Os 110 pacientes que estavam internados no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira foram transferidos, em sua totalidade, para o Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), Universitário Presidente Dutra e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A transferência foi por medida de segurança devido a um incêndio, que atingiu uma ala do primeiro andar da Casa de Saúde, onde funcionava a farmácia.
Por causa da remoção dos pacientes do HCM, o Hospital Geral suspendeu temporariamente os serviços de Pronto Atendimento e desmarcou as cirurgias de baixo risco. “Pedimos a compreensão da população nesse momento, mas estamos trabalhando para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad (foto acima), em entrevista no fim da tarde desta segunda-feira (13).
Murad tranquilizou familiares e amigos dos pacientes que estavam internados no HCM. “Não houve nenhuma morte e nenhum de nossos pacientes teve complicações devido ao deslocamento”, frisou. Murad ressaltou, também, o papel dos familiares na remoção dos internos. “Os familiares ajudaram muito, tiveram compreensão e entenderam a dimensão do problema, acompanhando os pacientes”.
O secretário destacou, ainda, que toda a equipe médica, bem como os equipamentos necessários foram transferidos imediatamente para o Hospital Geral. “Lá, montamos as UTIs para o pronto atendimento aos pacientes”.
Peritos trabalham para averiguar as causas do incêndio. Murad informou ter disponibilizado as gravações das 40 câmeras existentes no hospital, para ajudar nas investigações. “A secretaria só vai se posicionar sobre o incêndio quando as investigações estiverem concluídas”, destacou.
Ele ressaltou que não houve grandes danos materiais. “O prejuízo maior é a vida e a de todos os pacientes foi preservada, graças a Deus. O que tivemos de dano material foi uma laje que será substituída e alguns objetos que caíram na pressa das pessoas deixarem o prédio”.
O secretário Ricardo Murad frisou, também, a solidariedade em torno do ocorrido. “Além da equipe médica, que agiu imediatamente, tivemos uma grande mobilização de muitos voluntários, como os funcionários dos Correios, aqui do lado, os novos policiais que estão em treinamento na Academia (da Polícia Militar), a Vale, que nos ajudaram muito”, destacou.
Ricardo esqueceu da bravata, pois pimenta só é bom nos olhos dos outros!!!
Este episódio serviu para refletirmos sobre várias coisas em nosso Estado. Não seria bom se o sec de saúde se preocupasse somente com sua pasta e fiscalizasse melhor as condições dos hospitais, das obras e de mais estruturas caindo aos pedaços que temos no Estado? Será que se o problema fosse no Socorrâo (que não foge de poder ter um problema parecido), a culpa não seria do Prefeito e ele iria esculhambá-lo (será que ele não vai falar mal da governadora?)
Bom, de concreto, serviu para vermos o CAOS que o Maranhão está se tornando a cada dia, pois nada funciona: CORPO DE BOMBEIROS, SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÂO, OBRAS (como estão mal feitas e atrasadas!), MEIO AMBIENTE, etc… Pelo visto, só o que funciona no Maranhão é a Ilha de Curupu!!!
Esse Ricardo é um fanfarrão… um politiqueiro da pior espécie. Mas o povo ainda o elege Dep. Para que tenha força de barganhar cargos. O povo merece Ricardo.
E o SAMU??? que salvou a vida de quase 80 pctes, inclusive dos mais graves e intubados?? Nem um obrigado??? Que educação hein!!! Saudações ao Dr Santiago Servin…
Muita gente ficou de nhem nhem, principalmente os blogueiros ligados ao governo, pra discussão não entrar no viés político. Mas tenho certeza absoluta, mas absoluta, que seu fosse um municipal todos estariam tripudiando do Prefeito. Já têm idiotas tentando colcolocar a culpa em Castelo. Daqui a pouco vão dizer que viram um velhinho, com camiseta amarela, saindo com o lança-chama minutos antes do incêndio ser detectado.
CARO JORNALISTA ESSA REFORMA DESSE TAL DE HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE DEIXA MUITO A DESEJA POIS NÃO TEM RAMPA DE ACESSO PARA PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FISICA,NÃO TEM UMA BRIGADA DE INCÊNDIO EM FIM SÓ TÃO ENGANO A POPULÇÃO, DE ALTA COMPLEXIDADE NÃO TEM NADA NÃO RESSÔNANCIA MAGNÉTICA. AINDA TOMARAM O PRÉDIO DOS SERVIDORES ESTADUAIS FOI O TODO ´PODEROSO RICARDO MURAD.
“Eu considero esse artigo uma pérola que deve ser guardado nos Anais desta Casa e deve servir de estudo para as academias, os estudiosos, enfim. Ele ataca os laboratórios e ataca a própria filha dele, a governadora do Estado. Ele resolveu dar uma de biólogo e questionar os o laudos dos laboratórios do Maranhão que declararam a interdição das praias de São Luís. Ele considera isso um absurdo. Como é que pode São Luís poluir o Atlântico?”, assinalou o deputado Bira.
Bira ressaltou que, segundo argumenta o senador, 200 mil habitantes na região das praias não são suficientes para poluir as praias de São Luís, afirmação da qual o petista discorda porque, pelas contas que fez, são jogadas todos os dias nas praias, nos rios, nos córregos e nos riachos, sem nenhum tratamento, 160 toneladas de fezes.
“Um ser humano, segundo os especialistas, defeca, por dia, 125 gramas em média. veja bem, 125 gramas, multiplicado por 200 mil dá 25 toneladas de fezes todos os dias, se considerar apenas 200 mil habitantes que ele falou que moram, aqui na região litorânea de São Luís. Se você pegar a Ilha de São Luís que são quatro municípios, 01 milhão e 300 mil habitantes, sabe quanto é que vai dar essa conta de fezes por dia? 160 toneladas de fezes, todos os dias, lançadas nas praias, nos rios, córregos, nos riachos, sem nenhum tratamento. É óbvio que não tem praia ou baía que suporte. Eu não sou técnico, mas uma conta muito simples é suficiente para a gente perceber que o nobre senador está equivocado na sua alegação. Salta aos olhos tamanha insensatez do nobre senador, que perdeu uma oportunidade de ficar calado”, analisou.
que artigo?
FALA DOS QUE MORRERAM QUE VCS ESTÃO ENCOBRINDO…
MAS A SUA SINECURA DOIDA NÃO DEIXA NÉ, KKK
BABA BABA BABA E CHUPA CONTRÁRIO, CHUPA CONTRÁRIO..
Teoria da conspiração
quem ta conspirado rapaz, é verdade, ei eu acho que foi eu que toquei fogo no hospital, juntamente com o castelo a gardênia zé reinaldo e o flávio dino, pq vc ñ diz isso, hein teu chefe confirmou um óbito depopis de dois dias, mas vc nao pode falar ne a sinecura doida nao deixa..