ENEM: melhor maranhense, Crescimento é 64ª no Brasil

Melhor escola maranhense no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o “Crescimento” ficou apenas com a 64ª colocação no ranking nacional, com 697,60 pontos em 2010.

Com participação de 89,20% dos seus alunos no teste, a escola conseguiu, contudo, melhorar o desempenho em relação a 2009, quando obteve 692,29 pontos.

Desempenho desastroso

Mas se o desempenho da melhor escola maranhense já é baixo em relação aos melhores do país, o que falar da média local?

De todos os estados brasileiros, apenas Maranhão, Piauí e Tocantins tiveram pontuação geral abaixo da média nacional.

Os dois primeiros cravaram 512 pontos. Tocantins: 518. No Brasil, a média é 537 pontos.

Analisando os números mais cuidadosamente, outro dado alarmante: das 13.691 escolas maranhenses que participaram do exame, apenas 120 (ou 0,87%) conseguiram pontuar na média nacional ou acima dela.

Detalhe: das 13.691 escolas, 12.886 são públicas.

Ainda temos muito o que avançar.

8 pensou em “ENEM: melhor maranhense, Crescimento é 64ª no Brasil

  1. Mas, é só isso que vc Gilberto tem a acrescentar?, isso só para dizer da Educação, se fóssemos fazer um balanço de todo o governo Rosengana!?, desastre total, mas a tua agenda não cabe este diagnóstico, seria demais, iria ferir suscetibilidade. Sera?. Até onde eu sei Rosengana não tem empenho nas execusões dos seus deveres.

    • Vc acha mesmo que o desastre educacional é fruto apenas de erros de Roseana? E a educação fundamental, de responsabilidade dos municípios, onde fica? Ou os estudantes do ensino médio surgiram do nada? Politizar esse assunto não leva a nada, meu caro. Veja bem que em nenhum momento tratei aqui de político A ou B, mas de um modelo falido implementado no sistema educacional do Maranhão. Isso é um fato. O resto é discurso de viúvas do Governo do Estado.

      • Mas, tem que politizar, este é o resultado do caos na gestão da seduc. Leciono em uma escola onde os alunos do terceiro ano não têm professor de matemática, como eles farão um bom enem? Se quiser confirmar venha a Cantanhede, CE Getúlio Vargas.

        • Vc só fala de escolas públicas, mas o ENEM tb avalia as particulares. E é por isso que o MA está na rabeira: pelo insucesso tanto do ensino público, quanto do privado. Trocando em miúdos: falência do modelo, não das práticas políticas

  2. É um problema de todos e realmente não surge do nada, mas a educação estadual anda pior do que as municipais de modo geral o abandono é vergonhoso. A governadora precisa rever seus aliados nas Unidades Regionais e colocar pessoas que realmente entendam de educação. Abraços e parabéns pelo sucesso do blog.

  3. Bom dia!
    Não vejo como a educação pública no Maranhão pode mudar! Muitas escolas em pessimas condições, muitos professores desmotivados e, pior ainda, sem condições intelectuais para ensinar, pois tem professores que são retogrados e desatualizados, tem diretores que estão há séculos na gestão escolar e fazem da escola a extensão de sua casa. Conheço escolas públicas organizadas, biblioteca bem acolhedora, estrutura física conversada, mas cadê a motivação dos docentes? Cadê a perticipação da família? Como é que uma criança no 4º ano não sabe ler, não sabe escrever? Esse problema não é só do governo de Roseana, mas de toda sociedade(não é clichê, é realidade). Na VEJA dessa semana tem um texto cujo título “Educação: reprovada” de Lya Luft, leiam e reflitam.

    • Não se trata apenas de educação pública. O ENEM avalia tb escolas particulares, por isso digo que o problema é de um modelo falido.

Os comentários estão fechados.