Secretário de Saúde de Castelo é do Paraguai

É paraguaio o novo secretário de Saúde de São Luís, nomeado nesta segunda-feira (21) e apresentado oficialmente pelo prefeito João Castelo (PSDB) durante solenidade de entrega de sete veículos de combate à dengue à SEMUS.

Trata-se de Santiago Cirilo Nogueira Servin (na foto ao lado), como revelado mais cedo pelo blog do Jorge Aragão.

Santiago assume um posto que, ao que parece, ninguém queria após a saída do vereador Gutemberg Araújo – ele vai disputar a reeleição à Câmara de Vereadores.

A secretária-adjunta, Maria Ieda Gomes, fugiu do cargo como quem foge da cruz. O diretor do Socorrão II, Ademar Bandeira, nem quis conversar com o prefeito sobre o assunto.

Sobrou para Santiago, que, curiosamente, aceitou a proposta depois de já ter rejeitado convite de Castelo, quando da sua internação em São Paulo para tratar de uma diarréia.

Em tempo: foi Santiago Servin quem acompanhou o tucano na capital paulista.

24 pensou em “Secretário de Saúde de Castelo é do Paraguai

      • Biografia – Natural da cidade de Asuncion, Paraguai, naturalizado brasileiro, o médico cirurgião Santiago Cirilo Noguera Servin, 44 anos, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com mestrado em Medicina (Clinica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná.

        Fez fellow em Cirurgia e Transplante Hepático no Hospital Clinic de Barcelona (Espanha) e concluiu o doutorado em cirurgia pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, e atuou principalmente nos seguintes temas: trauma, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia experimental, câncer e transplante hepático.

        É médico concursado do Socorrrão I e Socorrão II e professor concursado da Ufma.

  1. O que há de mal nisso? Até onde sei o cargo de secretário do Chefe do Executivo (Municipal) não é privativo de brasileiros natos. Se de fato for este médico, posso lhe assegurar que trata-se de um profissional de extrema competência. Parabéns ao Dr. Santiago! Sucesso!

    • E quem disse que há algo de mal nisso?… vcs é que vêm aqui com três pedras em cada mão…

  2. Meu caro, o santiago é o melhor médico na área de urgencia e emergencia do estado. tem muito conhecimento para ajudar a nossa cidade. Alias, se depender de competência, nossa cidade tem um secretário que dá de 10 no secretário de estado que so sabe falar… faz uma gestão para a imprensa ver… Outra coisa, você poderia, se possível, abordar o assunto da falta de seleção para os medicos trabalhadores das UPAS… lá so tem medico formado do CEUMA, que tem o famoso QI (quem indica)…

    • Rapaz, vc é a primeira pessoa que eu vejo falando mal das UPAs. Vai ver está todo mundo errado mesmo. Sobre o Santiago, não o conheço o suficiente para opinar sobre sua competência. Desejo-lhe apenas sorte e sucesso, que a população precisa de um bom secretário mesmo.

  3. Prezado Gilberto, é notório o tom preconceituoso contido no título do seu post, principalmente ante o fato de você mesmo confessar desconhecer a carreira profissional do novo secretário de saúde do município.
    Além disso, você demonstra ainda profundo desconhecimento com relação às UPAs, os médicos que lá trabalham e, principalmente os procedimentos adotados pelos mesmos no que tange ao encaminhamento de pacientes pediátricos às respectivas UTIs. Desconhece também que o secretário de saúde do Estado proibiu que os médicos da UTI pediátrica do Hospital Carlos Macieira recebessem pacientes graves internados nos hospitais do município de São Luis, em flagrante contrariedade à Constituição Federal e ao juramento Hipocrático, tudo isso por conta de uma deletéria briga política entre partidários de Roseana e de Castelo. Portanto eu lhe pergunto: Quem é o seu patrão, ou melhor, sua patroa?

    • Leonardo, o preconceito esta na sua cabeça. Por acaso o medico não é do Paraguai? Se eu trocasse o termo por paraguaio, vc mudaria de opinião? Não! Preconceituoso aqui é vc, que interpreta baseado em seu background cultural o que eu escrevo.

      • Continua a discutir na superfície do problema…
        Em relação à saúde pública no Estado e no Município de São Luis agora tenho certeza que você não sabe nada, portanto, continue se restringindo a pautar seus comentários “políticos” pela ótica de quem é ou não paraguaio, de quem é ou não brasileiro, enfim, … Você é muito ressentido com os comentários que contrapõem suas “convicções”.

  4. Gilberto, onde falei mal das UPAS? lê o texto novamente… se você quiser te envio uma reportagem inteira sobre contratações por “QI” de medicos nas UPAS… inclusive isso ja foi até motivo de discussão entre um competente médico e o secretário Ricardo Murad…

  5. Gilberto, se o primeiro uísque paraguaio original feito com malte legitimamente paraguaio é mesmo essa bala que matou Kennedy, pq ele não assumiu antes e pq o Caostelo deixou o sistema de saúde se deteriorar tanto a ponto de terem ocorrido várias intervenções do MP e da Vigilância Sanitária nos caóticos hospitais municipais? Será pq, ao contrário de Ricardo, ele é um bom médico e um administrador sem qualquer experiência?

  6. O problema está no título do post, poderia ter colocado “paraguaio”, os usuários ao lerem o post pensam que ele veio do Paraguai para assumir a secretária municipal de saúde. São Luís está um CAOStelo mesmo.

    • Nada disso, Paulo.. se eu escrevesse “Secretário de Saúde de Castelo é paraguaio”, os preconceituosos de plantão diriam a mesma coisa…

  7. A chamada do post ganha um tom depreciativo em relação a origem do novo secretário de saúde, sem contar o fato de você omitir o currículo da pessoa em questão

    • Repito: ele é paraguaio, portanto, do Paraguai… onde está o tom depreciativo, se não na cabeça de quem me critica?

      • Todos nós sabemos o sentido metafórico que é atribuído a tudo que é originário do Paraguai, como algo falsificado e sem valor. Desculpe-me mas, é isso que se depreende da chamada da postagem , agravando-se mais ainda quando é omitido as qualificações do novo secretário.

  8. Que bom,pois tenho certeza q o Dr Santiago(paraguaio) fará muito mais q os maranhenses (brasileiros de berço).

  9. Esperamos que providências sejam tomadas para melhorar o hospital da criança, pois ratos e baratas circulam livremente pelo hospital.

Os comentários estão fechados.