Uma audiência de conciliação entre a direção Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Município de São Luis (STTREMA) e representantes do SET está agendada para esta segunda-feira (14), às 15h, no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT).
Será uma última tentativa de acordo antes da deflagração da greve geral de motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo da capital, marcada para começar à 0h de terça-feira.
A categoria promete paralisação de 100% da frota, mas a presidente do TRT, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, já determinou, desde sexta-feria (11) o funcionamento de 50% da frota. Tanto o sindicato dos empregados quanto o sindicato das empresas serão multados, caso não seja garantida à população o direito de locomoção.
Além disso, em sua decisão, a presidente proibiu o STTREMA de realizar manifestações ou atos que possam violar ou constranger direitos fundamentais de outrem, a exemplo das conhecidas “operações tartaruga”, interrupção dos itinerários dos veículos de transporte coletivo antes da conclusão do percurso, e parada desses veículos nas vias públicas para provocar congestionamentos. A multa a ser aplicada será de R$ 40 mil.