Após incêndio, “Carlos Macieira” retoma atividades nesta sexta

O atendimento médico-hospitalar no Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira será retomado na tarde desta sexta-feira (17), com a reativação de leitos de internação clínica, de UTI e de UCI. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tomou todas as providências para que o hospital reinicie seu funcionamento após o incêndio ocorrido em ala do primeiro andar do prédio, na segunda-feira (13).

Serão ativados nesta sexta-feira, 13 leitos de UTI adulto, cinco de UTI pediátrica, 12 de UCI, 36 de internação clínica, seis de hemodiálise e todo o serviço de apoio diagnostico, com exames de imagem e laboratoriais

Na próxima semana, deverão entrar em atividade mais 13 leitos de UTI, 12 de UCI e 50 leitos de clínica médica. Após essa ativação, a única ala que permanecera interditada será a do segundo andar onde estão instalados os outros 25 leitos de clinica medica, no bloco esquerdo do hospital.

As obras de modernização do Hospital Carlos Macieira seguem em ritmo normal, cujo cronograma prevê a ativação de mais 27 leitos de UTI dentro de 30 dias e mais 44 leitos de clinica medica em 90 dias.

 “Esse é o maior hospital de alta complexidade do sistema de saúde do Maranhão, por isso desde o dia do incidente toda a equipe da Secretaria de Estado da Saude, em conjunto com os profissionais do HCM, estão trabalhando de maneira ininterrupta para a reativação da unidade,  com toda a segurança, para que o atendimento à população não sofra um colapso”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

Os pacientes que foram transferidos para outras unidades serão removidos a partir de amanhã, gradativamente, com toda a segurança e acompanhamento da equipe do Hospital Carlos Macieira.

7 pensou em “Após incêndio, “Carlos Macieira” retoma atividades nesta sexta

  1. Vai reabrir NOVAMENTE cheio de medicos recém-formados sem nenhuma experiência “trabalhando” nas UTIs como se fossem intensivistas com 5 anos de residência médica…
    Vai reabrir NOVAMENTE sem brigada de incendio…
    Vai reabrir NOVAMENTE sem extintores ou hidrantes que funcionem…
    Vai reabrir NOVAMENTE sem detectores de fumaça…
    Vai reabrir NOVAMENTE se as perícias corretas do CBMMA e da vigilância sanitária…
    Êêê Maranhão sem lei…

    • Meu caro Paulo,reabriram a parte que não afoia afetada pelo incendio,lógico.E,sem dar uma explicação técnica de como está estruturalmente a ala q ocorreu o incendio.Agora,tem uma LEI q eles teem de respeitar:A DA GRAVIDADE se,a estrutura estiver comprometida e,sem todos esses equipamentos q vc citou.O prédio é antigo,o fogo durou mais de uma hora….sei não!é melhor chamar a Jatoben(a que está recuperando o espeto de pau do M.P.).A tragédia pode ser maior.Espero q esteja errado mas,meus 41 de engenharia civil me obriga à alertar.

  2. IMPRESSIONANTE COMO ESSE PESSOAL DE RICARDO MURAD TEM A CAPACIDADE DE DISSUMULAR E DE ENCOBRIR FATOS. RELATOS DOS CADETES QUE PARTICIPARAM DO RESGATE INFORMAM QUE VIRAM UMA PESSOA MORTA, UMA SENHORA, NO CHÃO DE PERTO DE UMA DAS UTIs, APESAR DE SUAS VISÕES TOTALMENTE EMBAÇADAS PELA FUMAÇA.
    ELES AFIRMAM QUE ESSA SENHORA MORREU EM DECORRENCIA DA INALAÇÃO DA FUMAÇA, E NÃO DA DOENÇA PELA QUAL ESTAVA INTERNADA. OUTRA PESSOAS OUVIDAS FALAM QUE TINHAM MAIS DOIS CORPOS.
    RICARDO MURAD: QUANTAS PESSOAS MORRERAM NESSE INCÊNDIO?

      • Meu caro José Raimundo,os óbitos decorrentes de incendios,iniciam-se exatamente pela inalação de fumaça em alta temperatura,necrosa os bronquios.Depois,que vem a necrose externa(pele)mas,a pessoa já está desfalecida.

Os comentários estão fechados.