente ao sistema penitenciário. Mas isso não é tudo. Não podemo esquecer que eu já consegui do Governo Federal recursos para a construção de cinco novas penitenciárias para o Estado e isso é um avanço na área”, disse.

Secretários

O assunto secretariado não foi tratado durante esse encontro, apesar de ela ter confirmado que o contador Chico Batista será o presidente da CCL. A presença constante de Luís Fernando Silva (ainda prefeito de São José de Ribamar) também garante que ele será realmente o secretário-chefe da Casa Civil.

Para a secretaria de Esportes, o nome do deputado Jura Filho (PMDB) já é realmente certo, conforme noticiou nesta segunda (13) o jornalista Jorge Aragão. A informação foi confirmada por fonte do governo presente ao ato.

0 pensou em “Editada MP que oficializa reforma administrativa do Estado

  1. Triste mesmo só entrevista de Luis Fernado ao anunciar as gerencias sem dinheiro. Só salário por que carro não tem, funcionário também não. Dai lamentações. Começas mal Luis. O CARRASCO!!! GOSTEI DA FUSÃO SEPLAN ADMINISTRAÇÃO. ADEUS LUCIANO!!!

    • Vejo por um prisma diferente. As regionais serão o que sempre foram, um ponto de interlocução com o governo. Uma forma de aproximar Estado e Municípios. Ocorre q muitos quiseram usá-las politicamente no passado e reclamavam por não conseguir. Agora, quem assumir a missão já sabe como vai entrar.

  2. Caro Jornalista,
    Escrever é um ato de rara beleza estética na construção das frases, palavras e paragráfos. Um exercício de sabedoria, técnica, suor e inteligência, como bem faz o Décio Sá. Independente de partidos, ideologias, interesses políticos, é preciso ter sempre percepção e o raciocínio para tirar da informação a principal essência. Li todos os blogs sobre essa mesma notícia e apenas o Décio Sá teve inteligência suficiente para captar a mensagem principal, fazer uma manchete direta e atrair o interesse público e comercial. Você caiu no desgatado jornalismo chapa branca que não nos leva a ler o segundo paragráfo. Leia mais o Blog de Décio faça com abnegação. Tire as boas lições… No mais, tudo na santa paz. O Blog segue o ritmo dos informes da vida… Valeus.

  3. Não seja ingenuo meu jovem o ato é politico. Sera administrado por politicos. Voto é de politico. Jura ta gritando é por ser tecnico ou politico. Por uma história politica. Claro. Gerencia é acomodação.Aguarde!!!E mais sera de politicos derotados.