O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, esteve este fim de semana em Manaus-AM, onde representou a governadora Roseana Sarney no Fórum de Governadores da Amazônia, na sede do Governo da Amazônia, como parte da programação do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio + 20.
Reunindo representantes de todos os estados amazônicos, o Fórum contou com a participação das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
“Trata-se de uma oportunidade ímpar, em que os estados amazônicos discutem suas demandas e potencialidades levando em conta as peculiaridades da região e, de outro lado, o aproveitamento destas em bases sustentáveis”, explicou Victor Mendes.
No encontro, os líderes estaduais discutiram propostas de desenvolvimento sustentável para a região Amazônica, que serão expressas no Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, a ser apresentado na Conferência Rio+20, que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Participaram do Fórum, os governadores de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa; de Rondônia; Confúcio Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza e o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontes, além do anfitrião, Omar Aziz e do representante maranhense.
Em sua participação, o secretário Victor Mendes apresentou propostas do Maranhão à Carta da Amazônia, enfatizando, dentre outros aspectos: a adoção de programas permanentes de capacitação e empoderamento das populações residentes em Unidades de Conservação, voltadas ao uso sustentável destas, de modo que os habitantes tenham condições de atuar na conservação efetiva dos ecossistemas locais.
Além desta, o secretário frisou ainda a necessidade de qualificação ampla para povos e comunidades tradicionais, setor produtivo, povos Indígenas, ONGs, crianças e jovens, poderes públicos, trabalhadores, sindicatos e agricultores familiares e suas entidades com foco no apoio à gestão e organização da produção e de empreendimentos sustentáveis.
Esse SECRETÁRIO está bem na fita,hein?
demais, né?
Estamos realmente bem representado, um secretário que não tem força para resolver os problemas da falta de tratamento de esgoto, só sabe mandar colocar placas nas praias de praia impropria para banho, grande novidade.
O Ricardão e todos sabemos quem é o principal culpado nesse descaso, é a CAEMA. E ficam enrolando os idiotas fazendo plano de ação para encher linguiça e sobre a falta de tratamento de esgoto. Basta colocar as duas únicas Estações de Tratamento de Esgoto que não funcionam, que é só fachada.
Porque não privatiza a CAEMA, basta passar para a SABESP, por exemplo, pois irão tornar a CAEMA viável, mas não fazer isso porque os políticos usam a CAEMA para desvio de verba pública e ladroeira.
CAEMA pede para cagar e sai pelo amor de DEUS, deixa os maranhenses ter uma vida digna com água e esgoto tratado.