O vice-governador do Estado, Washington Luís Oliveira (PT), destacou, na última quinta-feira (27), a “simbologia histórica” que carrega o fato de ele ter assumido pela primeira vez o posto de governador.
O cargo foi transmitido ontem, em cerimiônia simples no Palácio dos Leões, pela governadora Roseana Sarney (PMDB) – que já viajou hoje a São Paulo para um check-up e, possivelmente, uma pequena cirurgia no canal de lacrimejamento dos olhos.
Ao blog, Washington Oliveira contou que espera marcar os poucos dias que passará no comando do Maranhão com reuniões entre aliados e lideranças dos movimentos sociais.
“Esse é um momento que guarda uma simbologia histórica. Não sou apenas eu assumindo o Governo do Estado, é o PT chegando ao Governo pela primeira vez, então penso em cumprir uma agenda com lideranças partidárias e dos movimentos sociais”, declarou o petista, que já vez uma visita à diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep/MA).
“Fiz questão de o Sindsep ser o primeiro lugar que visito na condição governador do Estado, pois foi aqui que tudo começou. E agora estou tendo a oportunidade de fazer pelos trabalhadores aquilo pelo qual sempre lutei, melhores condições de trabalho e renda para a nossa população”, disse Washington. Ele foi o fundador e primeiro presidente do Sindsep no Maranhão.
No total, Roseana passa 10 dias de licença, mas pode ser que o petista não passe esse tempo todo como governador. Uma viagem para tratar de assuntos pessoais no Ceará pode acabar encurtando o seu “mandato”, que ele transmitiria temporariamente ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB).