Criar novos município para quê?

É sem sentido essa campanha desenfreada que se instaurou no Maranhão pela criação de novos municípios. Sem sentido porque baseada, única e exclusivamente, em interesses políticos.

É lógico que para justificar suas intenções, os artífices da manobra que pode garantir a criação de nada menos que 83 novas cidades no estado têm os argumentos na ponta da língua.

Dizem que a criação pode encurtar distâncias entre longínquos povoados e a sede municipal, que os administradores poderão dar mais atenção ao seu povo, que será mais fácil à população acessar os serviços essenciais.

Afirma, ainda, que todos os povoados que foram transformados em cidades se desenvolveram.

Tudo balela. O tal desenvolvimento veio à revelia desse processo, como resultado de um processo natural de crescimento do país como um todo.

Se distância fosse o problema, o Brasil teria que ser divido em 100 países.

A verdade é que não há interesse – e, muitas vezes, não há capacidade intelectual mesmo – dos administradores de gerir um município. Isso fora a corrupção.

Se os recursos fossem bem geridos, se não houvesse tanta roubalheira, não haveria motivos para se criar novas Prefeituras.

Porque é só isso o que interessa de verdade: a criação de novas Prefeituras, para garantir novos prefeitos e, para os deputados a que os apóiam, mais bases de apoio e, conseqüentemente, votos.

0 pensou em “Criar novos município para quê?

  1. Você só erra quanto aos objetivos no primeiro parágrafo. Essa proposta imoral não se baseia única e exclusivamente em interesses políticos. O que está na base desses objetivos disso são os interesses financeiros. É grana, meu amigo. Tá todo mundo (ou quase todo mundo) querendo lucrar com isso.
    No mais,você está plenamente correto, como sempre.

  2. Que texto inteligente! quem o escreveu? Você, não acredito! isto é post para a oposição, “para garantir novos prefeitos e, para os deputados a que os apóiam, mais bases de apoio e, conseqüentemente, votos.”
    Estás se revelando, o verdadeiro gilberto Leda, apoiar sempre cansa, não é isto?

  3. A criação de novos municipios vai piorar ainda mais a renda do nosso já “pobre” Estado. E temos que ter muitos jornalistas que contrariem os argumentos dos “governantes” senão o poder público e seus “futuros prefeitos” conseguirão criar mais municipios e ainda terá gente achando que isso é o melhor pro Maranhão.

    Belo texto, Gilberto!