Fraudes em licitações e desvios de verbas da ordem de R$ 2,3 milhões, em 2005, levaram ao afastamento do prefeito de Vitorino Freire, o “balaio” José Riamar Rodrigues, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A decisão é da 1ª Câmara Criminal em sessão nesta terça-feira (7).
O relator do processo foi o desembargador Raimundo Melo, que determinou, ainda, o envio da comunicação de afastamento à Câmara de Vereadores de Vitorino para que seja providenciada a substituição do gestor pelo vice-prefeito. Ele disse haver fortes indícios de autoria e materialidade delitivas.
“Depreende-se, por isso, a existência de crime em tese, que aliada aos indícios de autoria, autorizam o seu recebimento”, assinalou o desembargador.
O comunicado foi enviado ainda ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Juízo monocrático daquela comarca para as providências cabíveis. O Banco do Brasil foi oficiado para a que o gestor não possa efetuar nenhuma movimentação na conta bancária da prefeitura do Município de Vitorino Freire.
Concurso
Para quem não lembra, José Ribamar Rodrigues é o mesmo prefeito que autorizou, em 2008, um concurso público na cidade que continha, em várias questões das provas, deboches à hoje governadora Roseana Sarney (PMDB) – à época, o governador era o falecido Jackson Lago (PDT), que tinha vencido as eleições comprando votos, segundo o TSE.
Veja abaixo alguns exemplos de questões colocadas nas provas a mando do prefeito, para agradar o pedetista.
– “Roseana Sarney perdeu a eleição e se dedica agora a criar galinhas. Ela tem 11 dezenas de poedeiras que bota cada uma duas dúzias de ovos por mês. Quantos ovos têm Roseana para vender a cada dois meses”? (sic)
– “O senador José Sarney, triste porque sua filha perdeu a eleição no Maranhão, decidiu voltar para o Amapá de jegue, de jumento. Como viu que ia demorar bastante, decidiu ir de jegue só até o Aeroporto Marechal Cunha Machado. Sai da casa da sua filha às 10h20 (…)” e pergunta quanto tempo demora o senador do Amapá para chegar ao aeroporto”? (sic).
Além disso, foi na administração do balaio que assaltantes levaram um busto do senador José Sarney (PMDB-AP) de uma praça pública municipal (reveja).
Essa decisao foi tomada com enorme atraso, esse prefeito delapidou de forma criminosa os recursos do municipio, juntamente com sua numerosa quadrilha de parentes. Atençao TJ nao volte ele , com isso fara´um grande bem a Vitorino Freire.
Demorou!!! Agora é tarde, pois a familia já ta toda bem de vida!!!
como assim?
balaio !!!!nunca foi!!!!, é roseana doente,o povo de vitorino que é balaio,roseana o povo não que nem ouvir falar.
O que é isso Gilberto, vc nem conhece VF para falar isso.
VF saiu do atraso com esse homem sendo prefeito, hj VF é uma cidade desenvolvida, com escolas para alunos e não para cavalos como no tempo de Juscelino Rezende, hospital com equipamento e não tendo os pacientes que comprar como no tempo de Juscelino, mudou para melhor não tá mais como no tempo daquele ladrão Juscelino Rezende.
Mas e quem falou em atraso aqui?
Kara vc pirou na batatinha, vc desmoralizou sua profissão de blogueiro ou jornalista com seus comentários idiotas a respeito de um dos melhores prefeitos que VF já conheceu. Quantas vezes vc visitou VF para se achar com tamanha petulância para escrever tanta baboseira. Quanto a essa questão do concurso foi lamentável, imbecilialidade e de uma infantilidade deplorável. Vc não sabia mas Ribamar infelizmente ajudou Roseana a ganhar pela priemira vez aqui em VF.
Esse Glauco deve ser algum filho ou neto de Ribamar disfarçado com esse nome. Amigo ta chegando no fim, vocês vão ter que trabalhar, a mamata está acabando !
esse Cárcaro é um puxa saco. deve ser um filho ou neto desse prefeirto ladrão chamado de ribamar rodrigues
Já vai tarde, este prefeito ladrão que antes de entrar na prefeitura só tinha uma D-20 velha e hoje cresceu seu patrimônio mais de 1000% desviando o dinheiro do povo de Vitorino, como comprovado agora por este tribunal, fora esse, ainda tem mais de 10 processos que somando vai chegar a dezenas de milhões em desvios do dinheiro público. Isso era uma vergonha, todo Vitorinense conhece a situação dele e de sua família antes e depois de entrar na prefeitura, vê as dezenas de carrões adquiridos, mansões que estão construindo em Vitorino, sabe dos imóveis em São Luís e em Brasília adquiridos com o dinheiro do povo de Vitorino. Justiça seja feita, tarda, mas não falha. Parabéns ao desembargador Raimundo Melo e ao Tribunal de Justiça do maranhão pela decisão.
AIII QUE BONITINHO, TÁ ZANGADINHA, POR CAUSA DAS QUESTÕES DAS PROVAS, ELE É BALAIO, VC Ñ CONHECE NADA MESMO DE VITORINO, VC TINHA UMAS SINECURAS DOIDAS LÁ, E AGORA FICA CUSPINDO NO PRATO QUE COME, SAI DO ARMARIO OU PAPAI NÃO DEIXA??? DIGA…
O prefeito Ribamar foi o melhor prefeito que VF Já teve, o único a pagar os funcionários em dia, e um dos melhores salários do Maranhão, o 3º, coisa que VF jamais teve durante 8 anos do EX prefeito, que alem de não pagar em dia os funcionários, não pagava iluminação pública, nem dos locais COMO: o mercado antigo, que teve sua luz cortada, onde s pessoas que ali trabalhavam como vendedores de carne e outros mais eram sujeitos a trabalharem a luz de velas, lamparinas e lanternas, que Chique? Que vergonha, sem contar que aluno só ouvia falar em merenda escolar, merenda que é bom nada, era daí pra pió a gestão passada. Sem falar que hospital na época, nem existia,servia de estrebaria.
GANHOU QUANTO PRA DIVULGAR ESSA MENTIRA BLOGUEIRO?
me mostra onde tem mentira?
Melhor prefeito certamente não foi, mas o mais analfabeto e o mais ladrão , com certeza foi !
Pra mim para escolher Ribamar ou Jucelino é trocar 6 por meia dúzia
que coisa falando do passado e o presente é a mesma coisa por encrivel que pareça o hospital não tem remédio,a energia do mercado da prefeitura de alguns posto de saude todas foram cortadas varias vezes e ele nem paga e manda seus funcionários ligarem, e agora perdeu ate o mandato eita prefeito bom em.