O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o envio de forças federais para garantir a segurança das eleições em São Mateus. A liberação foi confirmada na sessão da última quinta-feira (310.
O pedido foi feito so TSE pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), para evitar ocorrências como as de 2008, quando, revoltados com o resultado do pleito, alguns aliados de Miltinho Aragão atearam fogo nos prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal.
Na ocasião, Rovélio Nunes reelegeu-se com uma diferença de apenas 21 votos. Ele chegou a ser cassado em 2009, mas depois retornou ao cargo.
Parceira
A utilização de forças federais – que podem ser compostas por pessoal do Exército, Marinha e Aeronáutica – é fruto de parceria entre o TSE e o Ministério da Defesa para permitir que a Justiça Eleitoral desenvolva com mais tranquilidade sua tarefa.
O apoio das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem no dia da eleição pode ser solicitado pela Justiça Eleitoral para regiões ou localidades onde essa ajuda se faça necessária. Em julho deste ano, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia e o ministro da Defesa Celso Amorim reafirmaram a parceria entre a Justiça Eleitoral e as Forças Armadas, ocasião em que foram apresentadas as Normas de Conduta e Regras de Engajamento nas eleições 2012.