O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou, nesta quarta-feira (18), da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), onde reuniu-se com o embaixador brasileiro na Espanha, Paulo de Oliveira Campos, recebeu a visita do ministro de Turismo e Meio Ambiente de Andorra, Francesc Camp Torres, e participou de coquetel oferecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
Diante do cenário positivo do turismo brasileiro, que fechou 2011 com novos recordes, Vieira participará de discussões sobre as perspectivas para o turismo no mundo em 2012.
À noite, o ministro esteve no coquetel “Disfrute Brasil”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Entre as estrelas da festa esteve a chef brasileira Mara Alcamin, que apresentou aos europeus o sabor e a diversidade da culinária brasileira.
A ida de Vieira à Espanha tem significado importante. O Brasil quer atrair cada vez mais turistas estrangeiros e para isso investe em 17 mercados prioritários. Entre eles, um dos mais importantes, é o espanhol. Apesar do abalo causado pela crise econômica mundial, as projeções da OMT são otimistas. O número de turistas internacionais no mundo aumentou 4% em 2011, com relação ao exercício anterior, chegando a 980 milhões.
Este ano, portanto – como tem enfatizado em seus discursos, o secretário geral da OMT, Taleb Rifai – a cifra chegará a um bilhão. O número significativo torna as conversas na Fitur ainda mais empolgadas. Apesar da crise, Rifai acredita que o ano será bom para o setor turístico.
A movimentação nos estandes da Fitur, neste primeiro dia de evento, principalmente no pavilhão 4, onde estão os países latinoamericanos, demonstra o otimismo de quem quer fechar negócios promissores.
Amanhã, Gastão Vieira começa o dia com nova reunião na Embaixada Brasileira em Madri. À noite, participará de evento da companhia aérea TAM, onde conversará com empresários. O jantar será no rstaurante brasileiro ‘Rubayat’.