Por que registrar uma pesquisa apenas após a sua realização?

Uma coisa tem intrigado o titular deste blog no que diz respeito à realização de pesquisas eleitorais em São Luís: muitas delas têm sido registradas – requisito que garante a publicação dos números – apenas após a coleta de dados.

É o caso, por exemplo, da pesquisa Constat, oficialmente contratada pelo Sistema Guará de Radiodifusão LTDA (TV Guará), mas a ser publicada por O Imparcial.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 21 de julho, como comprova cópia do registro acima (clique para ampliar). Registrado na Justiça Eleitoral dia 26, deve ser divulgado a partir de amanhã (31).

Para quem entende pouco do assunto, o que parece é que se decide fazer uma pesquisa e divulgá-la apenas se os números satisfizerem o contratante.

Repita-se: é o que parece.

Porque, também ao que parece, quando se quer a coisa séria, faz-se como a Esctuec (veja ao lado), que registrou pesquisa dia 27 de julho, para começar a apurar os dados apenas dia 28 e divulgá-los em 1º de agosto.

Doa em quem doer.

5 pensou em “Por que registrar uma pesquisa apenas após a sua realização?

  1. Conhecido nos bastidores da política como “Imperador”, o empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP – filho da prefeita de Dom Pedro, Arlene Costa – tem nada menos que sete Carteiras de Identidade e quatro CPFs, revelou reportagem do Jornal Pequeno.

    SERA QUE VC VIU ISTO MEU CARO, ME RESPONDA VC QUE TAO SERIO,

  2. Pesquisa do sistema mentira! e so aguardar o resutado.o sistema mentira so serve para a oligarqui maudita e seus capachos.sistema mentira e record rumo ao primeiro lugar pimplim ja era.

  3. Pesquisa do sistema mentira seria! e so aguadar pra ver.sistema so serve para a oligarqui e seus capachos.sistema mentira ninguem merece.e recor em primeiro luga de ponta aponta morram de inveja.

Os comentários estão fechados.