A primeira etapa da implantação do Distrito Industrial de São José de Ribamar foi efetivada nesta sexta-feira, dia 02, no Palácio dos Leões, com a assinatura do Convênio do Governo do Estado, destinando R$ 5 milhões à prefeitura de São José de Ribamar para a realização de estudos topográficos e elaboração do Plano Diretor do pólo.
Assinaram o convênio o secretário Luis Fernando Silva (Casa Civil), representando a governadora Roseana Sarney, o secretário Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e o prefeito do município Gil Cutrim.
Os estudos para implantação do setor industrial iniciaram na gestão do então prefeito Luis Fernando quando da implantação do Plano Diretor da Cidade, em 2006, onde foi identificada área com vocação para o setor, levando em consideração aspectos geográficos, econômicos e sociais.
“Embora identificada essa vocação no nosso Plano Diretor, os gritos ribamarenses, amparados pelos nossos estudos, não ecoaram no âmbito estadual. Mas, para a nossa alegria, a governadora Roseana Sarney, com sua sensibilidade, determinou ao secretário Maurício Macedo a continuidade desse estudo e finalmente evoluímos para a efetiva implantação do pólo industrial”, destacou o secretário Luis Fernando.
Um dos pontos que deixou o secretário Luis Fernando extremamente satisfeito no reconhecimento do Governo sobre a capacidade industrial do município de São José de Ribamar, foi o fato dos estudos da Secretaria de Indústria e Comércio também identificar a vocação para um distrito com característica limpa.
“Vamos construir um pólo industrial limpo, conforme sonhamos em 2006, eu na condição de prefeito, na época, o vice-prefeito Gil Cutrim, e o próprio secretário Maurício Macedo, que acolheu essa tônica de forma decisiva”, ressaltou o secretário Luis Fernando.