A delegada-geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Meneses, explicou, ontem (29), por que houve conflito de informações sobre o indiciamento, ou não, do advogado Ronaldo Ribeiro no caso do assassinato do jornalista Décio Sá.
Este blog antecipou, semana passada, que ele era um dos indiciados no caso. Baseou-se, para isso, no fato de que a prisão dele havia sido pedida no bojo do inquérito que apura a morte do jornalista (reveja).
O próprio Ribeiro chegou a ser comunicado do indiciamento por dois delegados, no dia da busca e apreensão em seu escritório, semana passada.
Mas, esta semana, Cristina Meneses contestou a informação e disse que o indiciamento deu-se apenas no caso da agiotagem (leia).
E, agora, sabe-se o porquê da confusão. Ocorre que a Polícia Civil “meteu os pés pelas mãos” ao pedir a prisão do advogado.
Reuniu elementos que o ligam à quadrilha que comanda a agiotagem no Maranhão, mas pediu a sua prisão através do inquérito que apura a morte de Décio Sá.
Resultado: a Justiça negou o pedido, justamente por conta do erro.
Agora, se ainda quiser prender Ronaldo Ribeiro, a cúpula da Segurança Pública do Estado precisará formalizar novo pedido à Justiça. E isso levará ainda mais tempo.
Honestamente isso só comprova o despreparo da Polícia.
Sequer está comprovado que o sujeito efetivamente tinha algum envolvimento com o grupo, e, mesmo assim soltam o nome dele para a imprensa.
Não estou dizendo que se trata de alguém indefeso ou ingênuo. Apenas ressalto que a Polícia tem que manter o sigilo de suas investigações, sob pena de causar um dano imenso aos cidadãos investigados.
Provavelmente a carreira deste advogado nunca mais será a mesma. Se sobrou algum dinheiro ele poderia investir em uma loja, quem sabe?
Portanto, amigo, cuidado com as divulga em seu blog. Hoje é o tal do advogado Ronaldo Ribeiro e vai que amanhã pode ser algum amigo seu? Como lidaR?
Sinal de que estão agindo de forma irresponsável e levando para o lado pessoal. Isso é imprudência. Com esse tipo de coisa não se brinca.
Não concordo… como já disse a outro comentarista, a polícia tem mais acertos do que erros na condução dos inquéritos… cometeram um equívoco…
Loucademia de Policia…hahahaha…Essa maranhão vai de mal a pior…
Nem tanto… eles têm mais acretos do que erros na condução dos dois inquéritos… mas não se pode negar que “meteram os pés pelas mãos”…
Ah! Tu tá de brincadeira, Gilberto! Quer dizer que só por que a polícia tem mais acertos do que erros, toda essa trapalhada passou a não ter mais importância?! Nada disso! Eles cometeram um erro grave. O que não se pode aceitar. Por um erro como esse, indiciando pessoas de forma errada, pode aí acabar com a vida de qualquer cidadão. Imagina só você se, por um equívoco ou por uma rixa pessoal, a polícia indiciasse equivocadamente o Gilberto Leda, como ficaria sua reputação. Certamente o amigo teria que passar o resto da vida trabalhando para limpar seu nome perante a sociedade. E é isto que nos causa medo, essa incompetência, que às vezes nos apresenta até como irresponsabilidade desta Loucademia de Polícia
E onde vc me viu escrever que a patacoada não teve importância? Se não tivesse, eu não tinha feito o post. Apenas não acho que isso seja motivo para execração…
Sei que vc nao escreveu isso, foi conclusão minha, mas se não é motivo de execração, deve ser de cobrança dura para que isto nao vire um temor na sociedade, este estado de plícia que está se estabelecendo na comunidade maranhense.
Gente, deixem Ronaldo em paz! Simplesmente um pai de família , trabalhador! Isso só me cheira a inveja de pessoas maldosas! Falem de alguma bandido de verdade, ao invés de falar de Ronaldo e tido indica q nao tem nada a vê com nada!
Concordo, e sigo a corrente da nobre colega. A policia é uma faca de dois gumes, nao podemos generalizar, mas, a maioria dos delegados são corruptos e a cúpula da SSP sabe muito bem disso, muitos recebem propinas, são pagos para da cobertura, a prova mais atual foi quando uma comissão de delegados foram visitar o pistoleiro jonatan na policia federal e levaram até presente para o “papagaio ensaiado” deles, só faltou levarem o girassol. E nada disso é apurado. Cade a corregedoria da policia. Esses delegados corruptos que poderia citar nomes de vários, mais esse mérito é da corregedoria, esses sim deveriam ser presos e responder por suas mazelas. Grato.
É claro que a polícia do Maranhão esta no caminho certo. Contra fatos não existem argumentos. Resta agora refazer o pedido e desarticular essa quadrilha que sangrou as prefeituras e pior, deixou muita criança com fome. Roubo na merenda escolar deveria ser considerado crime hediondo
Despreparo sim. Mais acertos do que erros não justificam “boa” atuação da Polícia. Um erro pode custar uma vida, uma honra. A notícia vaza que o advogado tem pedido de prisão decorrente de inquérito que apurou a morte do jornalista. Imagine a interpretação que cada um pode ter do caso. Polícia não pode errar (e no caso não foi um delegado, mas vários), para isso existe pedido de prorrogação de prazo e indiciamentos se dão em face de provas. Muitas vezes fazem inquérito às pressas para justificar eficiência e acabam nisso.
como todo ser humano, o policial tb pode erra, sim…
Pode nada! Se errarem devem ser expulsos da polícia. Vão procurar errar na casa da mãe joana!!!
Concordo.
Parece que nesse caso a Polícia está mais interessada em publicidade do que em resolver o caso.
Um exemplo: qual a necessidade de expor o delegado Pedro Meireles?
Me poupe né?? Muito comentário feito aqui a mando da quadrilha de agiotas e bandidos!! Falar que Ronaldo Ribeiro é santo, honesto é o cúmulo! Todo mundo sabe o que ele fazia nas Prefeituras! E mais, todos seus clientes sao por causa do Glaucio! Pergunte ao ex socio dele Sr. Francisco Ramos que saiu do escritorio a pouco mais de 1 mês!! Se estivesse tudo as mil maravilhas o seu ex socio sairia do escritorio como saiu ???
Caro Gilberto,
O pouco que entendo de direito o advogado foi indiciado por formação de quadrilha e participação no homicídio, afinal, a reunião onde Décio foi pressionado para não divulgar sobre a morte de Fábio Brasil foi intermediada pelo advogado e o pouco que Gláucio pagou para Júnior Bolinha com relação ao homicídio de Fábio e Décio ocorreu no escritório do advogado, dentre outros fatos, ou seja, o pedido de prisão foi baseado na participação sim do homicídio pelo menos nos atos preparatórios e após o crime (nos encontros) e na formação de quadrilha, pois, todo mundo sabe do envolvimento desse advogado em várias coisas erradas neste Estado e pelo que parece no estado vizinho. Dizer que ele é inocente é piada de mau gosto. E do meu ponto de vista a polícia não errou em nada, afinal o caso da agiotagem, é outra história que ele também esta enrolado.
Não… ele não foi indiciado no caso do assassinato do Décio…