Professores que firmaram acordo proposto pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e aceitaram dobrar a carga horária em fevereiro deste ano não estão recebendo os salários como deveriam.
Os docentes foram instados a trabalhar dobrado para suprir a necessidade de pessoal, já que a Justiça havia proibido a contratação temporária de professores – a decisão só foi revogada semana passada (reveja).
O acerto ocorreu em meados de fevereiro. De lá para cá, já se passaram dois meses e meio e só agora os trabalhadores receberam o pagamento referente a um mês de trabalho.
E foi o de março. Donde se conclui que fevereiro já era. Ou não?
Deve ser por isso que muitos dos professores deixaram de dar aulas, principalmente no interior do estado.
Fontes do blog garantem que a governadora Roseana Sarney (PMDB) nem sonha com uma história dessas.
Todo o ano é isso. Será caro colega que Rosengana sabe quanto eles recebem de salário? R$623,00 trabalhando a mesma carga horária de um professor efetivo e tem escola que o diretor(a) coloca os coitados “novatos” pra trabalhar o dobro da carga horária. E tem mais uma, tem várias escolas nos interiores que não tem professor desde o ano passado! Não vamos muito longe, aqui na Vila Maranhão desde o ano passado que não tem professor de Física, Matemática, Ed. Física e soube ontem que a professora de Química desistiu pois o salário não dava pra pagar nem a gasolina.
A manchete do post me chamou muito a atenção: Como é????? Além de publicar o assunto o jornalista ainda coloca a frase um tanto quanto ameaçadora como ‘abre o olho”???
Não entendi nada?!?!!??!!?!
Mas no final ficou tudo esclarecido, pois o nobre autor fez questão de manter sua boa relação com o Palácio intácta e declarou “Fontes do blog garantem que a governadora Roseana Sarney (PMDB) nem sonha com uma história dessas.”
Deve ser muito difícil ser jornalista, blogueiro, um mero cidadão que seja e não poder sequer expressar livremente sua opnião por temer perder as benesses de uma cargo comissionado ou coisa parecida.
Meu caro Nilson, vc acha mesmo que um chefe de estado sabe de todos os malfeitos dos seus auxiliares? Se eu digo: “abre o olho, governadora”, está claro que penso mesmo que ela não sabe do caso…
você é zé ruéla…
quem, rapaz?
OBRIGADO POR SUA MANIFESTAÇÃO….
ok
Roseana é uma tremenda de uma irresponsável, Roseana só faz o que não presta, essa tal de troca-troca de secretário, que não leva a nada alugar nenhum, é uma de suas nulidades, enquanto não acabar com uma quadrilha instalada no coração da SEDUC, chefiada por uma velharia, Leda Tajra e Carmem Aroso, não se chega a nada de lugar nenhum. Tudo permitido pela governadora. porisso que já vai para o quinto secretário, em pouco menos de dois anos de desgoverno, e nada!, é muita esculhambação de Roseana!!!.
Gente, que pena!…Onde chegou a Secretaria de Educação… Tudo o que leio sobre ela, fala de um órgão falido, que não vai bem, que não tem técnicos, que não funciona… e outras coisas mais … Essa situação passou a agravar-se mais nos últimos anos, ou seja, por incrível que pareça, a partir de 2007, com a investidura na pasta de um Agrônomo Secretário, muito embora a área do ensino já viesse apresentando alguns percalços, com o beneplácito daquele, desde o final do governo Zé Reinaldo. Outra coisa, política partidária é incompatível com os fins da Educação. O mesmo acontece com outras práticas e esses fins.
Quem lembra da Secretaria de Educação em outras épocas, só tem a lamentar por seu estádio atual… Antes, a permanência de seus Secretários tinha, com poucas exceções, a duração do mandato de “quem os convidou”. Eram pessoas afinadas com o cargo, levando à frente uma extrema responsabilidade, essa a imagem que nos passavam!… Vale lembrar o Cel. Andrade, José Maria Cabral Marques, Luís de Moraes Rego, Jerônimo Pinheiro, Prof. Antonio Carlos Beckman, Gastão Vieira, Dr. Danilo Vieira e Luís Fernando Silva. Houve uma época (gestão Andrade, Cabral Marques, Luís Rego) na Secretaria de Educação em que, assistidas pela SUDENE e pelo MEC, suas equipes eram complementadas finceiramente, treinadas e qualificadas para o melhor trabalho técnico profissional, embora também a especialização acadêmica não fosse descurada. E assim, a Seduc contava com um quadro de profissionais de reconhecida competência, que se distribuia nas suas várias áreas de atividades. Os cargos dos primeiros escalões quando não eram exercidos por pessoas do quadro, o eram por figuras convidadas porque tinham destaque na sociedade no exercício de atividades ou participação em trabalhos afins. O avanço da SEDUC no planejamento, de forma sistemática, tinha amparo na Sudene que “dispunha de uma capacidade técnica e institucional realmente extraordinária, podendo tratar com propriedade de todos os assuntos ligados ao Nordeste.”(in Cadernos do Nordeste. Sudene 40 anos: a herança, por Otamar de Carvalho)
Hoje, relembrando tais momentos na história da Secretaria de Educação ( que, por sinal, se ressente da inexistência de um setor de documentação de sua memória, o que já é um absurdo), parece-nos que, com os avanços tecnológicos da modernidade e todo o alcance dos meios virtuais, houve ali uma inversão: os avanços de outrora esvairam-se, dando lugar à situação de agora…
Fique todo tempo cobrando pra ver se eles nos paguem agora nesse pagamento, já q o sindicato nem comenta e nem cobra faz de conta q não está sabendo.
Na verdade tem escolas que a Roseana nem pagou… no Cintra por exemplo, ainda não recebemos nenhum mês, promessas e mais promessas e nada. Estão prometendo agora para o final de junho, com décimo terceiro e tudo. Já imaginou o desconto que vai ser do imposto de renda?
Meu amigo você vai receber essa grana só dia 10 ou 11 setembro de 2012. Grave bem essa data. E não liga pra imposto de renda, o que eles vão abocanhar é um tal de FUMBEM, Sindicato (que não faz nada pelos contratados só defende os interesses dos efetivos).